SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 julho 2015

O Paradoxo Made in SLB

21 julho 2015 8 Comentários
NO INÍCIO DE 2015 (EM JANEIRO) HOUVE O COMENTÁRIO SEGUINTE:


«Li na revista Mística que o presidente eleito em 1946 foi Félix Bermudes. Quando o Benfica fez 100 anos comprei uns livros através do jornal A Bola em que o presidente eleito em 1946 foi Manuel Afonso. O livro é oficial e a revista também. Segundo sei porque me disseram o livro é da sua autoria. O que é que está certo? O Benfica não sabe a sua história ou cada um dá a sua opinião? Tanto faz?»
Autor identificado  

Não publiquei a resposta neste blogue, mas...
Enviei-a "internamente" dizendo ao leitor o que vou dizer hoje. Justifiquei que ficava à espera que numa das edições seguintes da revista Mística houvesse a rectificação, mas pelo que me apercebi nunca houve.

100 Gloriosos Anos; A História 1; Volume I; página 41; A Bola/ Quidnovi; 2003; Matosinhos

100 Gloriosos Anos; A História 1; Volume I; página 60; A Bola/ Quidnovi; 2003; Matosinhos
Caro leitor...
O que está correcto é o que está escrito nesse livro editado aquando do Centenário do Clube. Penso que é esse a que se refere. Quando publicar esta resposta no blogue vou publicá-los e depois espero ter o retorno dizendo se é a mesma publicação que refere no seu prezado comentário. Esse(s) texto(s) nem são da minha autoria, mas de Manuel Arons de Carvalho. Se bem que estejam de acordo com a verdade. Sendo do Arons não seria de esperar o contrário. O texto publicado na revista Mística aldraba a história.


Revista "Mística" n.º 26; página 72; 24 de Dezembro de 2014

Félix Bermudes em 1946 não foi eleito mas foi a eleições
Ao contrário do que escreve Luís Lapão nessa página da revista oficial do Clube, Félix Bermudes não foi eleito presidente do "Glorioso" em 1946. Foi candidato a ser reeleito mas foi derrotado no acto eleitoral.
Félix Bermudes foi eleito em 1916 (15 de Julho), 1930 (18 de Julho) e 1945 (18 de Janeiro). Em 1946 (19 de Janeiro) candidatou-se mas foi derrotado por Manuel da Conceição Afonso. Por 297 votos: 1 322 contra  1 025. O que está escrito na revista Mística oficializa uma mentira que a verdade histórica confirma. Confirma que é mentira, evidentemente!
Félix Bermudes em 1916 foi eleito com o objectivo de fazer a junção (mais absorção) dos Desportos de Benfica. Em 1930 foi eleito mas não aceitou (não tomou posse) pois considerou-se sem legitimidade pelo facto de ter apenas 275 votos (60 por cento, em 461 associados eleitores) com o vice-presidente da sua lista, por exemplo, a recolher 409 (89 por cento). É que para ser presidente (ou dirigente) do "Glorioso" não conta ser eleito. É necessário ser eleito e tomar posse do cargo, por isso os mandatos devem ser contabilizados entre as tomadas de posse e não entre as eleições. Em 1945 foi eleito e em 1946... não!

Jornal semanário "Sport Lisboa e Benfica"; página 3

Está dito e provado
Félix Bermudes (embora tenha passado em final de 2014 a ser eleito em 1946) desde final de Janeiro de 1946 que não é presidente do Benfica. Por muito que custe a alguns. Ou talvez não. Apenas ignorância. Ou desatenção. Ou erro tipográfico. Ou...ou. Vale tudo!

Poucos clubes podem apresentar uma História tão completa
Quem faz ou pretenda fazer a Gloriosa História depara-se com uma realidade. É fácil fazê-la. Pode dar muito trabalho, por requerer concentração e dedicação, mas é fácil obter informação/ informações. O mérito nem é de quem a faz, é do Clube. Isso deve-se ao facto do Benfica, pelo facto de ser sempre grande e glorioso, ter tido sempre alguém atrás para registar e divulgar, em jornais e revistas, desde 1905 as actividades desportivas e sociais do Clube. O Benfica nunca, em fases precoces da sua existência, caiu em desgraça como a maior parte dos clubes. Sendo SEMPRE o principal clube de Portugal (entre 1904 e 1909 apenas os ingleses de Carcavelos davam luta e sobrepunham-se) permite que seja sempre possível conseguir informações. Pode é demorar algum tempo, mas com dedicação, paciência, trabalho e método, consegue-se. A Gloriosa História dispensa invenções. Por isso a "mentira tem perna curta"!

Tudo isto é triste, mas há mais enfado que fado
É que no Benfica não só permitem colocar no mercado produtos - geralmente livros - que adulteram a História do Benfica (como se fossem meros porta-chaves, canecas ou cachecóis com emblemas)  como é raro o dia que numa das plataformas de comunicação do Clube não se aldrabe a História. Muitas vezes aldrabicezinhas, outras vezes aldrabicezonas como a que causou desconfiança e dúvida a um (atento) conhecedor da História do "Glorioso" e leitor deste blogue! A Gloriosa História está transformado no PAB!

PAB: Paradoxo Actual Benfica. Saber-se a história e escrever-se acerca dela sem a saber! E os dirigentes serem coniventes oficializando aldrabices!

Alberto Miguéns

PLANO PARA AS EDIÇÕES DURANTE  JULHO/AGOSTO
(provisório como é evidente)
De 22 de Julho a 10 de Agosto de 2015 (Sempre pela meia-noite)
Quarta-feira (de 21 para 22): Uma modalidade por semana: Hóquei em Patins;
Quinta-feira (de 22 para 23): Primeiro balanço da pré-época;
Sexta-feira (de 23 para 24): O "Glorioso" nos EUA;
Sábado (de 24 para 25): O "Glorioso" frente à AC Fiorentina;
Domingo (de 25 para 26): Dois jogos? Que jogos?;
Segunda-feira (de 26 para 27): O "Glorioso" frente aos Nova Iorque Red Bull;
Terça-feira (de 27 para 28): O "Glorioso" no México;
Quarta-feira (de 28 para 29): O "Glorioso" frente ao CF América;
Quinta-feira (de 29 para 30): E depois do estádio Azteca?;
Sexta-feira (de 30 para 31): Uma modalidade por semana: Futsal;
Sábado (de 31 para 1): Sinto-me tão portista;
Domingo (de 1 para 2): O "Glorioso" no Troféu Eusébio Cup;
Segunda-feira (de 2 para 3): Terminou a Pré-época!;
Terça-feira (de 3 para 4): Benfica tão brilhante que se vê no escuro;
Quarta-feira (de 4 para 5): Uma modalidade por semana: Andebol;
Quinta-feira (de 5 para 6): O Mais Belo e Inigualável 138;
Sexta-feira (de 6 para 7): Já cá faltava eu!;
Sábado (de 7 para 8): O "Glorioso" na Supertaça;
Domingo (de 8 para 9): O Dérbi de Lisboa;
Segunda-feira (de 9 para 10): E depois da Algaraviada?
8 comentários
  1. Caro Alberto,
    certeiro e verdadeiro. Como sempre. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. É obvio.
    Se LFV alterou a data de fundação e o nº de campeonatos ganhos e ninguém questionou, o que podemos nós fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora também estou interessado em saber...

      A não ser que este anónimo seja adepto listado... a azul e branco vertical!

      Eliminar
  3. ....SR DR ALBERTO....(permita-me responder ao anónimo das 01:51h)...".IGNORANTE; uma pessoa que desconhece certas coisas que nos são familiares,conhecendo outras coisas das quais nunca ouvimos falar".AMBROSE BIERSE,escritor e jornalista estadunidense.........Posto isto SR DR e passando ao tema que hoje nos apresenta,apetece-me dizer/escrever que O REI VAI NU.....ERRAR É HUMANO....diz o povo...mas quando o ERRO passa a DESLEIXO ou porque não, parafrasear AMBROSE BIERSE,o ERRO fruto DO QUE NÃO SE SABE O QUE SE ESCREVE(neste caso REVISTA MISTICA),aí o caso é GRAVE....UMA VEZ MAIS O DR ALBERTO MIGUÉNS(sabendo que vai criando maus olhados)PÕE (CONTRA O SEUS INTERESSES PESSOAIS ) EM 1º LUGAR A DEFESA DO BENFICA....Sabe SR DR,não tenha a menor duvida que terá sempre a GRATIDÃO de MILHARES DE BENFIQUISTAS(não interessa se são os mais humildes ,mas os mais VERDADEIROS),e um dia o SR DR VAI ENTRAR PELA PORTA DA FRENTE NUM LUGAR A QUE TEM DIREITO POR MÉRITO PROPRIO DE UM GRANDE BENFIQUISTA QUE (tenho a certeza) ATÉ AS FORÇAS LHE PERMITIREM NÃO DEIXARÁ QUE MANCHEM A HISTÓRIA ÚNICA DO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA....BEM HAJA....abraço

    ResponderEliminar
  4. Pelo crivo do MIGUÉNS, não passa nem a mais pequena partícula de poeira.
    Ninguém, MAS MESMO MESMO MESMO NINGUÉM, sabe tanto da história do nosso GLORIOSO, como o Miguéns.
    Por saber até de mais, e porque se recusa a ser lambe-botas, é que não está no lugar certo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras do Sr. Viriato de Viseu.
      Infelizmente muitas vezes é este o país e as pessoas que temos.
      A mediocridade insinua-se e é recompensada enquanto que a sabedoria, o trabalho, honestidade e valores são mal vistos.
      Um após outro, estes artigos são um verdadeiro serviço ao clube e aos Benfiquistas.
      O Benfiquismo e autoridade moral do autor deste blogue impõem-se em cada uma destes artigos.
      Um bem-haja pelo que nos ensina e transmite. À altura dos grandes do nosso passado. À Benfica!

      Eliminar
    2. Caros,

      Agradeço os elogios.

      Mas sinceramente aprendo tanto com os leitores deste blogue.

      A todos os níveis deste conhecimentos factuais a vários sentidos de abordar os assuntos. Este blogue tem leitores com muita qualidade. E Benfiquistas!

      Obrigado

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: