SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 maio 2015

O Pote dos Campeões

28 maio 2015 4 Comentários
EM ESTREIA NA LIGA DOS CAMPEÕES 2015/16.

                  
Para evitar que a Liga dos Campeões tenha cada vez menos uma imagem de Campeões, a UEFA (Platini) decidiu reservar o Pote 1 para os oito clubes campeões nacionais dos oito países com melhor coeficiente na UEFA. Medida acertada, evitando o que estava cada vez mais próximo. A repartição dos oito clubes do pote 1 por apenas três países: Espanha, Inglaterra e Alemanha. Intrometiam-se os dois clubes dos "fundos de jogadores": SL Benfica e FC Porto!

Depois de formados os grupos
"Vai dar tudo ao mesmo". Mas não deixa de ser um sorteio mais "digno" colocando no principal pote os oito campeões nacionais dos oito "melhores" países da UEFA.

Em 2014/15 (tabela superior) os campeões nacionais estavam concentrados no pote 2. Entre os oito países com melhor coeficiente apenas três no pote 1. Com mais três no pote 2 e dois no pote 3. Em 2015/16 (tabela inferior) há no pote 2 quatro emblemas com maior coeficiente que os clubes que estão no pote 1 (campeões nacionais de Itália, França, Rússia e Holanda)
Ainda com muitas indefinições - confirmações das pré-eliminatórias e campeonatos com uma última jornada decisiva - o sorteio em 27 de Agosto de 2015 vai ser dramático por ter clubes mais fortes no pote 2 a poderem fazer mossa! O Benfica dificilmente não terá um colosso no seu grupo! O FC Porto com a vaca andróide habitual vai estar no grupo do campeão holandês!

Diferenças entre 2014/15 e 2015/16
Poucas nos clubes apurados. Quase sempre os mesmos. Uma constante que vai fazendo existir na Europa um tipo de clubes, os Super-clubes.

O Benfica deve continuar focado na conquista da hegemonia do futebol português
A prioridade deve continuar a ser a conquista do campeonato nacional, mas deve descurar menos - cada vez menos - a participação na Liga dos Campeões. É tudo uma questão de equilíbrio. Menos preocupação "interna" permitirá mais cuidado a nível "externo"!

O BENFICA NA LIGA DOS CAMPEÕES
Época
Posição
Rank.
Pré-elim
Fase de grupos
Fase a eliminar
3.ª
4.ª
4.º
3.º
2.º
1.º
1/8
1/4
1/2
F
T
1991/92
10.º
-
-

(1)


----
----
----


1994/95
9.º
-
-



(2)
----
D



1998/99
13.º
-
V


(3)

----




2003/04
86.º
-
D









2004/05
72.º
-
D









2005/06
57.º
-
-




V
D



2006/07
35.º
-
V

LE







2007/08
19.º
-
V

LE







2010/11
17.º
-
-

LE







2011/12
17.º
V
V




V
D



2012/13
14.º
-
-

LE







2013/14
9.º
-
-

LE







2014/15
5.º
-
-









2015/16
6.º
-
-









NOTAS: (1) Em 1991/92 e 1992/93 (que a UEFA considera a primeira edição embora fosse igual à época anterior) os clubes apuravam-se por eliminatórias até aos oitavos-de-final. Os oito clubes foram divididos por dois grupos (A e B) que apuravam os vencedores para a final;

(2) Em 1994/95 formavam-se quatro grupos (A a D com 16 clubes) que apuravam os dois primeiros classificados (8 clubes) para os quartos-de-final emparelhando o grupo A com o B e o C com o D. O Benfica venceu o grupo C disputando os quartos-de-final (2.ª mão em casa) com o 2.º classificado do grupo D (AC Milan);

(3) Em 1998/99 formavam-se seis grupos (A a F com 24 clubes) que apuravam os seis vencedores mais os dois melhores segundos classificados (8 clubes) para os quartos-de-final. O SLB ficou em 2.º lugar (grupo F) com oito pontos. Os dois melhores "segundos" foram Real Madrid CF com 12 pontos e Manchester United FC com 10 pontos. O campeão europeu foi o Manchester United FC (2.º classificado do grupo D) que venceu, na final, o FC Bayern Munique 1.º classificado, com 11 pontos, no Grupo...D! O futebol na sua essência! 

Que Liga dos Campeões 2015/16 para o "Glorioso"?
Certamente melhor que a anterior. Seria inadmissível ficar em 4.º lugar até porque já ficar em 4.º lugar foi a excepção em onze presenças na fase de grupos. Repetir o 4.º lugar seria começar a fazer regra do que é, até agora, uma singularidade!


E o Sporting CP?
Vai ter de pedir um sorteio muito favorável e mesmo assim arrisca-se a não chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, entrando pelo pote 3. Aposto num Bayer 04 Leverkusen frente ao Sporting CP! Se o FC Schalke 04 já incomodava! 

Carrega Benfica!

Alberto Miguéns
4 comentários
  1. Caro Dr Alberto,

    De facto a Liga dos Campeões neste formato, teve o seu começo justamente na temporada 1992/93, e já contempla 23 Edições. Se observarmos as participações Portuguesas, esse barometro, retrata fielmente o perfil hegemonico do Futebol em Portugal, e justamente nas ultimas duas décadas, vejamos, participações dos 3 Grandes nas 23 Edições Champions:

    1º FC Porto, participou em 19 Edições Champions, apenas regista 4 ausencias, sendo que em 2003 e 2011, não tendo participado nessas Edições Champions, o FC Porto ganhou T UEFA e Liga Europa respectivamente. Relativamente ás 19 Participações Champions, eis os registos do FC Porto:
    1 Final e Campeão Europeu!
    1 Meia Final!
    4 X Quartos Final!
    6 X Oitavos!
    7 X Eliminado na Fase de Grupos!

    O Benfica, participou em 10 Edições Champions, com estes registos : :
    3 X Quartos!
    7 X Eliminado na Fase de Grupos (4 delas com JJ)!

    Finalmente o Sporting, regista 6 participações Champions, com este registo;
    1 X Oitavos!
    5 X Eliminado Fase de Grupos!

    Naturalmente, estão excluidas pré-eliminatórias Champions!

    Relativamente ao Sorteio, bom, o Pote 1, e Pote 2, estão equiparados. Todavia, a UEFA deveria pontuar de forma distinta as participações na Champions e L Europa, afinal são competições com diferentes graus de exigencia e competencia. Por exemplo, o Benfica nas 5 ultimas participações sucessivas na Champions, apenas uma vez superou a Fase de Grupos, será que o Ranking UEFA do Benfica traduz a competencia do Benfica na prova maior do Futebol Europeu que é a Champions?

    De igual modo, um Clube eliminado na Fase de Grupos da Champions, não deveria ser repescado para a Liga Europa, sobretudo por respeito aos participantes desde o incio da Edição respectiva da Liga Europa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o ranking do Benfica não traduz o sucesso do Benfica na Champions. Nem tem que traduzir. O ranking do Benfica traduz o sucesso do Benfica nas provas europeias, tal como o ranking do Porto, o do Sporting e o do Sporting de Braga. Todas as equipas portuguesas tiraram benefício da igualdade dos pontos entre as duas provas. Não se pode é esquecer que os pontos de passagem das fases são diferentes de uma para outra competição. Mais relevante que a questão dos pontos é a questão dos playoffs entrarem para as contas, na miha opinião.

      Eliminar
  2. Caro Alberto Miguéns

    Gostaria de fazer apenas uma ligeiríssima correção. O pote 1 fica reservado para os vencedores dos campeonatos dos 7 países com melhor ranking, acrescido do vencedor da LC em título. Apenas passa para os vencedores dos 8 países melhor classificados se o detentor da LC pertencer a um dos 7 países melhor classificados, como é o caso do próximo ano (Juventus ou Barcelona) e como será sempre, pois não estou a ver que qualquer clube fora dos BIG 5 + 2 consiga vencer a LC.

    Abraço e viva o nosso BENFICA

    M Guia

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: