Maio Maduro Maio | Em Defesa do Benfica -->
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01/05/2015

Maio Maduro Maio

01/05/2015 4 Comentários
ESTE PRIMEIRO FIM-DE-SEMANA TEM UM TÍTULO EM DISPUTA.

                                  
A Taça de Portugal masculina em Futsal joga-se entre sábado e domingo em Sines. O Benfica tem de regressar à conquista do troféu.

TAÇAS DE PORTUGAL (17)
N.º
Clube
Última
5
SL BENFICA
2011/12
4
Sporting CP
2012/13
2
GD Fundação Jorge Antunes/ Vizela
2001/02
1
Miramar FC
1997/98
1
GD Instituto D. João V/ Pombal
1998/99
1
GDC Correio da Manhã
1999/2000
1
SL Olivais
2003/04
1
CF "Os Belenenses"
2009/10
1
AD Fundão
2013/14

Sem jogos na Cidade Desportiva resta-nos seguir o que vai ocorrer em Sines (Futsal), Oliveira de Azeméis (Basquetebol), Ilha Terceira (Voleibol) e Massamá (Hóquei em Patins).

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ 02-03.Maio.2015
Dia SLB
N.º
MAI
Dia
Acontecimento
40 604
1







40 605





2
FTS
10:45
Jg 881 ESmFs; O 0-0; Sporting CP; Taça de Portugal; Meias-finais; Pav. Multiusos  (Sines); N
FUT
18:00

Jg 5082 ESmFt; O 0-0; Gil Vicente FC; Primeira Liga; 31.ª jornada; Estádio da Cidade (Barcelos); F
BAS
18:00

Jg 3888 ESmBQ; O 00-00; UD Oliveirense; Campeonato Nacional; Bota-fora; Quartos-de-final; 3.º jogo; Pav. Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis); F
VOL
18:30
Jg 1887 ESmV; O 0-0 (00-00; 00-00; 00-00); AJ Fonte Bastardo; Campeonato Nacional; FINAL; 3.º jogo; Pav. Vitorino Nemésio (Fonte Bastardo/Terceira/Açores); F


40 606


3
HP
16:45
Jg 110 ESfHP; O 0-0; Stuart HC Massamá; Campeonato Nacional/Fase Final; 9.ª jornada; Pav. S (Massamá); F
FTS
18:00
Jg 882 ESmFs; O 0-0; AD MÓDICUS/AD Fundão; Taça de Portugal; FINAL; Pav. Multiusos    (Sines); N


ANDEBOL
Com a época interrompida para compromissos das selecções nacionais o Benfica aguarda pelo 1.º jogo (9 de Maio) do apuramento para o 3.º/4.º lugar no campeonato nacional frente ao ABC Braga (3.º classificado na Primeira Fase). Curto para o Benfica!


ATLETISMO
Numa época que está a decorrer excelentemente a equipa masculina prepara-se para a participação na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo em Pista (30 e 31 de Maio) e depois para o aguardado - o título supremo da modalidade - campeonato nacional de pista ao ar livre em conjunto com a equipa feminina (13 e 14 de Junho).

BASQUETEBOL
Quando se perspectiva uma temporada histórica com a conquista, inédita, dos cinco troféus nacionais, a equipa masculina tem vantagem (2-0) nos quartos-de-final do "Bota-fora". A equipa feminina já finalizou a temporada onde, apesar das limitações, conseguiu o apuramento para o bota-fora final, acabando eliminada pelo 3.º classificado final.

Infografia (adaptada) digitalizada do jornal "O Jogo"

BILHAR
Depois do "susto" de poder não estar presente na "Final a Seis" (três de cada zona: norte e sul) dificilmente, com duas jornadas por realizar, o "Glorioso" se deixará surpreender de modo a deixar-se ultrapassar pela equipa A da ALAB. E estão para breve (7 de Maio) os quartos-de-final. 


FUTSAL
Os dois Gloriosos Plantéis estão bem encaminhados para conquistarem os respectivos campeonatos nacionais.
Equipa masculina
Depois de assegurado o primeiro lugar aguarda-se pelos quartos-de-final do "Bota-Fora" (CR Leões de Porto Salvo). À melhor de três seguir-se-á o vencedor do SL Olivais/ AD Fundão. Mas sábado e domingo, em Sines, joga-se a conquista da Taça de portugal com quatro clubes de topo: SLB, SCP, AD Fundão (detentor do troféu) e AD MÓDICUS. Quatro clubes que estão apurados para as decisões finais do campeonato nacional.


Equipa feminina
Sem jogos devido ao afastamento das meias-finais da Taça de Portugal, pelo líder do campeonato, depois de uma primeira volta com dificuldades, mas também com um calendário desfavorável, o "Glorioso" tem uma "palavra a dizer" na decisão do título: três jornadas nos recintos dos últimos e três jogos "em casa" frente, com dois frente aos clubes com os quais foram averbadas as duas derrotas.


GINÁSTICA
Esta modalidade centenária (desde 1913) mantém-se como actividade recreativa, sem grandes audácias para participar nas competições desportivas.

HÓQUEI EM PATINS
Mais um fim-de-semana "desigual".
Equipa masculina
Campeão nacional o plantel continua de folga pelo segundo fim-de-semana consecutivo. Neste, para ser jogada a Liga Europeia (o SLB foi eliminado pelo FCP) e no anterior para disputa da Taça CERS brilhantemente conquistada, em Igualada, pelo Sporting CP. No campeonato nacional faltam duas jornadas para completar a edição desta época e aguarda-se por umas meias-finais das melhores de sempre - 1.º, 4.º, 5.º e 6.ºs classificados - desde a primeira edição da Taça de Portugal, em 1975/76.



Equipa feminina
Depois de dois empates com a equipa da Associação Académica de Coimbra deixou de haver margem de erro. Com o calendário a favorecer o adversário - os três jogos em recinto adverso são frente aos três últimos - enquanto o Benfica tem duas deslocações de risco: Massamá e Turquel. Neste domingo é já em Massamá. As campeãs europeias vão ter que mostrar Estofo de Campeãs.


NATAÇÃO
Sem conseguir a promoção à I Divisão o "Glorioso" continuará em 2016 a tentar chegar-se aos melhores.
Equipa masculina
A promoção não foi ilusão. Escassos seis pontos impediram o sonho de década e meia.



Equipa feminina
Muito limitada restou à Gloriosa Equipa o 6.º lugar. A promoção foi sempre uma impossibilidade.




PÓLO AQUÁTICO
Um escasso ponto impediu, em época de estreia, o apuramento para a final, apenas entre os dois primeiros, tal como no Voleibol. Resta esperar pelo sorteio da Taça de Portugal, com as meias-finais e a final a realizarem-se no fim-de-semana de 20 e 21 de Junho.


RÂGUEBI
Mais uma temporada de dificuldades.
Equipa masculina
Aos 90 anos ininterruptos a praticar a modalidade (91.ª época) não foi possível fazer melhor que ser eliminado nas meias-finais do 2.º escalão. Para o ano há mais!

Equipa feminina
Abandonadas pela Federação as equipas femininas competem no campeonato nacional (variante de sete). Disputado em cinco etapas, de 15 em 15 dias (este fim-de-semana não há jogos), estão realizadas três etapas: duas vitórias para o SLB e uma para o CR Técnico. Será entre estes dois clubes que se decidirá o campeão nacional. As "engenheiras" já venceram, na final da Taça de Portugal, o "Glorioso"!

TÉNIS DE MESA
Terminou a época para o Benfica. O sétimo lugar permitiu a manutenção no primeiro escalão. Mas esteve "tremido"!



VOLEIBOL
Está a ser muito difícil. À melhor de cinco jogos, com um-a-um, o "Glorioso" tem de vencer um jogo fora. Terá de ser este, para poder resolver na quarta-feira (6 de Maio) o campeonato nacional. Uma derrota significará correr atrás da final, continuando a necessitar de vencer na quarta-feira, mas para empatar, sabendo que terá de ser em recinto adversário a decisão final. Para evitar isso há que trazer dos Açores, neste sábado, uma vitória. 


Carrega Benfica!

Alberto Miguéns
4 comentários
  1. Saudações Gloriosas.

    O texto tem erros. O jogo de futebol é sábado dia 2 e não domingo dia 3.
    O jogo de voleibol é ás 18:30 e não ás 18:00.

    Quanto ao resto, excelente trabalho mais uma vez.

    ResponderEliminar
  2. LeãoIndefectível10A02 maio, 2015 00:13

    Fiquei muito agradado por ter dito que o SPORTING conquistou "brilhantemente" a Taça CERS este ano, em Igualada. Bela demonstração de desportivismo!

    Grande Abraço,

    LeãoIndefectível 10A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais que desportivismo, ser justo!

      Grande Abraço,

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Apoio de: