SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 abril 2015

Ao Contrário do Que é Dito...

17 abril 2015 5 Comentários
BREVE NOTA ACERCA DO "CLÁSSICO DAS CAMISOLAS COM BOM GOSTO".


Tornou-se uma praga, que tem crescido nos últimos anos, dizer que o CF "Os Belenenses" nasceu, em 1919, contra o Benfica. Isso tem levado alguns adeptos desse clube, mais novos sem raízes familiares, a pensarem que é verdade. Mas não é sendo fácil de provar que é uma falácia. Até já ouvi um sportinguista (João Braga) no defunto "Treinadores de Bancada" das sextas-feiras de A Bola TV afirmar qualquer coisa do tipo: «O Belenenses foi fundado por um grupo de sócios do Benfica com bom gosto que não se identificavam com o Benfiquismo»! Talvez o Sporting CP tenha mais razões de ter o Belenenses do contra que o Benfica.

História do SL Benfica 1904-1954; Página 397; Primeiro Volume; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; Edição de Autores (por fascículos); 1954

Primeira constatação: O SCP é que deixou de ser campeão regional
Quando em 1919 surgiu a ideia de fundar um clube que reunisse, em Belém, os belenenses que jogavam em vários emblemas de Lisboa o campeão regional era o Sporting CP. Foi o SCP que conquistou o Regional em 1918/19. O CF "Os Belenenses" foi fundado em 23 de Setembro de 1919 e que clube foi campeão regional nessa temporada -1919/20 - de estreia do clube de Belém? O Benfica!
Francisco Stromp é que culpou os Belenenses, principalmente, Artur José Pereira pelo facto de não ser Bicampeão Regional entre 1919 e 1920. Se o CF "Os Belenenses" tivesse sido criado "contra o Benfica" o "Gloriosíssimo" não passava de 2.º classificado (1918/19) para campeão regional (1919/20)!

História do SL Benfica 1904-1954; Página 421; Primeiro Volume; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; Edição de Autores (por fascículos); 1954

Segunda constatação: Os jogadores mais importantes (nucleares) do clube de Belém eram do Sporting CP
O primeiro plantel do CF "Belenenses" - os onze mais utilizados - foi constituído na maioria por ex-futebolistas do Benfica, mas os principais elementos (guarda-redes, médio-centro e extremo-esquerdo) debutaram, em 1919/20, no CF "Os Belenenses" como campeões regionais de 1918/19 pelo... Sporting CP. Do Benfica de 1918/19 saiu "verdadeiramente" um futebolista - Carlos Sobral. "Verdadeiramente" porque foi titular toda a temporada, fazendo onze dos 16 jogos do Benfica. Manuel Veloso também jogou em 1918/19 no "Glorioso" mas apenas fez um jogo (em 16) no início da época: um particular frente ao Sporting CP em 2 de Dezembro de 1918. Os outros ex-Benfica eram veteranos que há muito haviam deixado de jogar.            


             

ONZE TITULAR DO CF "OS BELENENSES" (1919/1920)
Treinador: Henrique Costa
Últimas dez temporadas
Ps
Futebolista
09/10
10/11
11/12
12/13
13/14
14/15
15/16
16/17
17/18
18/19










GR
Mário Duarte










DD
Romualdo Bogalho










DE
Arnaldo Cruz *
CIF

CIF




MD
Carlos Sobral










MC
Artur José Pereira










ME
Francisco Pereira










ED
Aníbal Santos










MD
Edmundo Campos *










AC
Manuel Veloso










ME
Joaquim Rio **










ED
Alberto Rio
NOTA: * Arnaldo Cruz e Edmundo Campos tiveram, para mim e pelo que sei até à elaboração deste quadro e texto, proveniência desconhecida, mas nunca jogaram no Benfica, mesmo em categorias abaixo da 1.ª; ** Irmão mais novo de Alberto Rio, iniciou-se no futebol a jogar no Grupo Infantil (Juniores) do SLB mas nunca conseguiu jogar na 1.ª categoria. Em 1918/19 devia jogar num dos muitos clubes de Lisboa (ver esses clubes nas classificações dos dois campeonatos regionais que estão inseridas neste texto)

O primeiro plantel do CF "Os Belenenses" não foi longe!
Tendo o SLB uma das fontes históricas de "recrutamento de jogadores" o bairro de Belém, ainda no tempo em que o Clube se denominava Sport Lisboa, seria de esperar que muitos dos jogadores e associados do CF "Os Belenenses" tivessem ligação ao Benfica. Após a fundação, com muitos futebolistas veteranos o CF "Os Belenenses" teve resultados pouco expressivos para a expectativa criada pelo mentor do clube, Artur José Pereira. Razão tinha Cosme Damião quando é questionado numa nota ou carta de um dirigente acerca da mossa que o novo clube poderia fazer no (des)equilíbrio de forças no campeonato regional. «Com aqueles jogadores!? Não podem com uma gata pelo rabo! Já foram bons, mas o tempo deles passou!»

A verdade é que o CF "Os Belenenses" andou sempre por posições secundárias, até...
Artur José Pereira abandonar o futebol como jogador, afastar os "veteranos" e encetar uma nova política desportiva dentro do clube, passando a treinador. Ele que entusiasmara todos com a ideia de fazer um clube que reunisse os belenenses e que apenas com futebolistas do bairro singrasse, foi obrigado a mudar a "agulha". Das quatro primeiras grandes vedetas do clube, três não seriam de Belém, mas de outros bairros, um de bem longe: Mariano Amaro era de Alfama. Augusto Silva e César de Matos eram de Alcântara. Pepe era de Belém, vivendo até junto ao estádio que um dia, até ser destruído, teve o seu nome, José Manuel Soares. Antes do CF "Os Belenenses", que era um clube popular, embora de bairro, como o Benfica passar a ser um clube de novos-ricos, deixando o núcleo central de Belém para ir até ao abastado Restelo! Mas isso é outra história e os do Belenenses que a façam!

Primeiro título de campeão regional em 1925/26. Sete anos após a fundação!  Treinador: Artur José Pereira. De pé: Eduardo Azevedo, José Viriato, Augusto Silva, Assis, Raúl Azevedo, César de Matos e Alfredo Ramos; Em baixo: Severo Tiago, Rodolfo Faroleiro, Joaquim de Almeida e José Manuel Soares (Pepe). Foto com identificação feita por Victor João Carocha. (Vá lá uma fotografia como prenda de um Benfiquista generoso, que nem o Belenenses tem nos seus arquivos, pelo que sei, com esta qualidade. Ainda há Benfiquistas com Amizade no meio disto tudo!) Também para que quereria um dragão dourado, Rui Pedro Soares uma fotografia do Belenenses? Dêem-lhe antes uma coroa de flores!
Em contagem decrescente o Benfica que ganhe no Restelo por nós. Pelos de ontem (incluindo os que mudaram de clube) hoje e amanhã!

Alberto Miguéns

NOTA: O que me agrada no meio disto tudo é que, tirando Artur José Pereira, os outros: Henrique Costa, Virgílio Paula, Romualdo Bogalho, Carlos Sobral, Francisco José Pereira, Aníbal Santos, Manuel Veloso e Alberto Rio, entre muitos outros, são mais falados e honrados por serem Gloriosos que por terem jogado no CF "Os Belenenses"! A História da história!

NOTA2: A fotografia que deixo de "borla" para os simpáticos e verdadeiros "Os Belenenses" sempre é melhor que a "Oficial":



5 comentários
  1. ""Derrota com o FC Porto provoca demissão do departamento médico""
    ÓBVIAMENTE DEMITIRAM-SE PORQUE
    VIRAM COMO ERAM UNS IGNORANTES

    Alex Sandro está a ser seguido com muita atenção por vários clubes.
    Em Inglaterra, o jornal Daily Mail revela que o Manchester City está focado no jogador
    DEPOIS DO MANGALÁ E DO FERNANDO
    NUNCA MAIS APRENDEM?????????????
    (VÃO AO BRASIL FALAR COM O GRANDE CASA)
    OS DO BAYERN JÁ APRENDERAM


    Depois de abrir o livro no relvado, Ricardo Quaresma abriu o coração no final do jogo com o Bayern.
    De forma desassombrada, admitiu ser agora um jogador diferente.
    «O futebol também muda, as ideias mudam. E tu, ou mudas ou deixas-te ir.
    Eu tive de mudar», sublinhou o camisola 7 dos azuis e brancos.
    ÓBVIAMENTE MUDOU PARA A FORMA DOS TEMPOS ANTIGOS
    DEPOIS DE VÁRIAS ÉPOCAS COMO "BIDON DE LATA""
    EM ITÁLIA. INGLATERRA E RÚSSIA SÓ AGORA DEPOIS DOS TRINTA
    É QUE VOLTA A DESLIZAR PELOS RELVADOS, INFLUENCIADO
    PELOS BONS ARES DA PÓBOA CARAGO
    Esta é a fase em que estou a jogar mais,
    por isso a confiança aparece e o talento vem ao de cima», justificou o extremo.
    O TALENTO VEM AO DE CIMO
    É ISSO AÍ, O TALENTO VEM AO DE CIMO
    NA ITÁLIA EM VEZ DE TALENTO
    OS ITALIANOS COMENTAVAM: TÁ LENTO

    Como o F. C. Porto enganou os alemães
    O F. C. Porto geriu com inteligência a utilização de Jackson
    diante do Bayern para provocar um efeito surpresa na equipa alemã. E conseguiu-o.
    POIS CONSEGUIU
    CONSEGUIU TRANSFORMAR UM LESIONADO
    MUSCULAR NUM ATLETA CHEIO DE SAÚDE

    POR ISSO OS MÉDICOS ALEMÃES PEDIRAM A DEMISSÃO

    PS- AINDA SE VERÃO EQUIPAS EUROPEIAS ANDAREM A ENCHER
    SAQUINHOS DE AR JUNTO ÀS PRAIAS DA PÓVOA PARA DAREM AOS SEUS ATLETAS
    UM ARZINHO FRESQUINHO DA PÓVOA QUE DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER

    ResponderEliminar
  2. As contas bancárias dos jogadores da Académica deviam levar um valente prémio para o jogo deste fim de semana. É/seria o momento ideal para açucarar jogadores de equipas que defrontem aquela Associação Criminosa, para que joguem como se não houvesse amanhã, como geralmente fazem essas equipazinhas avençadas quando jogam contra o SLB. Os andróides tiveram um jogo durante a semana, onde se viu que correram muito e davam tudo em cada lance e certamente não irão conseguir fazer o mesmo contra "os estudantes". Além disso vão "por o pé" com mais cautelas para não falharem o jogo em Munique.
    Uma Académica que jogue com garra e agressiva a defender vai/deve criar muitos problemas; para os gajos ganharem o jogo vão ter de jogar no top e de certeza que não podem nem querem ter de fazer esse esforço. Lá vão ter de recorrer ao Duartinho Gomes.

    O nosso Glorioso só tem de fazer o que lhe compete.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. Tinha algumas ideias que este artigo veio corrigir. Nada substitui os factos e as estatísticas para nos revelar a verdade.

    Tinha ideia que a criação do CFB implicou a perda do viveiro de Belém mas talvez não tenha sido assim tão simples. Não sabia que o CFB tinha rapidamente começado a olhar para fora de Belém.

    No entanto, a ideia que dá quando se pesquisa sobre o CFB nas 3 primeiras décadas é que o clube teve uma elite dirigente que parecia um pouco à parte dos jogadores. Comparativamente existem poucas fotografias de Artur José Pereira não obstante como o Alberto nos indica ter tido uma acção importante junto do futebol do clube.

    Obrigado por mais uma excelente peça de história do futebol em Portugal.

    E agora, carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro VictorJ

      1. Exacto. No imediato não afecto o SLB, mas depois até 1926 (afastamento de Cosme Damião) o Benfica foi muito penalizado pelo facto de ter secado uma das principais fontes de recrutamento de futebolistas, o bairro de Belém. Agravada, logo no ano seguinte - 1920 - com a criação do Casa Pia AC, este sim criado CONTRA o SLB com efeitos no imediato e a médio prazo. A Casa Pia de Lisboa (Restelo) era a outra fonte de recrutamento. Alternavam no tempo qual a principal e a secundário entre 1904 e 1919-1920;

      2. Artur José Pereira aparece referido em textos mas há/haverá poucas fotografias. Os treinadores até aos anos 40 (salvo excepções como Cãndido Oliveira e Szabo) eram elementos ocultados, de bastidores, até porque não havia substituições e nem tinham lugar junto ao campo. Escolhiam o onze, davam as indicações, iam para a bancada, desciam ao balneário, davam instruções ao intervalo, iam para a bancada e desciam ao balneário no final. Eram discretos;

      3. Quanto a mim um dos "problemas" de "Os Belenenses" é esse desfasamento sociológico entre dirigentes e base popular. Que se agravou quando o clube saiu das Salésias para o Restelo. Os dirigentes elitistas não conheciam a realidade do clube. Eram megalómanos para serem grandiosos como os do Benfica e Sporting mas o clube era muito débil em termos de popularidade/finanças, quando comparado com o Benfica e o Sporting. Apesar do eclectismo do clube que lhe permitia, devido ao Ciclismo e Futebol (conquistas entre meados dos anos 20 e meados dos anos 40), ter filiais em várias localidades de portugal, principalmente na Grande Lisboa.

      Carrega Benfica. Pastela até ficar de barriga cheia!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Muito obrigado Alberto. Um prazer ler os seus textos ou dito de outra forma a partilha da sua sabedoria.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: