SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

18 março 2015

Pólo Aquático, Glorioso e Olímpico

18 março 2015 2 Comentários
INICIA-SE, HOJE, PELAS 21:45 HORAS A SEGUNDA FASE DO CAMPEONATO NACIONAL DA I DIVISÃO.


Após um interregno demasiado longo regressa o campeonato nacional de Pólo Aquático. A Gloriosa Equipa não joga desde...24 de Janeiro, quase há dois meses!

Despachar a selecção nacional
Entre a primeira fase (14 de Novembro de 2014 a 24 de Janeiro de 2015) e o início da segunda o campeonato nacional foi interrompido para que a selecção nacional competisse em França (Longwy) no grupo A do I Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa, cuja fase final disputar-se-á na capital da Sérvia, em Belgrado, em Janeiro de 2016.


Duas internacionais do Benfica
Portugal conseguiu o segundo lugar, com seis pontos, atrás da França (D 7-18) com nove pontos e na dianteira da Turquia (V 14-7) com três pontos e Suíça (V 27-4) sem pontos. Pelo Benfica jogaram Ana Rita Ismael (guarda-redes) e a pivô Ana Rute Estorninho, que marcou cinco golos à selecção suíça.

Dificilmente Portugal não estará na fase final do Euro'2016
Com seis selecções já apuradas - Sérvia (país organizador), Espanha, Itália, Holanda, Hungria e Rússia - falta apurar as outras seis, mas praticamente estão definidas, pois sairão de dois grupos (três em quatro selecções!) com os pontos do I Torneio de Qualificação a serem contabilizados. O grupo C decorrerá na Alemanha e deverá ser Israel a ficar de fora, enquanto no grupo D (Portugal; 9 a 11 de Outubro de 2015) deverá ser a Suíça a não se deslocar à Sérvia:

Grupo C (Alemanha): França (9 p), Alemanha (6 p), Turquia (3 p) e Israel (0 p);
Grupo D (Portugal): Grécia (9 p), Portugal (6 p), Croácia (3 p) e Suíça (0 p).

Expectativa para a 2.ª fase
Depois do 3.º lugar na primeira fase o "Glorioso" pretende chegar-se aos dois primeiros lugares. Se o Clube Fluvial Portuense (CFP) parece mais forte o clube de Gondomar (ADDCE) parece ser adversário de igual valia. O CFP será "assunto" para o Bota-Fora final.


Glorioso Plantel
Um plantel equilibrada, versátil e de classe. Tem tudo para chegar ao final das seis jornadas desta Segunda Fase num dos dois primeiros lugares e seguir para o "Bota-fora" final em posição privilegiada para conquistar o título de campeão nacional, além de poder ter "salpico" decisivo na Taça de Portugal, com sorte no... sorteio!



Equipa rotinada
A equipa titular e suplentes foi crescendo em qualidade durante a competição. Após um interregno tão dilatado é com expectativa que se aguarda o recomeço para perceber o nível competitivo de um plantel que dignifica o Clube. O eixo central - guarda-redes, central e pivô) é do melhor que há no Pólo Aquático português. Todas internacionais, apesar da central Marta Martins não ser convocada por teimosias (e fico-me por aqui!). Ana Ismael é uma guarda-redes atenta e com versatilidade para perceber posicionamentos e atitudes perante o assédio à baliza. Marta Martins conduz o jogo ofensivo e defende as pivôs adversárias. Dotada de recursos técnicos e capacidade táctica sabe organizar e solicitar as laterais e pontas além de ser uma rematadora temível. Rute Estorninho é a pivô goleadora com remate forte e certeiro, além de controlar a central contrária. Apoquentada por lesão que a impediu de contribuir para o desempenho colectivo na segunda volta da primeira fase está recuperado. É o reforço para a segunda fase. Patrícia Conceição é uma nadadora exímia pois nunca a vi perder uma bola de saída* (e cada jogo tem quatro) pois consegue sair do muro de partida e ser sempre a primeira a chegar ao local onde está a bola (meio-campo*) nadando meia-piscina (12,50 metros). Por isso também é fortíssima no contra-ataque. * não sei se são estes os termos técnicos para a modalidade!

Convocadas


Já se treina na Gloriosa Piscina (falta jogar)
Infelizmente sem poder receber jogos, por não ter as dimensões exigidas (profundidade mínima de 1.80, tendo num dos extremos 1.50 metros) é utilizada para treinos. Que seja talismã para as conquistas que parecem estar cada vez mais próximas.


Que pena o Glorioso Pólo aquático não poder jogar na Gloriosa Piscina


Antes, em Alverca, as Campeãs Europeias regressam aos jogos em Portugal
Depois do jogo de futebol na Segunda Liga pelas 17 horas às 21 horas a Gloriosa equipa sénior feminina de Hóquei em Patins entra no rinque de Alverca para prosseguir a caminhada rumo ao tricampeonato.   

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ 18.Março.2015
Dia SLB
N.º
MAR
Dia
Acontecimento




40 560




18
FUT
17:00
Jg ESBmFt; V 4-1; Portimonense SC; Segunda Liga; 35.ª jornada; Caixa Futebol Campus (Seixal); C
HP
21:00
Jg 103 ESfHP; V 11-2; FC Alverca; Campeonato Nacional/Fase Final; 3.ª jornada; Pav. Municipal (Alverca); F
PA
21:45
Jogo 07 ESfPAQ; V 17-4 (6-0; 1-3; 6-1; 4-0); Clube Arsenal 72 DC; Campeonato Nacional I Divisão; 2.ª Fase; 1.ª jornada; Piscina SAD (Algés); F

Carrega Benfica

Alberto Miguéns


NOTA (às 23:30 horas): Optei por ir a Algés em vez de ficar a ver a segunda parte do jogo em Barcelona. O que parecia ser um bom jogo não se confirmou, apesar da categórica vitória por 17-4! Perdulárias, más decisões e pouca criatividade no jogo colectivo. Já vi melhor na primeira fase. Mas 17 golos são... sempre 17 golos: Patrícia Conceição (4), Marta Martins (3), Daniela Santos (3), Marta Conceição (3), Giorgia Orlandi (2), Rute Estorninho (1) e Vera Fava (1). Isto se os números das toucas coincidirem com os números da convocatória.

 PLANO PARA AS EDIÇÕES DESTA SEMANA
(provisório como é evidente)
19 a 26 de Março de 2015 (Sempre à meia-noite)
Quinta-feira (de 18 para 19): Quarenta mil quê?;
Sexta-feira (de 19 para 20): Taça da Liga: melhor do que a pintam;
Sábado (de 20 para 21): Que Benfica em Vila do Conde?;
Domingo (de 21 para 22): E depois do Rio Ave FC?;
Segunda-feira (de 22 para 23): Já cá faltava eu!;
Terça-feira (de 23 para 24): Mentiras Oficializadas by SLB;
Quarta-feira (de 24 para 25): O Mais Belo e Inigualável 138;
Quinta-feira (de 25 para 26): Benfica tão brilhante que se vê no escuro;
Sexta-feira (de 26 para 27): Rola e enrola;

2 comentários
  1. Carta Aberta ao Sr Rui Santos
    Senhor Rui Santos, boa noite.
    Acabei de assistir ao Tempo Extra transmitido hoje na SIC Notícias.
    Mais uma vez, o senhor teve uma participação facciosa e demonstrou o seu instinto persecutório contra o Benfica.
    1. Dr Rui Gomes da Silva
    Hoje o senhor foi mais moderado no " auto de fé " contra este dirigente do Benfica, no entanto, a bem da Verdade Desportiva, estranho que não tenha tido o mesmo comportamento quando o presidente do FCP denegriu e enxovalhou, profissional e pessoalmente o árbitro Artur Soares Dias numa entrevista ao Porto Canal.
    Também na vi da sua parte um comportamento idêntico quando um vice-presidente do FCP ( Antero Henriques ), publicamente e em pleno estádio do Braga, se insurgiu verbal e fisicamente contra o árbitro Cosme Machado.
    Também não vi da sua parte, um " auto de fé " contra o treinador do FCP quando este, na antevisão do jogo contra o Marítimo, disse que" iria enfrentar mais dificuldades que o Benfica tinha enfrentado". Estaria ele a pôr em causa o profissionalismo dos jogadores e treinador do Marítimo ou a temer que a relva não fosse cortada e regada antes do jogo ou a querer dizer que o voo do Porto para o Funchal demoraria mais 30 minutos?
    Também não vi da sua parte qualquer menção ao facto do presidente ter triplicado o prémio de jogo contra o Benfica ( por que não o fez também contra o FCP? ). Não estranha que o SCBraga tenha feito um video motivacional antes do jogo com o Benfica e não o tenha feito antes do jogo com o FCP?
    Lamento também que o senhor Rui Santos, o senhor António Simões e o senhor Manuel Fernandes não se tivessem insurgido ou demarcado do outro membro do painel do Play-Off quando este sugeriu violência física contra o Dr RGS.
    2. Aliança Benfica-Belenenses
    O senhor sugeriu que o Benfica tem uma aliança com o Belenenses para não utilização de alguns jogadores nos jogos contra o Benfica. Mencionou que esta situação é contra a Verdade Desportiva. Sugiro que de futuro quando mencionar esta "aliança", não se esqueça, também, de mencionar os casos de Kleber, Quinhones e Kayembe. Assim a sua Verdade Desportiva fica equilibrada e justa. Mas se a quiser reforçar, pode ainda mencionar os jogadores que deliberadamente recebem cartões amarelos para não jogarem com o seu clube de coração e, não defenda que, por não haver legislação, os clubes mais pequenos podem não cortar a relva, despejar camionetas de areia e não regar a relva antes do jogo para atenuarem a diferença de qualidade técnica quando jogam contra equipas de maior valia técnica. O Arouca teve o mesmo procedimento quando o FCP lá foi jogar?Por não haver legislação é Verdade Desportiva? Por não haver legislação este tipo de actuação promove a indústria e o espectáculo futebol?
    3. SLB
    Mostrou um gráfico das maiores assistências nos jogos da Liga NOS. As 4 maiores assistências são jogos com a participação do Benfica. Mencionou ainda que, dos 10 jogos com maiores assistências, o Benfica participou em 80% desses jogos. Como disse," por aqui se vê a força do Benfica e a importância da onda vermelha ". Já imaginou como seria o futebol Português sem o Benfica? Não tenho dúvidas que o índice de desemprego de jornalistas desportivos em Portugal seria grande e de certeza que a maioria dos jornais desportivos e programas televisivos desportivos desapareceriam. Por isso, penso que, na Verdade Desportiva, terá de haver mais respeito por esta colectividade.

    Termino com uma observação sua .O senhor mencionou que " tem de haver mais escrutínio e vigilância da ética dos dirigentes desportivos ". Concordo consigo. Sugiro é que também inclua os jornalistas desportivos. Temo que se esta sugestão for avante sobrem poucos para tantos jornais e programas televisivos.

    Cordialmente
    António Morais Cruz

    PS: Penso que o senhor Rui Santos com a sua experiência profissional e o tempo de antena que dispôe poderia transpôr para Portugal o tipo de jornalismo desportivo que há em Inglaterra. O futebol Português merecia e ficava grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente.

      Se não se importar vou fazer um texto a partir desta carta. Merece ser muito mais que apenas um comentário!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: