A PROPÓSITO DO CANTE ALENTEJANO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE EIS O BENFICA VISTO DO ALENTEJO POR UM ALENTEJANO.
Amanhã vou mostrar a última sondagem acerca da repartição geográfica da simpatia clubística. Isto a propósito da tão falada repartição dos direitos centralizados para as transmissões televisionadas dos jogos de futebol. Posso desde já adiantar que para o Sul os valores são:
Benfica com 62 por cento;
Sporting CP com 29 por cento,
FC Porto com 6 por cento;
Nenhum com 3 por cento.
Mas Sul engloba Alentejo (Alto e Baixo) e Algarve. Pela minha experiência enquanto altoalentejano por nascimento e baixoalentejano por casamento o Benfica representa cerca de 80 por cento da simpatia com o SCP com 15 por cento. Restam cinco por cento repartidos por outros e nenhum clube!
Para ver a tristeza dos portistas no Alentejo clicar aqui (entre os 18:15 e os 18:56)
|
No Alentejo não há portistas. A não ser quem vem de algumas localidades "Acima-Tejo" para o "Além-Tejo": Padres, Militares, Polícias e GNR´s, Professores ou Vagabundos. Autóctones, alentejanos de famílias alentejanas, fogem do FCP a sete pés. Bom gosto alentejano. Não é só no Cante.
No Alentejo é mais fácil encontrar lagartos (que no Alentejo se chamam sardões), lagartixas (que no Alentejo se chamam sardaniscas) e outros répteis afins: cobras e osgas que sportinguistas com dois pés! Há-os mas são raros, fazem barulho e passam o dia em casa. Meio escondidos, meio envergonhados. Bom gosto alentejano. Não é só no Cante.
Em Trás- Os-Montes, lagartos também se chamam sardões e lagartixas também se chamam sardaniscas
ResponderEliminarHá muitas semelhanças entre as duas regiões. Até há sobreiros em Trás-os-Montes!
EliminarSaudações
Alberto Miguéns
Boa tarde
ResponderEliminarVivo em Évora desde há 3 anos, embora nos últimos 20 anos boa parte das férias de Verão tenham sido aqui passadas, e dou conta, por simples amostragem das gentes que tenho conhecido e de conversas aqui e ali, que é raro, raríssimo mesmo, encontrar alguém adepto de outro clube, à excepção dos lagartos, que de vez em quando lá vai surgindo um.
De resto, não é surpreendente. O Benfica é claramente o clube preferido da sociedade portuguesa.
O que para alguns pode afigurar-se extraordinário, visto durante anos terem existido problemas sucessivos que se traduziram num défice de vitórias e que poderia, hipoteticamente, ter levado a uma maior opção de gente bem jovem pelo clube então ganhador, mas a verdade é que essa paixão incontida pelo nosso clube transita de gerações para gerações e, além disso, a sua misticidade, a lenda que encerra, explica também em grande parte a esmagadora maioria de adeptos do imortal Benfica. Assim é, assim será. Sempre.
Cumprimentos e parabéns pelo seu trabalho em prol da alma benfiquista