SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 outubro 2014

Os Dias de Tédio Estão a Terminar... Ufa

16 outubro 2014 5 Comentários
TENHO UMA ESPECIAL PREDILECÇÃO PELA BALIZA COCA-COLA. A BALIZA ONDE A CATEDRAL ESTREOU OS GOLOS MAS QUE COM O TEMPO FOI BATIDA PELA BALIZA SAGRES. NATURALMENTE.


Para perceber o "naturalmente" é necessário recuar às explicações geográficas do movimento aparente do Sol no espaço. É devido a esta ocorrência natural que as equipas que atacam mais do que defendem preferem jogar a primeira parte no meio-campo sul. Ou sejam atacam para a baliza sul na segunda parte. Depois junta-se a ocorrência do futebol. Os grandes clubes que formam as melhores equipas marcam mais golos na segunda parte do que na primeira. Um mais um igual a dois.


Movimento anual aparente do Sol
Como todos sabemos - porque o sentimos - o Sol nasce a Este e tem o Ocaso a Oeste. Na nossa latitude, ao meio-dia, tem inclinação para Sul. Pela tarde vai baixando no horizonte até ao pôr-do-sol. Tanta inclinação de sul para oeste que até encandeia. E de Inverno ainda se "movimenta" mais baixo. Ainda encandeia mais. "Movimenta" entre aspas porque como se sabe quem se movimenta é o planeta Terra. Para os terráqueos parece ser o Sol mas não é, daí o "Aparente".

Regressando ao Sol e Futebol
No tempo em que os estádios não tinham bancadas ou estas eram pequenas (baixas) os campos eram banhados com o Sol. Como o futebol se joga entre o Outono-Primavera, jogava-se quando o Sol está mais baixo. Ou seja, os guarda-redes preferiam a baliza Sul na primeira parte (quando o Sol mesmo assim estava mais elevado) do que na segunda-parte com o Sol mais baixo a encandear mais. Daí o facto de se ter tornado tradição no Benfica o capitão quando podia escolher campo preferir primeiro a baliza Sul para poder beneficiar do seu guarda-redes na segunda-parte estar mais protegido do Sol mais baixo que depois, afectava a actividade do guarda-redes e defesas contrários! O Sol encandeia sempre (e mais) na segunda parte os dois guarda-redes. É pior para o da baliza Sul. Ao que consta. Dizem os mais "antigos" entre os Gloriosos Guarda-redes! Actualmente, e desde há muitos anos, a escolha faz-se por uma questão de tradição ou um misto tradição/"fezada"!


O Estádio do SLB nas Amoreiras (actuais instalações do Liceu Francês) com a baliza ao fundo a Sul (melhor Sudoeste) mais protegida que a contrária, a Nordeste, completamente exposta ao Sol mais baixo de Inverno, principalmente na segunda parte dos jogos, devido às bancadas serem muito baixas não protegendo os guarda-redes e defesas, tal como os avançados ao saltarem. O SLB jogava a primeira parte na baliza Sul (Sol mais alto) e a segunda na baliza Norte (Sol mais baixo). Mas já era prática, pelo menos, desde o campo de Sete Rios (1913-1917). Se bem que este campo tivesse claramente uma disposição Oeste-Este. Os futebolistas mais antigos com quem falei - Rogério Jonet e Júlio Ribeiro da Costa - nunca jogaram no campo anterior: Feiteira (também Oeste-Este). Só consegui notícias de quem lá jogou - por isso sabia o porquê de alguns assuntos, como este - a partir do campo de Sete Rios.

Marcar mais na segunda parte
Se sempre que era possível o capitão escolhia o meio-campo (e baliza) Sul e as melhores equipas (e Clubes) marcam mais golos na segunda parte isso implica que a baliza Sul tenha sempre mais golos marcados que a baliza Norte. Não vou voltar a explicar as justificações para que isso aconteça: as melhores equipas marcarem mais na segunda parte. Ainda há poucos dias o fiz (ver em 12 de Outubro de 2014)

NOTA1: Com a ajuda dos meus filhos vou tentar  colocar uns vídeos dos "golos redondos" por baliza. Se não forem eles a encontrá-los não sou eu - quase ao nível dos infoexcluídos - que o conseguirá.

A primeira com golos marcados, mas depois...
O primeiro golo no primeiro jogo no dia da inauguração foi marcado por Nuno Gomes mesmo por baixo do meu lugar que era na Bancada Coca-Cola (2.º anel). Paguei 50 euros ou 200 porque foi a família toda! Nem acredito?! Cinquenta euros por um lugar?! Mas foi. Devia estar doente! Ainda tenho o(s) bilhete(s). Talvez por ter visto o primeiro golo mesmo ali por baixo de mim fiquei a gostar daquela baliza. Uma questão de amor à primeira vista. Agora gosto mais da Sagres. Talvez esteja a ser infiel ao primeiro amor. É a vida! Mas ainda tenho um "carinho especial" pela Coca-Cola. Sempre são 264 golos. A caminho das três centenas.

Primeiro a marcar: Nuno Gomes: 1-0, aos sete minutos. Último estreante marcar: Markovic (61.º). Depois dele marcaram Rodrigo (oito golos), Djuricic (um golo), Enzo Perez (um golo), Luisão (um golo), Garay (dois golos), Lima (dois golos), Salvio (um golo) e Maxi Pereira (um golo). Ou seja, 17 golos, mas todos estes oito futebolistas já tinham marcado nesta baliza antes de Markovic! Rodrigo (dez golos, passou a 18 é o segundo melhor), Djuricic (um golo por isso o que marcou depois de Markovic foi o 2.º), Enzo Perez (dois golos agora tem três), Luisão (13 golos agora tem 14 e é o 4.º melhor), Garay (dois golos antes de Markovic pois ficou com quatro), Lima (seis golos antes da estreia de Markovic agora tem oito), Salvio (tinha sete agora tem oito) e Maxi Pereira (tinha cinco, agora tem seis, fazendo o único golo nesta baliza nos seis jogos realizados esta temporada). Dos dez golos em 2014/15 marcados na "Catedral" um foi na Coca-Cola e nove na Sagres!

O Sporting CP sabe muito...
E até podiam ser dois. Pois o Glorioso marcou oito golos na segunda parte e dois no primeiro tempo. Só que um deles, aos onze minutos, quando "deveria ser" na baliza do topo Norte foi na do topo Sul. É que o Sporting CP sabendo da tradição "trocou-nos as voltas" obrigando o "Glorioso" a jogar na primeira parte no meio-campo Norte. Ao contrário do habitual.

Último a marcar: Maxi Pereira (sexto golo do inexcedível Maxi e 264.º na baliza do topo Norte). Ele que foi o 30.º jogador a marcar nessa baliza é o 13.º com mais golos. Melhor marcador: Nem escrevo o nome dele tal a evidência (e vai ser assim por muitos e longos anos). Foi o 29.º futebolista com o "Manto Sagrado" a facturar na Coca-Cola. Com 45 golos tem mais... 27 golos que Rodrigo, o segundo melhor com 18! Por falar em Rodrigo. É dos poucos que tem muito mais golos na Coca-Cola do que na Sagres (18/9). O dobro. Mais golos na primeira do que na segunda parte é o que isto "quer dizer"!



MELHORES MARCADORES
BALIZA DO TOPO NORTE
N.º
Marcador
Baliza
Coca-Cola
TOTAIS
264/103
(+ 161)
1

Cardozo

29

45
2

Rodrigo

50

18
3

Nuno Gomes

01

17
4

Luisão

04

14
5

Saviola

41

13
6

Simão Sabrosa

02

11
7

Geovanni

03

8
8

Lima

54

8
9

Salvio

45

8
10
Aimar
39
7
12
Gaitán
46
6
13
Maxi Pereira
30
6
24
Enzo Perez
58
3
32
Nélson Oliveira

51

2
54
Ruben Amorim
42
1
58
Ola John
55
1
61
Markovic
61
1
Autogolos
4
NOTAS:
MM - Ordem nos melhores marcadores;
NO - Ordem cronológica a estrear-se a marcar

Ser mais vezes a baliza adversária na segunda parte, é ter mais golos lá marcados...
A baliza do topo Sul é o que nós sabemos. Sinónimo de golos. São 337. Mais 73 que os "coca-colas". Como já está tudo dito acerca dos porquês, algumas notas finais:

Primeiro a marcar: Nuno Gomes: 2-1, aos 47 minutos. 
Último estreante marcar: Jonas (65.º jogador a marcar nessa baliza). 
Último a marcar: Jonas (primeiro de muitos golos - esperemos - e 337.º tento na baliza do topo Sul). 
Melhor marcador: Nem escrevo o nome dele tal a evidência (e repito: vai ser assim por muitos e longos anos). Foi o 26.º futebolista com o "Manto Sagrado" a facturar na Sagres. Com 64 golos tem mais... 39 golos que Nuno Gomes, o segundo melhor com 25!


MELHORES MARCADORES
BALIZA DO TOPO SUL
N.º
Marcador
Baliza
Sagres
TOTAIS
337/110
(+ 227)
1

Cardozo

26

64
2

Nuno Gomes

01

25
3
Simão Sabrosa
08
21
4
Lima
55
19
5

Luisão

15

11
6

Sokota

06

10
7

Aimar

34

9
8
Rodrigo
53
9
9
Saviola
38
9
10
Gaitán
43
8
13
Salvio
45
7
14
Maxi Pereira
27
7
17

Enzo Perez

54

6
41
Ruben Amorim
35
3
43
Jardel
46
2
57
Nélson Oliveira
52
1
59
Ola John
57
1
62
Eliseu
62
1
63
Talisca
63
1
64
Derley
64
1
65
Jonas
65
1
Autogolos
4
 NOTAS:
MM - Ordem nos melhores marcadores;
NO - Ordem cronológica a estrear-se a marcar

Em 25 de Outubro de 2014 haverá a evocação do 11.º aniversário. Até lá uma série de sete temas - todos já editados - relacionados com a Nova Catedral.

PLANO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
(SEMPRE PELA MEIA-NOITE)
De 16 para 17: O Benfica frente ao SC Covilhã
De 17 para 18: Um Centenário Importante

Nunca mais é sábado!

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Que saudades do nosso "nome evidente", representava muito mais que um jogador!

    ResponderEliminar
  2. boas tardes , sera possivel me dizer os melhores marcadores europeus em hoquei pantis?
    obrigado pela atençao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor Catita

      Apesar de ter prometido fazer essa lista quando o Benfica estreasse os jogos internacionais não foi - nem é possível fazê-lo com tempo, para contar e recontar para não haver erros. Vai levar muito tempo porque felizmente são muitos jogos e golos e infelizmente os jogos estão em papel.

      Mas já programei para aquando da interrupção do futebol para jogar a selecção - 16 de Novembro - fazer um especial acerca do Hóquei em Patins onde vou colocar um quadro com os dez melhores e por competição.

      Peço desculpa por não poder cumprir a promessa mas em 16 de Novembro terá a resposta.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      NOTA: Claro que já está agendado para essa data mas vazio. Título: Gloriosos Marcadores Europeus em Patins

      Eliminar
  3. Alberto Miguéns

    fizeram sr um apanhado das vendas de jogadores do nosso glorioso S.L.Benfica e mais uns , mas eu tenho a certeza absoluta que esses ditos energumenos fizeram o trabalho de casa ,antes [tentaram denegrir o nosso treinador ] não e possivel esse estudo por sua parte.
    peço desde ja desculpa por este meu atrevimento .
    muito obrigada
    kispuz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor

      Não conheço esse apanhado. Consegue enviar uma ligação a notícia(s) acerca desse apanhado?

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: