SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 outubro 2014

De Um Lado Chove Do Outro Faz Vento...

14 outubro 2014 9 Comentários
O BENFICA É O CLUBE MAIS MEDIÁTICO DE PORTUGAL. ESCUSA DE SER TAMBÉM O CLUBE MAIS "ABUSADO" DE PORTUGAL.



Tenho por hábito - mau, diga-se - sempre que posso, comparar a minha informação com outra(s) que exista(m) disponível(eis) publicamente para aferir dos valores.

Nesta série de sete partes acerca do 11.º Aniversário da Catedral fiz o mesmo
E fiz mal. Porque gastei tempo em inutilidades. É impressionante a quantidade de aldrabices que são registadas a propósito de jogos e jogadores. E não são assuntos "antigos". São jogos e acontecimentos recentes. Para não estar a encher e ocupar tempo - já chega eu ter de o fazer - vou apenas cingir-me a um jogo na Catedral (evidentemente) em 9 de Dezembro de 2007, ou seja há menos de seis anos! 

Chega uma aldrabice...
Até porque neste jogo há registos de imagem e som que permitem mostrar a aldrabice. Senão fosse isso ainda gastava mais tempo inútil a procurar a verdade para mostrar os erros. Já chega o tempo inútil a detectá-los. E o modo como se engana a história do Benfica e os Benfiquistas.

Andava eu a confirmar minutos de jogo quando me deparo com o seguinte (depois de um longo percurso - desde 25 de Outubro de 2003 - com erros mas que não vou mostrar pelas razões anteriormente escritas e justificadas):




No Almanaque Produto Oficial editado em Maio de 2014 (3.ª edição, mas também na 2.ª edição de Outubro de 2012) encontro na página 639 uma discrepância com a minha informação. Segundo os meus dados o 3-1, por Cardozo, foi aos 86 minutos. No Almanaque do Rui Tovar (pai e filho) foi aos 66 minutos. Alguém mentia. Até me assustei. Será que é desta que vou apanhar um erro do Alberto Miguéns?

Fui consultar a ficha do jogo made in sócio 11 307
E esta - suporte analógico (papel) - não enganava o suporte digital (digitado) onde previamente tinha visto o minuto 86. Golo aos 85:48, ou seja, aos 86 minutos.




Havia que "desempatar"
Fui ao portal zero.zero.pt. Os portistas são tramados. Lá tinham o golo aos 85 minutos. Arredondaram por defeito. Umas vezes fazem-no por defeito noutras ocasiões por excesso. São pouco criteriosos para um portal de informação estatística, mas o problema é deles. Para 86, antes 85 que 66! Mas... reparei que o golo do adversário era no primeiro minuto. Isso era mentira. Vi o jogo no estádio e lembrava-me que o Benfica nunca tinha estado a perder nesse jogo. E muito menos desde o minuto inicial. Se o golo de Cardozo (2.ª parte) foi na baliza sul também seria nesta que o adversário marcou o golo ao primeiro minuto (1.ª parte). Nada como regressar à auto-ficha do jogo. O Benfica chegou a 2-0, consentindo o golo aos 52:31, ou seja, o golo foi na baliza norte!


De um lado chove do outro faz vento
Tanta aldrabice num simples jogo de futebol disputado há menos de seis anos!! Então e os jogos disputados há sessenta!? E há 25, 50, 75, 100 ou 110? Como é possível! 

Almanacáda
Um jogo em 2007? O que quer dizer, em relação ao Almanaque Oficial, tendo em conta que a 1.ª edição deste foi em 2004 que os erros continuam mesmo em jogos mais recentes! Já não é só um problema de recolha do passado "por atacado" a despachar do tipo - não podemos ocupar muito tempo (tempo é dinheiro) com eles (Benfica) se não deixa de fazer sentido fazer dinheiro com eles (Benfica). Gastamos mais euros a ser competentes nas bibliotecas e hemerotecas, para pagar a quem recolhe informação que depois a receber (e sermos ressarcidos) pelas vendas em banca! É mesmo incompetência no presente! Desleixo e desprezo!

Eu estava certo de certeza.
Mas quando me lembrei de mostrar aos leitores deste blogue como se ridiculariza a Gloriosa História tinha de encontrar justificação. Felizmente antes de ir gastar tempo inútil (e ma$$a) para uma biblioteca a fim de ter fotocópias ou digitalizações de jornais do dia seguinte lembrei-me do Salvador Youtube. Felizmente este jogo encontra-se disponível. Façam agora um exercício aritmético - tempo e dinheiro - para os casos em que só há possibilidade de mostrar os erros em papel!



Fico furibundo
Quem paga estes erros (e irritação) com o tempo inútil gasto a fazer comparações inúteis com o Almanaque ou o zerozero são os que me estão próximos. Nas duas horas seguintes fico intratável. E se os erros são em produtos que os oficializam, como o Almanaque, então a "furibundice" é a dobrar. Ou prolongo o espaço de fúria para o dobro das pessoas ou - se forem as mesmas - para o dobro do tempo. Irra! É assim tão difícil acertar no óbvio!? É assim tão difícil trabalhar bem?! É assim tão difícil não ser negligente e ter orgulho no que está certo, para honrar os que nos honraram o passado?!

As aventuras e desventuras de um interessado na Gloriosa História. Sofre-se tanto...
Dá menos trabalho fazer recolhas de origem do que andar a tentar perceber (aquilo que enxameia as publicações acerca da Gloriosa História). Andar à procura da...

D'a lógica do erro

Alberto Miguéns

NOTA: Pelas as razões anteriores (nunca andar furibundo) mas principalmente por ficar orgulhoso quando vejo que os Benfiquistas ou outros, não-Benfiquistas, não são enganados com a história do Benfica fico contente quando há jogos - no zero.zero mas principalmente no Almanaque - que estão certinhos. Mas são tão poucochinhos... 
9 comentários
  1. do almanaque tenho a primeira edição mas quando comparei com dados meus que eu já tinha detectei vários erros e omissões.
    quanto a digitalizações eu tenho muitas fichas de jogos do benfica, quase todas da bola, quando precisar de alguma mande-me um mail pode que se arranje e sempre poupa tempo e dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Carlos

      Obrigado

      Se voltar ao assunto - espero que não, mas nunca se sabe - lembrar-me-ei da sua gentileza.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Corrija-me se estiver errado: o Benfica tem 3 empates e uma vitória nos quatro jogos fora com o SC Covilhã para a Taça de Portugal, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O Benfica fora tem duas vitórias e dois empates. Em 1951/52 depois de vencer, por 7-0, na Covilhã empatou a dois golos no Campo Grande. Há um empate em casa. Já publiquei todos os resultados da Taça de Portugal em 3 de Outubro (Regresso ao Passado na Covilhã).

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Obrigado. 5-0 e 7-0 fora é À BENFICA

      Eliminar
    3. E sem espinhas...

      Sempre que eu conseguir (souber!) respondo às questões.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    4. Profundamente lamentável o Almanaque oficial do Clube dizer que o 7-0 foi em Lisboa

      Eliminar
    5. Concordo.

      Mesmo resistindo ao facto de não querer transformar o blogue EDB numa errata do Almanaque esta é demasiado grave (nem eu me tinha apercebido disso...)

      Esse erro altera não só a Gloriosa História mas também a História do Futebol em Portugal.

      Em breve vou dizer porquê

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Só quando chegar à casa consigo responder.

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: