SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 setembro 2014

Defender a Honra Por Favor (Parte 1)

09 setembro 2014 6 Comentários
CINCO PARA DOIS. MAIS DOIS POLIVALENTES. TODOS VALENTES


Que este campeonato de 2014/15 vai dar muito que falar já todos percebemos. O SLB quer ser Bicampeão (o que não ocorre desde 1983/84). O FCP não quer que isso aconteça, tal como tem conseguido impedir desde 1983/84 (nem que para isso tenha de gastar uma "pipa de massa"). O SCP ao ficar em 2.º lugar - em 2013/14 - encostou-se à parede (se ser 3.º é fracasso o melhor é falar em querer ser campeão porque em questão de crer o 2.º já era bom!)

Eis a minha opinião. A visão do adepto. Sempre a que me interessa.

Maxi Pereira (30 anos)
É indiscutivelmente o jogador "À Benfica" deste e dos plantéis do passado recente. Naquilo que isso representa: jogar com genica, no sentido de antes quebrar que torcer. E ainda com qualidade técnica e táctica. Nada a apontar-lhe. Quando o jogo não lhe corre bem não é porque seja displicente. É porque foi um daqueles dias que "não se pode sair de casa". Que acontece a todos, em qualquer emprego que se tenha. Titular na ala direita perderá a titularidade - por lesão ou para fazer a "rotatividade" numa época exigente e longa, por isso desgastante. E marca golos e faz inúmeras assistências, apesar de defesa, durante as épocas. Em 2013/14 foram seis.

Eliseu (30 anos/ 31 durante a temporada 2014/15)
A melhor surpresa das contratações para 2014/15. Joga com se fosse Benfiquista. E consta que é! E tem muita qualidade. Actual titular na ala esquerda parece uma "cópia-à-esquerda" do Maxi. Ou seja, perderá a titularidade - por lesão ou para fazer a "rotatividade" numa época exigente e longa, por isso desgastante. Além disso tem um pontapé forte de meia-distância, como se viu frente ao Boavista FC duas vezes, numa delas certeira.

Sílvio (26 anos/ 27 durante a temporada 2014/15)
A recuperar de lesão grave pode fazer as duas alas. E com qualidade técnica "acima da média". Importante num plantel com época intensa e longa. Assegura qualidade à direita ou à esquerda. Em fase final da recuperação, após operação, é importante para manter "luta leal" com Maxi Pereira e Eliseu por um lugar. Vai ser fundamental para dar consistência e troféus em 2014/15.

Benito (22 anos/ 23 durante a temporada 2014/15)
Chegado em 2014/15 de um dos clubes emergentes do futebol suíço (FC Zurique) que vai suplantando o histórico, mais popular, melhor e mais forte clube helvético Grasshoper CZ (Clube Zurique). O Benfica da Suíça!
Mostrou qualidade, mas inexperiência para ser logo titular. Com quase menos dez anos que Maxi Pereira e Eliseu, tem margem de progressão elevada. A verificar nas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal e Taça da Liga.

MAIS

André Almeida (23 anos/ 24 durante a temporada 2014/15)
Depois ainda há o polivalente internacional André Almeida. Apesar de gostar mais de vê-lo a jogar no meio-campo defensivo (+++). Nas laterais gosto mais de vê-lo na direita (++) e menos na esquerda (+).

Seja qual for a escolha (em cinco)
São cinco possibilidades. Ruben Amorim já não faz sentido como defesa-direito. A Gloriosa Defesa (+++) é a melhor, quando comparada, com a do FC Porto (++) e do Sporting CP (+).

Viva o Benfica

Alberto Miguéns

NOTA (às 00.15 da matina): Acabei de "ouvêr" a entrevista do FCP (aliás Inês Gonçalves da RTP I) ao presidente da Liga (Mário Figueiredo). Em breve publicarei no EDB, não qualquer comentário ao que "ouvi-vi" que não merece tempo gasto, mas um texto que está alinhavado e falta concluir denominado: Os Oito Dogmas Portistas Pintistas. Um desses dogmas - pôr os media a chafurdar - tem um bom exemplo na citada "entrevista".

PLANO (PREVISTO) PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO EDB
Amanhã (10): Umas palavrinhas acerca dos defesas-centrais;
Depois de amanhã (11): Umas palavrinhas acerca do meio-campo;
Sexta-feira (12): Umas palavrinhas acerca dos avançados;

Domingo (14): Umas palavrinhas acerca das competições
6 comentários
  1. Este último post, já me está a fazer crescer água na boca Alberto. Terá algo a ver com a magnífica intervenção do António na bolatv?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Chama

      Se está a referir-se aos Oito Dogmas tem. O Calabote é um desses dogmas. Mas apesar de estar praticamente feito só será editado no EDB depois do jogo com o FC Zenit.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Ficarei a aguardar.

      Já eu tenho uma entrevista de Eusébio dada à extinta Gazeta dos Desportos em Janeiro de 1992. Lá Eusébio faz críticas contundentes a muita gente... Estou indeciso em publicá-la!

      Talvez também depois do jogo frente ao Zénit... ;)

      Eliminar
  2. Gostaria de deixar uma sugestão/crítica

    Agora que o campeonato está parado, não é possível voltar ao que estava previsto em agosto e terminar o que estava planeado ?
    Houve uns artigos que estavam planeados saírem, contudo devido à conquistas de algumas modalidades ou outros assuntos mais importantes foram sobrepostos (o que é perfeitamente normal) e entraram em esquecimento.
    No entanto tenho receio que não voltem a serem publicados, como alguns do 1 ou 2 trimestre do ano devido à magnífica campanha do Glorioso seja nas competições internas como externas.


    Aproveito para deixar a continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno Paiva

      Que me lembre foi tudo sendo publicado expecto a II e III parte da ida ao museu do FCP e a continuação da História Centenária da Natação.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. 1) Reconhecer a Grandiosidade Desportiva, Moral e Massa Adepta do SLB
    2) Tentar alcancar e superar o SLB em todas as dimensoes e a confirmacao do ponto 1.
    3) Concretizar o plano 2, leva ao ponto 4.
    4) Os fins, justificam os meios.
    5) Ter a nocao que uma mentira, por mais repetida, ainda que ate a exaustao, jamais a tornara verdade, mas tornara mais fascil o recrutamento dos fieis a 'causa', dos ignorantes e dos desprovidos de principios e valores eticos.
    6) Assalto a todos os orgaos do poder, Desportivo, Judicial, media, atraves da corrupcao, chantagem, coaccao, agressao fisica e moral.
    7) Concretizado o controlo das Associacoes, dos orgaos de Disciplina, Justica, Arbitragem ( nomeacoes e classificacoes) da FPF, aliancas com o SCP, Olivedesportos, Agentes desportivos, promiscuidade do poder politico e controlo da Comunicacao social, preencher lugares chave na UEFA e muita apatia dos Benfiquistas, permitiu concluir parte importante do plano e chegar ao ponto 8
    8) Sistema viciado e corrupto, com vitorias falseadas e baseadas na mentira, conforme comprovado no processo 'apito dourado'
    9) Do que e que nos Benfiquistas estamos a espera para denunciar ate a exaustao, em todos os canais de comunicacao, internos e externos a verdade desta mentira com 30 anos?
    10) Temos a informacao de todos os atropelos, os meios e a forca da verdade, estamos a espera de que? Levaram 30 anos a repetir a mentira! Se necessario for levaremos 30 anos a repor a verdade! Nao podemos vacilar!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: