SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 abril 2014

Um Benfiquista Visita o Museu do FCP

27 abril 2014 34 Comentários
OPINIÃO

Há cerca de dois meses - 15 de Março de 2014 - visitei o Museu do FCP by BMG. Com três objectivos:
1.       Comparar com o do Benfica;
2.      Perceber como é tratado/ utilizado o SLB nesse Museu;
3.      Perceber como é utilizada a história do FCP no seu Museu.


O que interessa para o EDB
O que vou descrever em três partes ligeiras - a primeira hoje - é essencialmente o objectivo 1. Comparar com o do Benfica. Deixo para as outras duas partes mais três textos. Se bem que o do 2.º objectivo (Perceber como é tratado/ utilizado o SLB nesse Museu) seja o mais importante e fundamental no âmbito "editorial" deste blogue "Em Defesa do Benfica".

Como foi a visita
O FCP e os portistas estão longe de serem os intratáveis que fazemos deles - muito por culpa dos media - que tendem a fazer de algumas árvores a floresta. Quando estão juntos podem ser intoleráveis e revanchistas em relação ao "Glorioso". Isolados muitos são "provincianos" mostrando um misto de reconhecimento/ inveja pelo Clube do Povo. Percebe-se isso na cidade (falo da cidade em si) e não dos subúrbios que desconheço, fisicamente e emocionalmente.


O "célebre" marco quilométrico nos Carvalhos, indicativo do começo da Estrada Nacional n.º 1. Sobreviveu ao betão!


Começar a "apalpar"
Em locais que frequento poucas vezes - e vou pouco ao Porto apesar de gostar muito da cidade, mas sempre são 300 quilómetros - como dizia, em cidades pouco visitadas por mim gosto de estabelecer "poiso" em instalações cosmopolitas para perceber o que pensam essas pessoas de Portugal: da política e sociedade portuguesa, do futebol português e do Benfica. No Porto não fiz excepção. Fui para a Pousada da Juventude. Mas tive "azar". Estava, praticamente, vazia!

Quero o quarto Gaitán e a cama Luisão
Quando fui informado que podia escolher o quarto pois havia poucos viajantes alojados, não tive alternativa. Pedi o quarto Gaitán (isto foi na sexta-feira - entre o final da tarde e a noite - após a brilhante exibição em Londres frente ao Tottenham HFC, na noite anterior!). A recepcionista disse não saber o que era. Mesmo "traduzindo" disse ser do FCP e não se interessar pelo Benfica a não ser para vencê-los! Mas como acontece SEMPRE na cidade aparece um Benfiquista portuense que, rindo, disse-lhe para me dar a chave do 20. Assim foi. Quando perguntei quantas camas tinha e fiquei a saber que eram quatro, pedi a chave do cacifo do Capitão. Como SEMPRE no Porto um Benfiquista ajudou-me. Era a do 4! Era... porque os cacifos não têm chave. É necessário levar um minicadeado de "casa". É o que farei da próxima vez que lá voltar.



No exterior do Museu
Aqui já se podem fazer comparações. O Museu do FCP é muito mais dinâmico que o nosso. Sabem levá-lo aos portuenses, arrabaldistas do Grande Porto e turistas. Sem grandes custos. Aqui ficam-nos a ganhar. O Museu do SLB é pouco dinâmico (em comparação com o do FCP). O nosso está lá e pronto!




No interior do Museu
Quando obtive a confirmação que se podia pagar o acesso com cartão de crédito, puxei do cartão do BENFICA/ CGD e paguei o bilhete. Não vou tecer qualquer comentário público por razões óbvias de protecção a quem vendeu o bilhete!




Entra-se para a Sala de Exposições Temporárias
Franqueado o acesso e até chegar à entrada da Exposição Permanente,  ficamos entre grandes figuras do FCP (como se fôssemos mais uma), desde os mais simples (mas dedicados empregados) até às grandes figuras do dirigismo, futebol e modalidades que tornaram grande o FCP.


O Béla Guttmann "Deles". Atrás outro jogador (penso que Pinga). São dezenas de figuras - nós mais uma, embora de passagem - e dizem que vão chegando mais até à centena

Museu do FC Porto versus do SL Benfica
Os dois Museus têm o mesmo conceito multimédia mas são diferentes. O Museu do Benfica é mais grandioso, apesar de distribuído por três pisos. O do FCP tem um espaço mais adequado. É mais horizontal e o nosso mais vertical. Razão tinha eu quando me insurgi contra a localização do nosso dentro do estádio. E fui ridicularizado e contrariado. E por isso abandonei o projecto inicial que depois foi também abandonado, apesar de terem trabalhado nele vários meses, talvez um ano. Acabaram por me dar razão (ver EDB em 28 de Outubro de 2011). Como eu temia. Se não têm ido para o espaço que indiquei como alternativa, tínhamos levado uma "abada" no campeonato dos museus.

Um espaço fantástico
O Museu do FCP by BMG tem no entanto o melhor espaço se juntássemos os dois museus. O nosso globalmente é melhor, mas eles conseguiram dar grandiosidade ao que já era grandioso, as sete conquistas internacionais. Está muito bem conseguido, com muita dignidade e grandeza. E visto do piso superior que criaram é deslumbrante.



As grandes diferenças
O "nosso museu" tem mais qualidade técnica, está melhor arrumado e é mais impressionante. O "museu deles" é mais popular e ideológico. Não comparo a informação estatística, os critérios de escolha (que no Benfica, pela sua grandeza, são mais de rejeição) e os textos fixos (não informatizados), porque são da minha responsabilidade (pelo menos eram aquando da inauguração do Museu em 26 de Julho de 2013).

Que diferenças e tratamentos?
Quanto aos conteúdos deixo para as duas próximas abordagens. Mas considero o nosso mais rigoroso e com tratamento digno a todos os adversários, incluindo o FC Porto.


A última imagem - ao fundo (está lá um visitante) o espaço Kelvin que é o penúltimo núcleo. No último a baliza onde Falcao marcou o golo da última conquista europeia (ao Artur, então no SC Braga) em composição com o golo de Madjer ao FC Bayer Munique (em 1987). Juntaram a primeira conquista com a última no adeus ao Museu!

E à saída
O Museu do FCP by BMG termina onde começa a loja do clube. Ao contrário do nosso somos "obrigados" a ir às compras. Aproveitei para ver o que havia. Comprei o (bem feito) programa de jogo do FCP com o FC Arouca (um euro) e um livro (bem conseguido e mais rigoroso que alguns textos do Museu) do FCP para crianças. Tinha que pagar 13 euros (1 + 12). Voltei a puxar pelo cartão do BENFICA/ CGD. Paguei 9.40! Não vou tecer qualquer comentário público por razões óbvias de protecção a quem vendeu!




Daqui a uns dias há mais...

Alberto Miguéns
Previsão das outras duas partes:
II.      O SLB no Museu do FCP by BMG;
III.    A História do FCP Vista do Museu.


Plano para Abril/ Maio
(Previsão sempre à meia-noite):
De 27 para 28: Que Meia-Final da Taça da Liga?;
De 28 para 29: Álvaro Gaspar (7.ª parte de 12);
De 29 para 30: Álvaro Gaspar (8.ª parte de 12);
De 30 para 01: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte II); 
De 01 para 02: O Benfica Transalpino;
De 02 para 03: Gostava Tanto Que...;
De 03 para 04: Eu Benfiquista no Museu do FCP by BMG (parte III);

De 04 para 05: A duas jornadas do final
34 comentários
  1. Há coisas que um gajo devia guardar como segredo! se nao o guardas, e se falas no GLORIOSO, nao compares a sua GLORIOSA existencia com 30 anos de podridao no futebol portugues!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando de Sousa

      O FCP tem 108 anos de existência. Não tem 30 anos! O pior é fazerem o jogo do FCP reduzindo-o a 1893 e depois desde 1982. Há mais FCP entre 1906 e 1982!

      Os Benfiquistas devem saber separar a verdade da mentira.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. oh miguens visitaste um bom tasco fds,achas akilo um museu?Ainda não deevs ter visitado o do Benfica só pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não.

      Até o vi ainda sem nada lá dentro!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  3. Miguens ainda vais virar para o meu Porto. Lindo o nosso museu azul e branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a maior impossibilidade do Mundo.

      Mas nunca serei faccioso. E o FC Porto é o Sócio Honorário n.º 27 do "Glorioso" desde 11 de Março de 1955.

      Há uma história paralela por contar entre 1912 e 1982. Um diua será contada!

      Pinto da Costa nunca conseguirá fazer-me odiar o FCP enquanto clube. Não tem categoria para conseguir isso!

      Saudações Desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Estou interessado é na "Secção Fantasia", a da suposta fundação. Mas a secção de "frutaria" e de "viagens" também deve ser muito boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá chegaremos.

      Há fotografias para mostrar essas "fantasias"!

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Excelente artigo.
    Não são poucos os Benfiquistas que esperam pela altura em que a digna instituição F.C. do Porto se libertará da máfia que o governa e por arrasto, o futebol português.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos motivos pelos quais fui ao Museu do FCP é a falta de informação nos media acerca dele e do nosso! Fizeram propaganda das inaugurações, mas depois tendo motivos interessantes para compará-los... ignoram-nos.

      Intrigante ou não...

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. obgd pela informação e fico a aguardar pelos próximos capítulos ;)

    pelos comentários que se lê em cima parece que o Pinto conseguiu concretizar em parte um dos seus objectivos e não foi só junto dos adeptos do seu clube

    alguns benfiquistas esquecem-se que a grandeza do seu clube de cariz internacional não pode ficar refém de uma luta mesquinha com um clube que devido à sua liderança não conseguiu deixar de ser de cariz regional... e isso por mais vitórias que atinjam é o que lhes doí mais... e isto também há muitos benfiquistas que infelizmente não percebem e continuam a negar o carácter humanista do clube por oposição do carácter bélico de outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais.

      Em 108 anos de existência do FCP houve dirigentes do clube que admiravam o SLB e tinham tanta consideração pela grandeza do Benfica que o convidaram, em 1912 para inaugurar a Constituição e em 1952 para inaugurar as Antas.

      Em minha opinião os Benfiquistas não se podem transformar em portistas de vermelho.

      Uma coisa é um Fruta Corrupção e Prostituição. Outra é um clube de gente honrada e leal que fez crescer o clube desde 1906 sem, por exemplo, nunca alterar a data de fundação.

      Dá-se a entender que só se descobriu a "existência" de António Nicolau de Almeida em 1987. Mentira! Nos anos 40 e 50, pelo menos, já se sabia dessa notícia de 23 de Setembro de 1893 num jornal de Lisboa "Diário Ilustrado". Só que se sabia que não havia qualquer ligação.

      Não podemos confundir o FCP desde 1982 com o FCP desde 1906. Isso é o que "ele" quer. Como se não existisse FCP antes de 1982.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. "Em 108 anos de existência do FCP houve dirigentes do clube que admiravam o SLB e tinham tanta consideração pela grandeza do Benfica que o convidaram, em 1912 para inaugurar a Constituição e em 1952 para inaugurar as Antas. "

      Mas na altura da inauguração do estádio das antas, o Presidente era o inefável fascista Urgel Horta. Mesmo assim havia uma grande consideração pela grandeza do SL Benfica de maneira a convidá-lo para a inaguração do estádio das antas ? Confesso que não esperava essa.

      Em relação ao artigo parece deveras interessante. Há já algum tempo que estava curioso, de maneira a ter uma impressão sobre os dois museus. Obviamente que só visitei o do Glorioso e portanto vou seguir os próximos artigos com muito interesse.

      Saudações gloriosas

      Eliminar
    3. Caro Bruno Paiva

      Os clubes não funcionavam como frentes políticas. Eram clubes desportivos. Podiam era utilizar o Poder para dele beneficiar, como foi o caso de Urgel Horta que utilizava o facto de ser deputado na Assembleia Nacional como deputado da União Nacional para o FCP tirar benefícios. Mas o FCP era um clube, tal como o SLB. E as relações eram entre clubes, não entre pessoas.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  7. Dr Miguéns,a minha profunda desilusão(partilho do respeito,pela instituição fcporto),o seu trabalho,mais transparece algum recalcamento no seu "caso"MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Car Anónimo

      Não recalcamento nenhum Eu como Benfiquista e Associado quer que o Museu do Benfica seja o melhor do mundo de sempre e para sempre!

      Nunca escondo é a verdade nem o que penso. Não sou lambe-botas, nunca serei. Doa a quem doer. O Benfica merece transparência.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberro Miguéns

      Eliminar
  8. Boas

    Nacionalmente o SL Benfica tem mais taças que o FC Porto, internacionalmente o FC Porto tem mais que o SL Benfica e para se ver as Taças UEFA, Taça Intercontinental, Supertaça Europeia e as novas LC tem de ir ao museu do FC Porto. Não percebo a eliminação do post e respectivo quadro com os jogos do SL Benfica com equipas italianas colocado no dia 24 de Abril e não a respectiva correcção. Depois o FC Porto é que altera e elimina factos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Eu corrigi o que estava errado. E não escondo os comentários que mostram o erro! Se o FCP fosse honesto como eu emendava os erros que tem criado nos últimos 30 anos! E pedia desculpa por ter andado a enganar a História e a enxovalhar o fundador José Monteiro da Costa.

      Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  9. "Como se não existisse FCP antes de 1982"
    e acrescento. Como se não continue a existir após o periodo negro que atravessa, em boas mãos esperamos.

    Grande Minguens, grande Benfiquista!

    É isto o Benfica senhores. Quem não o percebe não percebe a Chama Imensa!

    RC

    ResponderEliminar
  10. Bem, acabei de assistir a mais um jogo lindo desta época linda.
    Espetacular vitória onde mais lhes doi. Estou contente também por o FCP poder livrar-se da chatice de só ter ganho a Taça da cerveja (terminologia deles).

    Em relação ao museu, percebo ou julgo perceber o que o Alberto quer dizer. E era o que faltava que o Benfica fosse um espaço de falta de democraticidade, de unanimismos forçados. Até Cosme Damião viu a sua visão contestada em 1926 e por muito que doesse a Ribeiro dos Reis e seus apoiantes, a nossa maior figura foi afastada.

    Dito isto, sinto-me à vontade para achar que o nosso museu é um orgulho para os Benfiquistas mas tem alguns detalhes que podem ser melhorados. O local é bem conseguido no seu interior, mas numa zona pouco frequentada. A loja está fisicamente separada e pelo menos deveria haver uma montra para cativar os compradores. Isto não optando pelo melhor cenário que seria ter uma loja na própria loja na zona final que adiciona pouco. Concordo no entanto que o espaço actual deveria manter-se. Ter dois espaços não é incompatível e julgo que não acresceria demasiadamente os custos.

    O museu é também visualmente atractivo mas alguns detalhes poderiam ser melhores. Saliento dois aspectos:

    1 - as duas taças dos campeões e a taça latina (esta ainda pior) estão colocadas num canto pouco condizente com a sua importância histórica. O espaço consagrado deveria ter a amplitude que me pareceu ter no museu do FCP.

    2 - o espaço dedicado a Cosme Damião é digno mas está pouco visível. Passei por aquela zona sem ver e quando cheguei à zona das camisolas da nacionalidade já impaciente perguntei a um colaborador para me dizer onde estava o dito espaço. Eu gostaria de algo mais integrado e de maior dimensão. Enquadrado com a acta fundadora que está modestamente representada no início da ascenção com o contexto da história universal e com mais dois ou três retratos. Acho pouco e nada articulado. Para mim embora a ideia da entrada ter as taças e alguns documentos desse periodo da fundação até não ser má eu continuo a achar que devia haver um espaço uno, digno, visualmente atraente com fotografias digitais móveis dos 24 fundadores e de mais 15-20 pessoas que facilmente eu poderia listar como fundamentais para esse período seminal. Seria uma homenagem aos homens de rara fibra que fizeram possível este sonho diário, esta maravilhosa concretização colectiva que é o nosso querido Sport Lisboa e Benfica.

    Há espaço, há conveniência em aprimorar o que já é um magnífico espaço e mas que pode ser ainda melhor. O centro de documentação e reabilitação é fenomenal - isto atendendo ao que vi nos três documentários dedicados que televi. Esse é um mérito que não devemos nunca deixar de dar um grande destaque e congratular os responsáveis.


    Saudações Benfiquistas
    VJ

    ResponderEliminar
  11. Vamos esperar pelos próximos capítulos.
    Pena foi o Miguéns ir colaborar no nosso Glorioso Museu, quando o "comboio" já estava em andamento e como maquinista, um tal Serrado do Çeportém, um iluminado porque das primeiras coisas que fez quando tomou conta da máquina,foi descobrir que o nosso glorioso teria nascido em 13 de Setembro de 1908 e não em 28 de Fevereiro de 1904. E essa escarradela, chegou a estar no nosso site.
    Felizmente temos como guardiões do nosso TEMPLO e da nossa história, pessoas como o Miguéns que estão sempre vigilantes...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eliminei sem querer o comentário quando o que queria era publicá-lo. Está recuperado e será respondido:

      Nunca chegou a fazer a segunda parte do artigo de opinião... Irá fazer no futuro?

      Eliminar
    2. Em resposta a outro comentário/pedido de um leitor se ia publicar essas duas partes brevemente respondi o seguinte (que mantenho):

      «Duvido. Essas partes (II e III) foram logo feitas quando foi feita a I. Estão em "Rascunho". Já passou muito tempo desde que a I foi publicada. Não se perceberá a sequência. Vou ter de fazer uma nova I (comparação dos dois Museus) e depois a II (como eles vêem a História do SLB) e a III (como eles vêem a História do FCP). Estas podem ser as mesmas, mas a I necessita de acrescentar mais materiais (quero ter as visitas reais, médias de visitantes, preços, etc.). E só faz sentido quando tiver a garantia que consigo publicar as três partes em três dias ou num máximo de 10/15 dias. Talvez entre a última jornada da Primeira Liga em 2014 e a primeira de 2015.»

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  13. Caro Alberto Miguéns, este blog pelo que entendi, defende o benfica em prol da mentira? Bem sendo assim já que comparou os 2 museus (algo sem interesse), em 1º só foi demonstar quem é de facto o provinciano, 2º esqueceu-se também de dizer que o museu do porto tem 8000metros quadrados, ou seja o dobro do cosme damião. Mas como disse e volto a referir isso não tem interesse nenhum. O que interessa é realmente o grande problema que vai na cabeça de um benfiquista... Repare o seguinte, no auge do benfica e sporting estes dois clubes tiveram todo o seu mérito, ninguém sequer fala da operação "rute" mais tarde chamada de operação "pantera negra" onde o regime soube desviar 1 grande jogador ao sporting, o caso calabote e muito mais. Surge o auge do porto o que vocês fazem é denegrir constantemente a imagem das pessoas cá do norte, nomeadamente Pinto da Costa. Históricamente a única coisa que sabemos é que de facto está um individuo preso que por acaso foi presidente do slb. Por isso deixe-se de recalcamentos e se quer defender o benfica comece pela sua casa e tente entender por que motivo é o clube mais devedor... 17 milhões do BPN e agora 600 milhões ao bes e não se esqueça que por esses lados coca cola escreve-se com 4 letras apenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo.

      1. Não tem interesse comparar Museus? O FCP passa a sua existência a comparar tudo com o Benfica. Até os marcadores electrónicos dos anteriores estádios comparavam! Mais. Tem tanto interesse que o blogue tem dois artigos preparados em que vai mostrar e demonstrar como o Museu do FCP é, essencialmente, um instrumento de poder e demagogia em que mentem. E mentem acerca da História do Benfica e do próprio FC Porto. Inacreditável.

      2. Qual operação para desviar o Eusébio?! O facto de existir um Poder Político contra o Benfica é que permitiu aquela vergonha. Um futebolista (que sendo menor e órfão de pai a responsabilidade era da mãe) querer jogar no Benfica (por odiar o Sporting Racista) e a DGD ou S - Direcção Geral do Desporto ou Sporting) não o permitir. Tanto que Eusébio chegou em 15 de Dezembro a Portugal e só pode jogar em 23 de Maio! Cinco meses! O Benfica esteve cinco meses impedido de utilizar um futebolista que só queria jogar no Benfica. Que não queria - nem obrigado - jogar noutro clube! E ainda foi o Regime a patrocinar a sua vinda para o SLB. O Caro Anónimo deve estar a brincar connosco!

      3. O Calabote é uma invenção da parelha Pedroto/Pinto da Costa. Serve para esconder as duas expulsões em Torres Vedras - à mesma hora - que facilitaram a conquista do campeonato pelo FCP. Se não tivessem acabado 11 (FCP) contra 9 (SCU Torreense) o FCP não marcava o 2-0 e o 3-0 nos últimos quatro minutos! Na Luz Calabote não expulsou nenhum jogador do GD CUF! Se o tivesse feito, como o árbitro Francisco Guiomar fez em Torres Vedras, actualmente o Benfica tinha pelo menos mais um título e o FCP menos um! Pelo menos! Pois não sabemos que implicações teria nos dinheiros portistas mais uma temporada a branco-e-branco!

      4. OS Benfiquistas não têm interesse em denegrir os nortenhos. Arriscavam-se a denegrir outros Benfiquistas. O maior clube do Norte é o Benfica como sabe. E sabe melhor do que eu, porque vive no Norte. Vive rodeado de Benfiquistas. Como sabe!;

      5. Não sou eu que enxovalho Pinto da Costa. É ele próprio. Queixe-se ao Youtube;

      6. Pois está preso por ser do Benfica. Se fosse do FCP era elogiado. É a estrutura, pá!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  14. Caro Alberto Miguéns, não sei em que mundo vive, mas aconselho urgentemente a ler o livro do saramago: " Ensaio sobre a cegueira". Afinal a sua resposta baseia-se simplesmente numa mentira. Não sei qual a sua idade mas também pouco me interessa. Mas no caso calabote pergunte aos mais antigos, provavelmente esses lhe poderão pôr essas ideias loucas no lugar. Eu trabalhei 3 anos em lisboa e sei exatamente como essa gente pensa e fala do norte, sei qual o maior desejo para com Pinto da Costa. Já que fala no youtube, permita que lhe pergunte o seguinte, acha que aquilo que apareceu foi por acaso e só dirigido ao meu F.C.Porto? Repare que nessa mesma altura uma certa criatura lançou um livro com ajuda da leonor pinhão (ligada ao benfica), tentou-se de tudo para acabar de vez com Pinto da Costa e a hegemonia do meu F.C.Porto, felizmente não conseguiram, o o FCP continuou a ganhar quer nacional quer internacionalmente. Aqui em Portugal pretende-se simplesmente abafar os sucessos do Porto em prol de declíneo do slb, felizmente no estrangeiro têm outra visão da marca porto versus benfica, alías até são literalmente gozados pelo exagero pela demagogia constante (baviera). Já agora onde param as escutas do benfica? Eu vi árbitros estarngeiros a falar de ofertas de prositutas da parte do benfica, no entanto são vocês que só sabem falar de fruta (parece aquele publicidade do gato e da sua famosa comida wihiskas). Quando quiser falar de transparência e defender o seu clube, então faça-o primeiro para essas bandas e deixe o Porto em paz e de fazer comparações com aquilo que é incomparável. Falou e muito quando disse: "está preso por ser do benfica", porque vocês sempre foram e sempre serão associados a jogos de bastidores até aos dias de hoje. Já agora que é tão transparente, não acha que este ano estão a ser levados ao colo? Já reparou que com tanta transparência que tem está a ocupar este blog com comparações de um grande clube com o vosso e nem sequer falou ainda da pouca vergonha se tem passado este ano no campeonato. Afinal o único jogo em mereceram ganhar foi exatamente no dragão (não tenho problemos de o dizer). Medite no que escreve e analise ao promenor se os sites que vasculha são fidedignos. Um bem haja para si e para todos os meus amigos benfiquistas e Boas entradas e que o Porto seja campeão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      1. O Calabote deu três ou quatro minutos de desconto. Todos os jornais referem isso, também os da cidade do Porto: JN, CP, PJ e ND (Norte Desportivo) mesmo que os jogadores do GD CUF tenham passado o jogo a "queimar tempo" (para impedirem golos do SLB) a favor do FCP; Depois do 7-1 e do 3-0 em Torres Vedras o Benfica teve cerca de 12 minutos para marcar um golo que podia dar o título. E não marcou. Se Calabote quisesse tinha, em 12 minutos, "oferecido" um golo ao SLB.

      2. Eu vi um árbitro fazer isso ao FCP em Coimbra nos anos 90. Prolongar sete minutos o jogo. Como este não atava nem desatava inventou uma grande penalidade a dois metros da grande-área para o FCP ganhar o jogo e os correspondentes, à época, dois pontos para impedir o SLB de ser campeão e o FCP somar mais um. Sabe o que eu lhe digo:

      «Um portista a queixar-se dos árbitros é como um pedófilo a queixar-se que foi violado».

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  15. Quanto mais leio seus comentários mais tenho a certeza que é uma pessoa com problemas de esquizofernia e com uma mente fértil onde a imaginação é bem superior ao país das maravilhas da dita Alice... Bem, se compara um portista a um pedófilo a queixar-se que foi violado, então não sei a quantidade de vezes o foi, afinal quem está sempre a queixar-se das arbitragens são as papoilinhas saltitantes, saltam tanto que até metem dó. Recordo-me do 92 minutos e daquele golo fantástico do Kelvin, isso é que foi uma violação à bruta, no jogo jogo a seguir lá se queixaram novamente do árbitro... É curioso mas acho que sempre que comenta algo deve estar à frente de um espelho para poder inspirar-se em tantas idiotices que até mete dó. Caro Alberto Miguéns, independentemente da nossa côr clubística, temos sempre a tendência de olhar para o vizinho do lado, sei que o meu grande FCPORTO já foi beneficiado e sei reconhecer isso, espero que saiba reconhecer o mesmo em relação ao seu clubezeco. Clubezeco esse que tanto refila que é o maior do mundo e que tem mais sócios do mundo (na baviera até partem a moca a rir com tanta mania da grandeza) e que enfim tanto diz e que no fundo não diz absolutamente nada. A grandeza deste clube do regime deve-se ao facto da comunicação social, afinal são estes que vos levam ao colo e são eles que fazem toda esta publicidade enganosa. Se não fosse esta comunicação social nem me lembraria nem que esse slb existia, aliás nem eu nem muitas pessoas de bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      No fundo, no fundo admira o Benfica. Aliás como os portistas desde... 1912. Um Clube do Povo que nascendo simples, crescendo com orgulho cedo revelou ser o melhor de Portugal. Em 28 de Abril de 1912 o "Glorioso" campeão de Lisboa em 1911/12 aceitou de agrado o convite do FC Porto que conquistara a Taça Monteiro da Costa em 11 de Abril de 1912 após vencer, por 5-3, a equipa da Associação Académica de Coimbra. Tal facto levou os dirigentes a intitularem-se, não só Campeões do Porto, como Campeões do Norte. E desafiaram os Campeões de Lisboa para um embate para apurar os Campeões de Portugal. Mas "espertos" onde queriam o embate? Na cidade do Porto! E pagavam a viagem de comboio e estadia! O "Glorioso" aceitou até porque nunca tinha jogado com o valente FC Porto apesar de ler os seus feitos nos jornais. Até levamos duas equipas. A 2.ª categoria venceu por 2-1. A 1.º categoria arrasou por 8 a 2. Depois repetiu em 28 de Maio de 1952, dia do Aniversário do Fascismo (essa mania do FCP ajudar os Regimes para deles tirar proveito vem de longe) na inauguração do estádio das Antas.

      Deve ter sido Salazar que em 1912 obrigou o SLB a dar 8-2 ao poderoso FCP (nesse tempo até mais honesto do que hoje) para promover o Benfica entre os portugueses.

      O Benfica sempre foi, é e será muito mais popular que o FC Porto. Até daqui a 1893 anos! Lembre-se disso! Está no coração do povo. Já o FCP está no coração do PdC. E o coração do Povo nunca pára. Haverá sempre Povo. Já Pinto da Costa?!

      Se não gosta da expressão Pedófilo deixo uma alternativa.

      «Um portista a queixar-se dos árbitros é como um ladrão a queixar-se que foi roubado».

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  16. Quanto mais comenta mais eu me divirto com as parvoices que escreve. O conceito que tem sobre um portista so demonsta a pequenez o sentimento de frustração de querer no fundo ter ganho o que nós enquanto portistas ganhamos nestes anos, anos esses que foram e são a cores e não a preto a branco. Sabe o que é ser PORTISTA? Eu passo a citar: "SER PORTISTA"
    "Ser Portista não é fácil, é ser ladrão sem nunca ter roubado.É ser burlão sem jamais ter lesado
    Ser Portista é bem difícil. É dormir campeão, mérito dos jogadores e acordar vilão, por inveja dos vencidos. É aguentar mentiras dos nossos detractores e aprender a lidar com factos distorcidos. É assistir a pernas a partir, sem ser falta, golos a entrar sem nunca terem entrado.Tudo a bem da nação e para animar a malta, conivente com o Apito Encarnado. Ver o Vale a ser preso por burla agravada. Ver o Veiga arrestado em praça pública, ver o Vieira a fazer de virgem pudica. Arautos da verdade fabricada.Livros assinados por pegas corajosas, filmes de jornalistas invejosas.Tudo em nome duma história inquinada e a pensar em milhões que nunca ganham nada. Ver Magistradas a conduzir testemunhas, procuradores-Gerais a serem parciais.É ver dossiers na gaveta por falta de unhas, enquanto outros são considerados fulcrais. Ser Portista é agir com o coração, é ver por entre as mágoas de terceiros a verdade que cala os arruaceiros.Ser Portista é ser livre, é ser dragão!
    E já agora comparar o seu slb com o meu F.C.Porto é comparar o olho do cú com o cú das calças,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamais queria ganhar À FC Porto. Até mais do que o FC Porto ganha. Ficava enojado. E como associado tentava tudo para tirar o Pinto da Costa do meu clube. Um Benfiquista anda sempre de cabeça levantada. Quando escolhe algum dirigente e percebe que esse não tem qualidade para o Clube trata de tirá-lo do Clube votando noutro ou noutros. Não é conivente com gente que teceu teias onde ficam enlaçados juízes, advogados, magistrados, etc, a troco de lugares "vipes" no estádio. Gente medíocre que percebe que pode ter importância e ganhar mais uns euros às costas do FC Porto. Desde que lhes faça o trabalho sujo. Para ganharem todos. Por isso o FCP pode ganhar muito, mas nunca passará da "cepa torta". A maior parte dos portugueses recusam-se a ser capachos de velhos decrépitos aliados a concubinas afamadas.

      Comparar o SLB com o FCP é como comparar luxo a lixo. Luxo de veludo vermelho brilhante e macio a lixo podre de mofo azul. Malcheiroso. Como o Bufas.

      Eliminar
  17. O seu comentário é típico de gentinha frustrada que tenta mais uma vez denegrir a imagem de uma marca que é reconhecida mundialmente e como é uma marca que cresce dia para dia isso provoca calafrios. Tentam denegrir ao máximo mas felizmente não conseguem, porque ao passo que uns falam os outros vencem. Jamais iria querer vencer à benfica com uma comunicação social por trás a arranjar um conjunto de esquemas para vulagrizar o FCPorto e enaltecer a vitórias do slb. Tratam os adeptos do Porto de arruaceiros, mas não fomos nós que matamos pessoas nos estádios nem queimamos autocarros e ferimos jogadores de hóquei, infelizmente também fazemos coisas que não deveriamos e aí sim é denegrir a imagem do porto, nomeadamente o futebol. Quando tentam fazer do Porto pequeno e os seus adeptos, eis que surge um Alberto Miguéns adepto do slb e tenta comparar museus, qual o maior e o melhor e qual fala verdade e o que prega mentiras. Isto sim é mostar o qão pequeno que são, porque nós do FCPORTO jamais perderemos tempo com museus do cosme damião, nem com as vossas vitórias, afinal o que nos interessa são mesmo as vossas derrotas que são mais do que muitas e aí sim tenho de concordar consigo quando diz que admiro o benfica, porque eu admiro mesmo quando levam nos cascos. Quanto ao mofo lá saberá o que quer dizer, afinal não são todos os anos que tira o cachecol e abana com o mesmo, aliás esse fica guardado de 4 e 4 anos por isso deve entender o conceito de mofo... Jogos de bastidores já lhe disse e repito analise mais esse seu clubezeco com mania das grandezas porque já não só os adeptos do porto que se riem das vossas parvoíces, lá para os lados da baviera também ja sabem como são grandes sem ser grande coisa. Nós SOMOS PORTO vós nem sabeis a certo o que são mas sei que conversa fiada isso têm muita. Parabéns por ter ganho pela associação das farmácias o prémio de melhor museu, afinal todos sabemos porque as farmácias estão do vosso lado, é que vocês entram no guinners em esgotamento de stock no que respeita a rennies...

    ResponderEliminar
  18. Obrigado por nos ter visitado! Será sempre um prazer recebê-lo em nossa casa. Tal como fazemos com todos os nossos adversários, voltaremos a trata-lo com o devido respeito que uma pessoa de bem como o senhor merece. É para nós um prazer e uma honra aceitar o seu contributo monetário para a nossa causa.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: