SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 abril 2014

A Casa ao Benfica Sem Medo

16 abril 2014 0 Comentários
OPINIÃO

Até nas Casas dos Clubes nas respectivas cidades há tantas diferenças.


Casa do Benfica no Porto

Não se percebe (percebe-se! percebe-se!) porque trata tão mal a autarquia portuense alguns dos seus munícipes. Que raio! Então usam como pretexto as escadarias interiores de um prédio para não licenciarem o espaço como público. Com que objectivo?! Não permitirem a colocação de uma placa como esta:



Digam lá se não tem bom gosto! Muito mais bonita que o folclore bimbalhão utilizado pelos portistas em Lisboa. Uma placa que dignificaria (há-de dignificar!) a rua de Santa Catarina e o Porto. E nem precisa de outra placa. Já se sabe que Benfiquismo é sinónimo de Universalismo. Que o digam as crianças, os adolescentes, jovens, adultos e idosos. É Benfica! É Classe! Muito para lá de Contumil e arredores!

Casa do FC Porto em Lisboa
Como se vê a Casa Portista em Lisboa tem todo o apoio e mais algum da autarquia lisbonense. Até lhes permitem fazer poluição visual numa das principais artérias da capital, a avenida da República. Poluição, Propaganda e Mentiras!
Poluição porque têm a Casa enfaixada a todo o comprimento e largura. Com motivos folclóricos próprios da bimbalhada. Não uma mas duas faixas. Uma Casa bifaixa;
Propaganda porque utilizam a Casa e as faixas para fazer publicidade para a via pública.
Mentiras porque é propaganda enganosa. Desde quando o FCP é um "clube universal"?! Um clube que ainda há pouco utilizou a presença da Equipa B e um jogo da Segunda Liga para humilhar crianças do SC Farense! É isso um clube universal. Devem ter a ideia que o universo é Contumil! Se resume a Contumil e até inde a vista alcança a partir de Contumil! O universo é muito mais amplo e largo que Contumil! Vai um pouco para lá de Contumil. Muito para lá dos arredores desse lugarejo!



Celso e o Benfica
Quando estive na Casa do Benfica no Porto - mesmo sem placa todos os caminhos vão dar aquele magnífico e emblemático edifício do Porto - encontrei no seu interior, como assíduo frequentador, o ex-futebolista do "Glorioso", Celso que no Verão de 1978 foi vítima de um terrível acidente. Felizmente está muito melhor do que pensava. E disse que o Benfica - apesar de não ser obrigado - continua a cumprir mensalmente aquilo a que se propôs em finais dos anos 70 do século XX. Auxiliar economicamente o infortunado Celso. É um orgulho pertencermos ao Benfica!

Agora vejam" o outro lado"

Deixo uma reprodução do livro:



Como são diferentes as Casas dos dois clubes! Como é diferente o comportamento solidário dos dois emblemas! Qualquer pessoa de bom senso e bom gosto prefere o óbvio!


Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: