SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 fevereiro 2014

Qual é o Mais Antigo?

01 fevereiro 2014 4 Comentários
SERPADA


Depois de viver tantos anos e conviver (ainda que a contragosto) com o "Futeluso" já não fico (muito...) surpreendido (ainda que custe... muito) com as inexactidões (palavra politicamente correcta para falar ou escrever acerca de mentiras!)


Assim não vais para o céu que é azul e... branco, quando por lá passam nuvens daquelas de algodão!

Quem é o mentiroso? E arrogante?

Alberto Miguéns


NOTA (INTERMÉDIA): Depois de publicado este texto o EDB recebeu o seguinte comentário, que apesar de anónimo, como não é ofensivo para terceiros, merece ser publicado:

Se formos por aí, o Jornal do Sporting é de facto o mais antigo, porque data de 1922. Desculpe lá estragar-lhe o regozijo.

O Jornal "Sporting" é mais antigo? Então explique o paradoxo. Ser semanal e mais antigo e ter menos 188 números (três anos e meio) que "O Benfica"! 




Um dia destes o EDB explicará - com vários (4 ou 5) cabeçalhos do jornal "Sporting", ou seja como o EDB gosta, com documentos - porque é que um jornal que se diz o mais antigo e semanal, desde 1922, o "Sporting" - e que nunca teve a publicação interrompida (ao contrário de O Benfica entre Maio de 1999 e Fevereiro de 2001, ou seja, dois anos) - tem menos 188 números publicados que aquele que é "mais recente", "O Benfica"!

É que com os anos de um jornal pode-se endrominar. É só colocar digitos nos cabeçalhos! Já com o número de edições (que estão fisicamente coleccionadas, pelo menos, na Biblioteca Nacional e na Hemeroteca Municipal de Lisboa) NÃO!



NOTA FINAL (previsão): 


No EDB, pela meia-noite de 1 de Fevereiro para 2 de Fevereiro:
"Futeluso": Andam a Brincar Com o Fogo


No EDB, pela meia-noite de 2 de Fevereiro para 3 de Fevereiro:
Festas de Homenagem e Despedida no "Glorioso". A Cultura Benfiquista a um nível superior
4 comentários
  1. Como sempre em grande !

    Saudações Gloriosas !

    ResponderEliminar
  2. Se formos por aí, o Jornal do Sporting é de facto o mais antigo, porque data de 1922. Desculpe lá estragar-lhe o regozijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jornal do Sporting tambem nao seria o primeiro jornal de clube em Portugal, como se apregoa. Essa honra pertence ao Sport de Lisboa.O SL Benfica criou o primeiro jornal de clube em Portugal, pois o Sport Lisboa fundou-se em 1913!

      Corrijam-me se estiver enganado.

      Eliminar
    2. Caro Bruno Paiva

      Está certíssimo se é que esta palavra existe, porque chega certo!

      N.º 1 em 24 de Agosto de 1913.

      "O Sport Lisboa" como título em homenagem ao primeiro nome do Clube em 28 de Fevereiro de 1904.

      1913 foi também o ano dos primeiros Estatutos. E que Estatutos. Inovadores em Portugal muito "por culpa" de Félix Bermudes.

      1913 foi um grande ano SLB. Estatutos; Jornal; Bicampeão Regional de Lisboa em Futebol; Todos os 3 títulos - 1.ª, 2.ª e 3.ª categorias - do futebol em Lisboa; Todos - seis! - os torneios de futebol conquistados; V 7-0 ao Real Madrid CF; Criação da Delegação "Desportos de Benfica" pioneira no Hóquei em Patins em Portugal; Seis futebolistas do Glorioso integram a primeira Selecção da AFL (ainda não havia FPF) que joga com sucesso diplomático no Brasil; Inauguração - 12 de Outubro - do novo campo, em Sete Rios; e António Ribeiro dos Reis inscreve-se como associado do Clube e começa a futebolar.

      Em 1913 passaram 100 anos de um ano brilhante. Um dos mais importantes na história do Clube. Infelizmente não quiseram assinalar esta data. E foram sensibilizados para isso. Há 100 anos? Isso já foi há muito tempo!

      A culpa certamente foi minha. Não consegui explicar-lhes a importância para o Clube desse ano de 1913.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: