SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 janeiro 2014

Morreu o Melhor Futebolista de Portugal

05 janeiro 2014 1 Comentários
OPINIÃO

Em Lourenço Marques, há 72 anos, nasceu um prodígio do futebol mundial. Eusébio da Silva Ferreira não é apenas um dos melhores futebolistas do Mundo, dos 150 anos de existência do futebol. Eusébio foi um dos poucos jogadores que inovou, e acrescentou., ao futebol muito mais do que “apenas” marcar golos. Eusébio, pelas suas características, tanto marcava golos como fazia assistências para que outros marcassem. Foi o primeiro grande goleador a contribuir para que outros avançados marcassem tanto como ele. Se ele marcou mais foi porque jogava mais tempo, podendo emparelhar com outros avançados porque a equipa nunca ficava a perder.

Eusébio Bola de Ouro 1965
Fazia um onze jogar com doze
Eusébio nem começou a avançado-centro e foi perto do ocaso da sua longa carreira que passou a jogar a ponta-de-lança. Notável, até porque ilustra a singularidade (e pioneirismo) da sua marca no futebol mundial. Eusébio marcava golos de “toda a maneira e feitios”, por isso os treinadores podiam colocá-lo em áreas mais afastadas da baliza para ele assistir José Águas, José Torres ou qualquer outro avançado-centro, pois a sua capacidade física, improviso e técnica permitiam-lhe marcar golos de longe ou driblar e fintar sucessivamente até junto da baliza para facturar golos. Golos de bola corrida ou parada, dentro ou fora da grande-área fizeram de Eusébio um notável goleador. Mas ele foi muito mais do que isso. Foi o primeiro grande goleador mundial a permitir que os avançados da sua equipa marcassem mais do que ele. Foi assim com José Águas e José Torres, muitas vezes melhores marcadores de várias competições – Taça dos Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional e Taça de Portugal – porque jogavam na equipa com… Eusébio.


TROFÉU BOLA DE OURO

ANO
Pontos
VENCEDOR
EUSÉBIO
SL BENFICA
1962
65
53
Masopust
ASV Dukla Praga
(Checoslováquia)
2.º
1963
73
19
Yashin
FK Dínamo Moscovo
(URSS)
5.º
1964
61
31
Law
Manchester Utd FC
(Escócia)
4.º
1965
67
EUSÉBIO
1966
81
80
Bobby Charlton
Manchester Utd FC
(Inglaterra)
2.º
1967
68
26
Florian Albert
Ferencvarós TC
(Hungria)
5.º
1968
61
15
George Best
Manchester Utd FC
(Irlanda do Norte)
8.º
1973
96
14
Cruyff
FC Barcelona
(Holanda)
7.º

Imperador do futebol
Foi o primeiro grande goleador do futebol mundial a fazer assistências para permitir que outros marcassem golos. Um pioneiro neste aspecto que depois se vulgarizou, ainda que nenhum outro conseguisse atingir os seus valores, pois Eusébio tinha capacidades invulgares, tanto marcava em força como em habilidade.

Obrigado Eusébio

Alberto Miguéns


NOTA: Em Defesa do Benfica declara luto pelo falecimento de Eusébio, com um fumo negro sobre o rosto do EDB. E em homenagem ao Melhor Futebolista Português de Sempre o EDB evocará  de hora a hora até ele nos deixar fisicamente o percurso desportivo de um futebolista inigualável. Eusébio será inultrapassável. Porque é único. Ninguém ultrapassa o que é ímpar.
1 comentários
  1. Grandeza é...humildade...bondade...um dia Sonharei ser Tu...

    existem muitos homens espertos
    existem muitos homens ricos
    existem muitos homens com o dom da palavra
    existem muitos homens inteligentes
    existem muitos homens cultos
    existem muitos homens poderosos
    Existem poucos Homens Bons...como Tu...nenhum...
    Os Mitos não morrem...são Eternos...
    De Todos Um...EUSÉBIO

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: