SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

22 dezembro 2013

Que Clube Lidera o Nacional?

22 dezembro 2013 7 Comentários
RESPOSTA/ OPINIÃO A UM COMENTÁRIO

"Parece-me que ainda não escreveu ou publicou uma tabela da classificação do campeonato assumindo quem lidera a Liga Zon Sagres"
Leitor devidamente identificado às 23.05 horas de ontem (21/Dez)

Não me lembro de ter escrito ou publicado qualquer tabela. Apesar de me parecer uma discussão de lana caprina (como se diz lá pela minha aldeia de Montalvão, ou seja, inútil por que as cabras não permitem recolher lã ao contrário das ovelhas) não tenho qualquer problema em assumir a minha posição como faço sempre em relação a qualquer assunto. Embora tendo de fazer algumas notas justificativas.

Se tivesse de fazer um texto - uma espécie de uma dimensão - escrevia...
Na 14.ª jornada, a um jogo do final da primeira volta, o Benfica lidera ex-aequo (em alternativa: em igualdade pontual) com FC Porto e Sporting CP, a edição de 2013/14 do campeonato nacional.

Se tivesse de fazer um quadro - uma espécie de duas dimensões - publicava...

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO NACIONAL
(Cinco primeiros)
Lg
Clube
P
J
V
E
D
GM
GS
DG
1ºs
Sporting CP
33
14
10
3
1
33
09
+ 24
FC Porto
33
14
10
3
1
29
09
+ 20
SL Benfica
33
14
10
3
1
27
12
+ 15
4.ºs
GD Estoril Praia
23
13
7
2
4
23
16
+ 07
Vitória SC (Gui.)
23
14
7
2
5
16
10
+ 06

Se tivesse de fazer um diagrama volumétrico - uma espécie de três dimensões - construía...
Um modelo que colocasse os três primeiros e os dois quartos classificados ao mesmo nível.


NOTAS
1.       Para mim, enquanto os clubes não realizarem os dois jogos (1.ª e 2.ª volta) entre si, para "desempatar a pontuação numa tabela", deve vigorar a diferença entre golos marcados e sofridos;

2.      Para mim, um empate fora não vale mais que um empate em casa, nem sequer uma vitória fora ou em casa vale mais. Valem o mesmo: 1 ponto por empate (seja fora ou em casa) e três pontos por vitória (seja fora ou em casa). Apenas a estatística na história dos confrontos indica que "em casa" os êxitos são superiores aos êxitos "fora". Se houvesse uma "discriminação positiva", por exemplo um empate fora valer dois pontos e uma vitória fora valer quatro pontos, poderia haver um desempate pontual com base nessa "discriminação positiva". Como não há, valem o mesmo. A estatística, a tradição ou o hábito não devem sobrepor-se à realidade;

3.      O argumento de que "se o campeonato acabasse agora" é uma falácia. O campeonato só pode ser homologado se todos os clubes tiverem feito todos os jogos. Não podem ficar jogos por realizar. Se ficarem têm de ser averbadas as faltas de comparência respectivas. Em tempos (não sei se ainda vigora) um clube podia ser declarado campeão ou vencedor de uma série se, mesmo faltando algum jogo, tivesse tal vantagem pontual que já não pudesse perder o primeiro lugar, mesmo não jogando.

O Benfica lidera o campeonato em igualdade pontual com outros dois emblemas. Se o campeonato acabasse agora, não havia campeão nacional português de futebol em 2013/14.

Alberto Miguéns


NOTA: Plano de publicação (previsão) no EDB

VERDADES INCONVENIENTES: 4.ª e 5.ª em 5 (CONCLUSÃO)
 
De 25 para 26 de Dezembro/ Eleições (e Assembleias Gerais) democráticas
De 26 para 27 de Dezembro/ Sem finais de competições oficiais “em casa”
7 comentários
  1. patriarca disse:


    Óh "Grande Amigo e Benfiquista" Alberto Miguéns, permita-me discordar da sua Douta argumentação, porque todos sabemos que numa situação de igualdade pontual, tal como agora se encontra, se o campeonato acabasse agora, quem ganhava era o de sempre, o Clube Corrupto.
    Ainda existirão duvidas nisso ???!!!
    Infelizmente ainda NÃO ACORDAMOS e vamos ver se tal como a BenficaTV mostrou e o ENZO foi punido, se o jogador do Setúbal também o é por PISAR DOLOSAMENTE o nosso jogador caído no campo batatal do Bonfim.
    Entretanto VOU ESPERAR SENTADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro patriarca

      Excelente essa comparação. Parece óbvia, de tão evidente, mas não me tinha lembrado.

      Passámos a ser dois a esperar sentados.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Boa Tarde
      No anterior post, disse que o FC Porto ganhou o campeonato 85/86 em Setubal . Está errado , ganhou na ultima jornada em casa .
      Disse ainda que estava para saber como que o Futre tinha marcado o golo em camara lenta por baixo das pernas do GR .
      A resposta é igual ao GR do Sporting CP no golo do Luisão na Luz .

      Eliminar
    3. Caro Alberto,

      Um Feliz e Santo Natal! Bem vermelho claro...

      Eliminar
    4. Ao nunomaf retribuo os desejos de um Feliz e Santo Natal vermelho e um Ano de 2014 com o 33.º, pelo menos.

      Quanto ao Anónimo. Formalmente na ultima jornada. Mas passou para a dianteira (a depender só de si) nessa jornada do Bom-Fim (é sempre assim para o FCP em Setúbal).

      Tal como o Benfica em 2009/10. Na verdade no Bessa. Formalmente frente ao SCP (mesmo com o Ricardo "olhos fechados" a gritar foi com a mão, foi com a mão!).

      O defesasinho do Vitória não consta que, sequer, tivesse gritado! Nem pestanejou! Pudera!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Alberto Miguéns, eu que tanto admiro o seu rigor, não posso acreditar que a sua posição de baseie num "simples" para mim..
    Não existe para mim. Existem regras. Que estão escritas e publicadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      As regras são para a classificação final. Não há regras, apenas interpretações, para as classificações intermédias (1.ª até 29.ª jornada).

      Aliás, actualmente corre-se um risco elevado em entregar troféus na última jornada. A classificação final só é "mesmo final" quando os resultados forem homologados. E há prazos, após a última jornada para os jogos poderem ser impugnados.

      Saudações desportivas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: