A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05/07/2013

Calendários e Sorteios

05/07/2013 + 3 Comentários API
OPINIÃO

O sorteio de ontem? Bem o sorteio de ontem merece um bom comentário. Mas antes... Perdoem-me a confissão e a retórica mas, eu no futebol, mesmo a nível mundial, só tenho confiança na bola e em 99,9 por cento dos adeptos. São os únicos incorruptíveis. A bola de jogo e os adeptos! Todas as bolas? Sim1 Todos os adeptos?! Não! Esmagadoramente todos, mesmo assim... 99,9 por cento. Quanto à retórica?



Paixões e milhões

O futebol, desde a sua invenção (26 de Outubro de 1863, em Londres) é um jogo de paixões. Como tal, desde que existe, por ser um jogo de paixões, há que estar de "pé atrás", pois "vale tudo". Vale tudo para a nossa paixão ser correspondida.

Quando o futebol passou a somar às paixões, os milhões de notas (seja qual for a divisa nelas impressa) passou a "valer tudo e mais alguma coisa"!
 

Exercício simples (para apenas "confiar" na bola e em 99,9 por cento dos adeptos)

Quando uma actividade humana movimenta milhões há que estar atento, pois a "carne é fraca". Basta fazer em exercício de matemática simples, simples aritmética. Antes um "ponto de ordem" para que não se estabeleça uma relação que não tem que existir, nomeando pessoas ou clubes. São exemplos para compreender com mais facilidade os fenómenos humanos. Nada tenho, nem desconfio, desses dois clubes. Apenas os nomeio pela grandeza financeira que geram. Os dois clubes europeus com futebol, que movimentam mais dinheiro são o FC Barcelona e o Real Madrid CF. Diz-se que o FC Barcelona (com futebol e modalidades) movimenta (receitas/despesas) cerca de quatro milhões por dia (4 milhões x 365 dias = 1 460 milhões/ano) e o Real Madrid (futebol e basquetebol) movimenta cerca de três milhões por dia (3 milhões x 365 dias = 1 095 milhões/ano). Nem sei o "valor desse dinheiro". Não sei o que representa. Não faço contas dessas. Mas consigo fazer outras contas.



Quanto "vale" financeiramente, em média, um cidadão espanhol (ou europeu)?

Para simplificar as contas vamos admitir que é de mil euros líquidos, o vencimento mensal (em Espanha o ordenado mínimo é de 633 euros e em Portugal de 485 euros). São valores de referência, apenas porque o FC Barcelona e o Real Madrid CF são clubes de Espanha e vizinhos de Portugal. Vamos às contas, para tentar perceber o que é, realmente, um milhão de euros!

Vencimento mensal, médio, de um cidadão "europeu" = 1 mil euros; por ano (14 x 1000 euros = 14 000 euros). Uma vida de trabalho são 40 anos (entre os 25 e os 65 anos), por isso: 40 x 14 000 euros/ano = 560 000 euros! Ou seja, TODA a vida financeira de um cidadão médio "vale" pouco mais de meio milhão de euros. Só o FC Barcelona movimenta por dia quatro milhões de euros, ou seja, o correspondente financeiro referente à vida de oito cidadãos!!!!!! Por dia, 160 anos de trabalho de um cidadão! No futebol (e em qualquer outra actividade humana que movimente milhões) é fácil corromper! É fácil comprar "um cidadão". Até "muitos" cidadãos! Repito, no futebol acredito sem reservas na bola e em 99,9 por cento dos adeptos! Nos restantes... desconfio!


Sorteio? Que sorteio?
Assisti uma vez a um sorteio do campeonato nacional, que já descrevi há um ano, aqui no EDB, em 8 de Julho de 2012. Fui a esse texto e copiei para hoje o seguinte:
«Eu só assisti a um sorteio, foi para a época de 2007/08, realizado no Tagus Park, em Oeiras. Fui com a credencial do jornal “O Benfica”, por especial empenho de Carlos Calado, então chefe de redacção do nosso semanário. A credencial era fundamental. Permitia fazer perguntas. Lá se deu, por tiragem à sorte, um número para cada clube. Depois anunciou-se que havendo milhares de possibilidades para fazer as sequências, o número da sequência a utilizar também seria sorteada e em seguida a chave daria os emparelhamentos. Chegou o momento de perguntar. Fiz duas perguntas? Se o responsável informático pela programação das sequências ou um seu representante estava presente? Indicaram uma pessoa! Perguntei-lhe se não podiam fornecer todo o programa, pois encontrada a “chave” da sequência nós próprios da comunicação social verificaríamos os emparelhamentos. Bem, o “Homem” e outros elementos da LPFP ficaram “de trombas”. Argumentei que assim seria mais transparente, pois encontrada a “chave da sequência” quem garantia que essa chave correspondia mesmo à sequência ou não poderiam dizer que correspondia e afinal tudo já estar pré-determinado. Como pode. Quem conhece a informática é fácil perceber isso! “As trombas” dos totós da LPFP aumentaram, viraram costas e lá sortearam eles uma sequência cuja aplicação para mim valeu ZERO! Não sei se foi por isto, ou por qualquer outra coisa, mas parece-me que nunca mais houve sorteio – e já se fizeram mais cinco – a sul do rio Douro.»



Notas acerca do sorteio: agora está mais sofisticado
Não voltei a presenciar - nem telepresenciar - outro sorteio! Ontem liguei a SIC - Notícias e assisti. Incrédulo! Vou fazer uma ressalva que tem todo (e mais algum) sentido. Não estar presente no local pode anular todos os meus argumentos, pois as televisões - por questões de dinâmica espectáculo - podem ignorar fases fundamentais. Vou colocar por isso a palavra "Se".
Se não foram fornecidas informaticamente, previamente, todas as chaves, nada indica que não houvesse apenas uma chave e que qualquer combinação de números "dê" sempre o resultado previamente definido;
Se as bolas que foram colocadas nos potes: no primeiro referente a unidade de milhões (o, 1 e 2) e nos seis restantes (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) não foram mostradas aos presentes antes de serem colocadas nos potes o sorteio não é credível (porque os potes - cada pote - podiam conter bolas só com os números que saíram: 2-2-6-7-6-7-1).
Para o sorteio ser transparente há que dar - a nível informático - todas as chaves possíveis e validar todas as bolas antes de as colocar nos potes. Depois de haver transparência na tiragem e formação do número da chave, cada um dos espectadores credenciados, na sala, pode verificar o calendário digitando a chave sorteada. Assim, sim! Se não for assim, desconfio. Não tenho a certeza que houve "batota". Mas lá que desconfio, desconfio. Até já vi - noutro tipo de sorteio - "potes com bolas a tremer"! 


Sorteios "bons e maus" 
Ao contrário do que se diz eu penso haver sorteios bons e menos bons. É verdade que todos têm de jogar com todos duas vezes durante dez meses, mas a ordem dos jogos (casa/fora), e principalmente, o facto de "receber" ou "enviar" adversários para o rival bem como a sequência das jornadas entre jogos de outras competições são importantes. E acima de tudo é durante as temporadas, conforme os clubes se mostram "melhores ou piores" que os sorteios fazem a diferença. Mas isso é imprevisível, antes da época começar.

Nada de novo no Oeste da Europa
A estrutura base do calendário do futebol português "encaixado" no calendário da UEFA mantém-se semelhante ao da temporada passada. Há uma pequena diferença, para melhor, que é o encurtamento do prazo entre as duas mãos da meia-final da Taça de Portugal, que passa dos impensáveis 77 dias (30 de Janeiro a 17 de Abril de 2013) para 21 dias (26 de Março a 16 de Abril de 2014). Entre duas mãos não se deve exceder 15 dias. Mas já está melhor!
Como é habitual, o calendário vai ser muito exigente a partir de Fevereiro de 2014, para clubes que mantenham actividade em todas as competições. Vão ser dois jogos por semana, enquanto os clubes conseguirem passar as sucessivas eliminatórias das competições europeias (Liga dos Campeões ou Liga Europa - esta com mais dois jogos), Taça de Portugal e Taça da Liga.

CALENDÁRIO TEMPORADA 2013/14
Mês
S/D
T/Q
S/D
T/Q
S/D
T/Q
S/D
T/Q
S/D
T/Q
JUL

V








AGO




1

2



SET
3

SN

4
1
5

6

OUT

2
7

SN

1/32
3
8

NOV
9
4
1/16

SN

10
5


DEZ
11

12
6
13

14

1

JAN


1/8

15
2
16

3

FEV
17
1/4
18
1/2
19
1/8
20
LE


MAR
21

22
1/8
23
LE
24
1/2.1
25

ABR

1/4
26
1/4
27
1/2.2
28
1/2
FIN
1/2
MAI
29

30
LE
FIN

FIN



V - tempo passado













   
Chave das Competições:
Campeonato nacional
Liga dos Campeões
Taça de Portugal
Taça da Liga
Inexistência deste dia da semana no mês (no início ou no final)


Estes sorteios do "Futeluso"! Chaves, chavinhas e chavonas!
Que início de temporada, com quatro saídas consecutivas "à maneira": CS Marítimo (10.º em 2012/13), Sporting CP (no "Dérbie de Lisboa" com o 7.º em 2012/13), Vitória SC Guimarães (9.º em 2012/13) e GD Estoril Praia (5.º em 2012/13). E o habitual "Clássico de Portugal" no final do campeonato. Desta vez mesmo no fim! Na 30.ª jornada! E em casa do adversário! Viva a coerência!

CALENDÁRIO DO 80.º CAMPEONATO NACIONAL
2013/14
Jor.
Quarta-feira
Domingo
Quarta-feira
1
14.Agosto
18.Agosto
21.Agosto
JOGOS DE SELECÇÕES
Fora
CS Marítimo

2
21.Agosto
25.Agosto
28.Agosto

Casa
Gil Vicente FC

3
28.Agosto
1.Setembro
4.Setembro

Fora
Sporting CP

4
11.Setembro
15.Setembro
18.Setembro

Casa
FC P. Ferreira
Liga Campeões
(1)
5
18.Setembro
22.Setembro
25.Setembro
Liga Campeões
(1)
Fora
Vitória SC G.

6
25.Setembro
29.Setembro
2.Outubro

Casa
CF "Os Bel."
Liga Campeões
(2)
7
2.Outubro
6.Outubro
9.Outubro
Liga Campeões
(2)
Fora
GD Estoril P.

8
23.Outubro
27.Outubro
30.Outubro
Liga Campeões
(3)
Casa
CD Nacional

9
30.Outubro
3.Novembro
6.Novembro

Fora
A.A. Coimbra
Liga Campeões
(4)
10
20.Novembro
24.Novembro
27.Novembro

Casa
SC Braga
Liga Campeões
(5)
11
27.Novembro
1.Dezembro
4.Dezembro
Liga Campeões
(5)
Fora
Rio Ave FC

12
4.Dezembro
8.Dezembro
11.Dezembro

Casa
FC Arouca
Liga Campeões
(6)
13
11.Dezembro
15.Dezembro
18.Dezembro
Liga Campeões
(6)
Fora
SC Olhanense

14
18.Dezembro
22.Dezembro
25.Dezembro

Fora
Vitória FC S.
NATAL
15
8.Janeiro
12.Janeiro
15.Janeiro

Casa
FC Porto
Taça da Liga
(2)
16
15.Janeiro
19.Janeiro
22.Janeiro
Taça da Liga
(2)
Casa
CS Marítimo

17
29.Janeiro
2.Fevereiro
5.Fevereiro

Fora
Gil Vicente FC
Taça Portugal
(1/4)
18
5.Fevereiro
9.Fevereiro
12.Fevereiro
Taça Portugal
(1/4)
Casa
Sporting CP
Taça da Liga
(1/2)
19
12.Fevereiro
16.Fevereiro
19.Fevereiro
Taça da Liga
(1/2)
Fora
FC P. Ferreira
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/16)
20
19.Fevereiro
23.Fevereiro
26.Fevereiro
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/16)
Casa
Vitória SC G.
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/16)
21
26.Fevereiro
2.Março
5.Março
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/16)
Fora
CF "Os Bel."
JOGOS DE SELECÇÕES
22
5.Março
9.Março
12.Março
JOGOS DE SELECÇÕES
Casa
GD Estoril P.
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/8)
23
12.Março
16.Março
19.Março
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/8)
Fora
CD Nacional
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/8)
24
19.Março
23.Março
26.Março
Liga Campeões (1/8)
.............................
Liga Europa (1/8)
Casa
A.A. Coimbra
Taça Portugal
(1/2: 1.ª mão)
25
26.Março
30.Março
2.Abril
Taça Portugal
(1/2: 1.ª mão)
Fora
SC Braga
Liga Campeões (1/4)
.............................
Liga Europa (1/4)
26
2.Abril
6.Abril
9.Abril
Liga Campeões (1/4)
.............................
Liga Europa (1/4)
Casa
Rio Ave FC
Liga Campeões (1/4)
.............................
Liga Europa (1/4)
27
9.Abril
13.Abril
16.Abril
Liga Campeões (1/4)
.............................
Liga Europa (1/4)
Fora
FC Arouca
Taça Portugal
(1/2: 2.ª mão)
28
16.Abril
20.Abril
23.Abril
Taça Portugal
(1/2: 2.ª mão)
Casa
SC Olhanense
Liga Campeões (1/2)
.............................
Liga Europa (1/2)
29
30.Abril
4.Maio
7.Maio
Liga Campeões (1/2)
.............................
Liga Europa (1/2)
Casa
Vitória FC S.

30
7.Maio
11.Maio
14.Maio

Fora
FC Porto
Liga Europa
(Final)


Notas acerca do resultado do sorteio
Se o sorteio foi correcto o FC Porto teve cá uma sorte! E o Benfica pouca sorte!
Vou deixar para amanhã uma análise exaustiva. Hoje fica só a primeira jornada. Parece tirada "a dedo electrónico"!

FC Porto vai jogar a Setúbal, com o Vitória FC. Ou não fosse este jogo do campeonato nacional com o Vitória FC - a jornada setubalense do FC Porto - o "jogo oficial mais amigável que há em Portugal". Três pontos, com goleada, para o FC Porto (fica esta previsão para memória futura).
SL Benfica vai jogar ao Funchal, com o CS Marítimo. Já imagino as primeiras páginas dos jornais e aberturas de noticiários nas rádios e têvês. Deixo duas hipóteses.
Vitória do Benfica: Águias comemoram no Funchal a vitória, tal como na época passada. Na época passada não chegou! E nesta?
Empate ou derrota do "Glorioso": Encarnados esta época nem festejar no Funchal conseguem, enquanto há um ano sim! Se bem que festejos inúteis!

Agora que continue a pré-temporada, com contratações, dispensas, treinos e jogos. Até 16, 17 ou 18 de Agosto de 2013.

Alberto Miguéns
3 comentários
comentários
  1. Boas férias caro consócio, bem merece pelo trabalho e dedicação que dá ao Sport Lisboa e Benfica.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Sabia que a SAD da União de Leiria acabou recentemente. A lista de credores tinha uma grande curiosidade.
    O Leiria devia apenas dinheiro a um Clube no valor 670.000€ o FC Porto SAD claro e estranho. Noticia publicada no jornal http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/7/13 21:39

    Caro Alberto

    Ao assistir ao sorteio, lembrei-me das suas palavras sobre o sorteio que presenciou. Tomei nota do nº de chaves anunciadas, tendo em conta os condicionalismos...2999999...quais as probabilidades de isso ser possível??? Muito estranho...tendo em conta apenas o condicionalismo referente aos encontros entre os grandes...nas primeiras duas jornadas...o nº de chaves ascendia a algo cerca de 6 ou 7 ordens de grandeza maior.

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail