SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30 agosto 2012

Vai Ser Um Desafio Para G de Gigantes

30 agosto 2012 0 Comentários


OPINIÃO

Pela 30.ª vez em 52 participações nas competições da UEFA (mais três na Taça Latina), desde a estreia em 1957/58, há 55 anos, segue-se mais uma temporada internacional, em 2012/13.

PARTICIPAÇÕES DO SL BENFICA
NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS
Nome
Presenças
até 2011/12
(*)
Taça dos Clubes Campeões Europeus/
Liga dos Campeões da UEFA
29
Taça das Cidades com Feiras/ Taça U.E.F.A./ Liga da Europa
15
Taça dos Clubes Vencedores das Taças
  7
Taça Latina
  3

54
* No início da temporada
NOTA: Em três épocas, o “Glorioso” iniciou-a na Liga dos Campeões terminando-a na Taça UEFA/ Liga Europa

Clube Mítico
Com um Bicampeonato Europeu (1960/61 e 1961/62), sete presenças em finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Taça Latina (1950) e um prestígio alicerçado em desportivismo e competitividade elevada, o Benfica é um dos clubes Míticos do Futebol Mundial.

Um grupo G de Gigantes para… Ganhar
Não vai ser fácil. Pelos coeficientes da UEFA, o FC Barcelona (pote 1) tem a obrigação de ser primeiro, tal como o Benfica (pote 2) a responsabilidade de ser segundo. Os dois são os clubes favoritos para seguirem rumo à fase a eliminar. Mas, depois há dois clubes que são os mais populares nas suas nações (pois a Escócia integra o Reino Unido): FC Spartak Moscovo, na Rússia e os católicos Celtic FC na Escócia (a par dos protestantes do Rangers FC).

Desvantagem com FC Barcelona
O clube condal é mais do que um Clube Mítico, é uma potência política da Catalunha. É um clube bandeira do nacionalismo catalão. Em 18 encontros, menos 4 vitórias e menos 15 golos marcados. No último confronto, em 2005/06, na 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões uma derrota no Nou Camp (Novo Campo) depois de um "roubo pró Catalunha" depois do futebolista do FCB, Tiago Mota não ter complexos em cortar a bola dentro da grande-área do FC Barcelona, na 1.ª mão (0-0). Mas... a vitória mais "saborosa" é do "Glorioso", na final da VI Taça dos Campeões, com um estrondoso 3-2 em Berna, na Suíça.

RESULTADOS DO SL BENFICA COM ADVERSÁRIOS 
DO GRUPO G NA LIGA DOS CAMPEÕES
Clube
País
J
V
E
D
GM
GS
FC Barcelona
ESP
18
5
4
9
23
38
Celtic FC
ESC
8
4
1
3
13
11
FC Spartak Moscovo
RÚS
1
-
-
1
2
3

O FC Barcelona (obrigado a ser primeiro) tem tudo a perder
O Benfica deve assegurar superioridade sobre os clubes provenientes dos potes 3 (FC Spartak Moscovo) e 4 (Celtic FC) e pressionar o clube dos 520 milhões de euros por ano de orçamento, o FC Barcelona. Ser, pelo menos segundo, e poder ser, ainda, primeiro. Vamos a isso… Em 1960/61, on “Glorioso” também não era favorito.

CARREGA BENFICA

Alberto Miguéns

NOTA: Por favor, Querido Manha e Companhia, elevem os comentários e a Língua Portuguesa, que é a Língua de Camões e a Pátria de Pessoa. O Benfica não é uma equipa é um clube. Um clube que forma equipas. Só se deve denominar equipa ao clube quando está a jogar.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: