SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 agosto 2012

O Voo da Águia

27 agosto 2012 2 Comentários

OPINIÃO

Muito bem! Que categoria! Quase, quase a igualar o recorde da equipa B (em jogos oficiais com este nome…) num enorme 7-0 ao SR Benavilense, em 14 de Março de 2004, na 25.ª jornada da série E da III Divisão (4.º escalão). Mas, desta vez, foi ao CF “Os Belenenses” e na II Liga (2.º escalão)…

Competir com prestígio e satisfação
O principal objectivo de qualquer equipa B (para jogadores acima dos Juniores) deve ser o de integrar jovens futebolistas de valor num escalão de competição acima da média, para verificação das suas capacidades e facilitar a sua integração na equipa… A. Ou seja, “já não é bem” formação! Até porque a equipa B pode (e deve…) servir para dar ritmo aos futebolistas mais jovens que integrem o plantel da equipa principal. Há que, no entanto, num clube como o “Glorioso” nunca descurar o “outro objectivo”.

Em competição um plantel do Benfica deve sempre procurar ser o melhor, ou seja, ser o primeiro. Para prestígio do Clube, satisfação dos associados e orgulho dos simpatizantes.

A Equipa B: ser a primeira do “grupo” e não descer.
Tendo em conta o modelo competitivo que condiciona (e bem) as equipas B, o que conta – em termos competitivos – são as classificações entre as equipas B, pois estas não podem ser promovidas, mas podem ser despromovidas (até administrativamente, se a equipa A for despromovida do escalão superior).

O SL Benfica B tem de ser (pelo menos jogar para isso) a primeira entre as equipas B, mas se isso não ocorrer nunca deverá ser despromovida.

CLASSIFICAÇÕES DAS EQUIPAS B
Classificações
Clube
P
J
V
E
D
GM/GS
II Liga
Equ B
2.º
1.º
Sporting CP
9
4
3
-
1
6/3
5.º
2.º
SL BENFICA
7
4
2
1
1
13/6
8.º
3.º
CS Marítimo
6
4
2
-
2
4/2
16.º
4.º
VSC Guimarães
4
4
1
1
2
2/3
17.º
5.º
FC Porto
4
4
-
3
1
4/5
18.º
6.º
SC Braga
3
4
-
3
1
3/4
NOTA1: O 1.º e 2.ºs classificados (se não forem equipas B) são promovidos ao 1.º escalão (actual Liga ZON Sagres). Se houver equipas B são promovidos os dois clubes melhor classificados;

NOTA2: O 20.º, 21.º e 22.ºs classificados (três últimos) são despromovidos ao 3.º escalão (actual II Divisão B)

A equipa B é “menor” que a A!? Para Cosme Damião não havia equipa principal, no seu tempo a denominada 1.ª categoria. Segundo ele «as categorias não são iguais – há umas com jogadores “em melhor forma” e outras com jogadores em “pior forma”. Mas, são todas principais, por que os jogos são todos para vencer e as competições todas para conquistar…»
Alberto Miguéns
2 comentários
  1. Benvindo de volta, já tinha saudades dos seus textos. Curtos ou longo são sempre um deleite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: