SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 julho 2012

Morreu Francisco Lázaro

14 julho 2012 5 Comentários

HOMENAGEM


Há 100 ANOS

Acaba de tombar em plena maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, o atleta português Francisco Lázaro. A oito quilómetros do final encontra-se no chão inanimado, mas ainda tem sinais de vida. O malogrado Benfiquista tem 21 anos, deixando em Portugal a esposa grávida de cinco meses e a esperança numa medalha olímpica. Lázaro morreria na madrugada de 15 de Julho de 1912, pelas seis horas da manhã.

O EDB vai homenagear Francisco Lázaro – porque entende que a melhor honra a fazer a um atleta é perpeturar os seus feitos para que não sejam esquecidos – publicando durante as próximas dez horas textos e fotografias que ilustrem a vida e os feitos deste atleta Benfiquista ímpar no seu tempo mas também desditoso, nesta TRAGÉDIA À PORTUGUESA!

Alberto Miguéns
5 comentários
  1. Iniciativa de louvar. Não deixe cair em esquecimento quem por nós lutou, para que nós também não os esqueçamos.

    ResponderEliminar
  2. Será que Francisco Lázaro era de facto atleta do Sport Lisboa e Benfica ou...do Futebol Benfica? Lanço esta questão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O CFB só foi fundado em 23 de Março de 1923

      Eliminar
    2. Este amigo que aqui aparace em defesa do Benfica está mal informado. Adulteraram a história do Futebol Benfica,mas nós não consentimos que isso se faça e por isso aqui informo o amigo que o Futebol Benfica existe desde 1895 e mais caro amigo: A AFL organizou-se em 1910 e nesse ano o Futebol Benfica ganhou um campeonato de 4ªs categorias que aparece nos anais da AFL como tal e existe ainda a Taça desse feito na nossa sala de trofeus, chamava-se o Futebol Benfica nessa altura GRupo Futebol Benfica só por força da constituição de 1933 é que o Futebol Benfica passou a denominar-se por Clube Futebol Benfica dado que a Constituição não consentia que uma organização com mais de 25 elementos não podia chamar-se Grupo. Se tiver duvidas e quiser passar por cá mostro-lhe a taça com o nome gravado do Grupo Futebol Benfica. Quanto à filiação na AFL isso é outra história também mal contada mas isso foi sinal dos tempos e portanto a nossa filiação aparece na AFL com a data de 1916 mas o livroda AFL fala em 2013, como vê é bastante confuso, mas eu sei porquê. Para terminar Francisco Lázaro e familia foram familia do FUTEBOL BENFICA.

      Eliminar
    3. Não é só dizer que o CFB existe desde 1895. É preciso provar.

      O Grupo Football Benfica surge em 1909 por uma razão que não vou divulgar. Em 1911/12 classifica-se atrás do Sporting CP (42 pontos) no CR da 4.ª categoria, com 37 pontos. Não participa em mais campeonatos regionais.

      Em 1917, com o regresso do SLB a Benfica (Sede na avenida Gomes Pereira) o GFB volta a reorganizar-se participando nos campeonatos regionais da 4.ª categoria:

      1917/18............Campeão
      1918/19............7.º lugar (entre 9 clubes)
      1919/20............Campeão
      1920/21............Campeão

      Desaparece das competições da AFL.

      Reaparece em 1933 mas com... hóquei em patins, acolhendo os dissidentes do SLB: Irmãos Serpa e Fernando Adrião, entre outros.

      Não há documentos - na AFL ou notícias em jornais - acerca da existência do GFB/CFB antes de 1909, entre 1913 e 1916, e entre 1922 e 1932.

      É preciso provar que o clube não esteve inactivo. Estando (não havendo notícias da sua actividade) é preciso provar que há ligação (ou seja que é o mesmo clube reactivado)entre os "vários" GFB/CFB até 1933.

      As notícias nos jornais da época referentes a Francisco Lázaro só o ligam a três clubes: Velo Club (até 1910), SLB (1911) e Lisboa Sporting Club (1912).

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: