SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08 maio 2012

80.º Aniversário do Andebol

08 maio 2012 2 Comentários
OPINIÃO

Foi em 8 de Maio de 1932 que o “Glorioso” estreou a modalidade Handebol (então jogado por onze jogadores) numa disposição em campo semelhante ao futebol.

Em 30 de Novembro de 1931 fundou-se, em Lisboa, a Associação Lisbonense de Hand-Ball (ALH) por três clubes: Grupo Desportivo “Os Treze”, Atlético Clube Lisbonense e Grupo Desportivo da Academia Recreativa. Com inscrições abertas para organizar o I Campeonato Regional de Lisboa, são treze os clubes aderentes, que são divididos por duas séries, com os vencedores a jogar uma final, para apurar o campeão.

O aparecimento do andebol cativou, desde logo, alguns associados do Clube, como Henrique Carlos Vasco dos Santos e Carlos Garcia Lopes. Como era timbre no Benfica, quando os associados pretendiam jogar alguma modalidade, os dirigentes estimulavam que o fizessem no Clube, para não serem sócios e adversários. Assim, houve que cativar mais associados, com alguns atletas de várias modalidades, em particular do atletismo, basquetebol, futebol e râguebi a aderirem.

Além de andebolistas, os dois entusiastas foram dedicados seccionistas, pioneiros na modalidade que engrandecia o eclectismo benfiquista e tenazes na capacidade em remover dificuldades, em particular, com a falta de conhecimentos das regras e técnicas de andebol, especialmente de quem conhecesse bem a nova modalidade e pudesse transmitir os ensinamentos necessários aos elementos que começavam a interessar-se pela modalidade.

Além da falta de conhecimentos, também se fez sentir a falta de equipamentos. Grande parte dos andebolistas teve de os comprar, sendo outros adquiridos por meio de uma subscrição aberta entre os associados do Clube.

Para se conseguir que os jogadores conhecessem melhor as regras do “Handball” realizou-se uma palestra, com a colaboração valiosa de Alberto Franco de Araújo, que trabalhava na fundação da respectiva Associação Regional e era examinador do Colégio de Árbitros. Aliás, a Associação Regional de Lisboa, disponibilizava, alguns dos seus membros para divulgar a modalidade e cativar mais clubes, a fim de permitir a realização de um campeonato com elevada participação.

Inscrevemos duas categorias no campeonato de Lisboa, o primeiro realizado em Portugal. A estreia da 2.ª categoria ocorreu em 22 de Maio de 1932, pelas 16.30 horas, quando empatámos, sem golos, no nosso campo pelado do estádio das Amoreiras, frente ao Académico Sport Club.

A 1.ª categoria estreou-se, quinze dias antes, em 8 de Maio de 1932, com início às 9.30 horas, no nosso campo pelado do estádio das Amoreiras, perdendo, por 1-2, com a equipa do Grupo Sportivo Dramático Cascais, com o nosso golo marcado por Joaquim Trindade, alinhando o “Glorioso” com a seguinte equipa, que estreou a modalidade, que hoje completa oito décadas:


EQUIPA DA ESTREIA
(1.ª categoria)


Guarda-Redes
Augusto Amaro





Defesa-Direito
José Mesquita
Defesa-Esquerdo
Carlos Ribeiro





Médio-Direito
Carlos Melo
Médio-Centro
Mário Montalvão
(capitão)
Médio-Esquerdo
Rodrigo Taborda





Ponta-Direita
Joaquim Trindade
(1 golo)
Interior-Direito

Luiz Pacheco
Avançado-Centro
Honorato Macara
Interior-Esquerdo
Alberto Ferreira
Ponta-Esquerdo

Heitor Araújo



Uma modalidade que, com as suas idiossincrasias, é uma das menos tituladas do “Glorioso”. Mas… o Benfica é, desde 1932, uma “pedra na engrenagem” de FC Porto, Sporting CP e CF “Os Belenenses”.
 
Alberto Miguéns



NOTA:

Tarde Piaste...




2 comentários
  1. Caro Alberto

    Sempre é melhor tarde que nunca. Avaliando a reacção do Fernando Seara na TVI24, percebe-se porque é contra a entrevista...anda a jantar com ministros e com Pinto da Costa. Ou muito me engano ou anda a preparar-se para se candidatar à presidência do Benfica...não reuniu apoio do benfica para a FPF e se calhar quer-se vingar!!! Agora mais parece um andrade ou sapoide criticando o João Gabriel por dizer algumas verdades...para mim já não gostava muito deste Seara e agora perdeu toda a credibilidade que tinha...autêntico paspalhão...

    Cumprimentos

    Fernando Antunes

    ResponderEliminar
  2. esta sim e de por os cabelos em pe...

    Filipe Vieira veta torneio em Angola

    aqui:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/filipe-vieira-veta-torneio-em-angola

    este[s] merecia um tratamento especial

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: