SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 abril 2012

Ou o Benfica Muda de Vida…

12 abril 2012 4 Comentários

… Ou a Vida Muda de Benfica

OPINIÃO

      
O Benfica tem conquistado muito pouco nos últimos anos
Por exemplo: Dos 32 Campeonatos Nacionais, 27 foram conquistados até 1986/87. No final dessa temporada, há 25 anos, o FC Porto tinha nove (menos 18). Entre 1987/88 e 2010/11, em 24 edições o Benfica conquistou cinco e o FC Porto… 16 (mais onze, ou seja, o triplo). Desde que Luís Filipe Vieira é presidente da Direcção do SLB, ou seja, nas últimas oito edições (2003/04 a 2010/11) o SLB conquistou dois e o FCP… seis (mais quatro, o triplo). Mas... ainda falta a decisão desta temporada - mais fácil para o FCP, mais difícil para o SLB - para saber quantos em nove temporadas. E é assim para todas as competições (Taça de Portugal e Supertaça), mesmo as internacionais (Liga dos Campeões, Liga Europa e Taça Intercontinental), excepto Taça da Liga (três do Benfica entre 2008/09 e 2010/11, faltando a decisão desta época), Supertaça Europeia (única do FCP em 1987/88), Taça Latina (única do SLB em 1949/50) e Taça Ibérica (única do SLB em 1983/84).

Os efeitos desta escassez de conquistas
O Benfica é Glorioso porque conquistou troféus e títulos em catadupa, daí ter a preferência dos portugueses. Foram as conquistas no século XX, particularmente até meados dos anos 80, que possibilitaram chegar ao século XXI como Maior e Melhor Clube Desportivo Português.

Há Casas do Benfica quase transformadas em “guetos”
Em regiões de forte implantação andróide há Casas do Benfica que são frequentadas por pais e avós, mas já não pelos filhos e netos. Ou seja, se “isto não mudar” (entenda-se o regresso às conquistas sustentadas e continuadas) estão condenadas pelo tempo “à desertificação”. É a sportinguização do Benfica.

O Benfica é grande porque obteve muitas vitórias e conquistas. Isto é o fundamental. Não porque transferiu futebolistas por valores exorbitantes. Isto é, na actualidade, "apenas" importante para garantir o fundamental, as vitórias e conquistas. Valorizar milhões em jogadores, não obtendo sucesso nas competições, é contabilidade para pequenos e médios clubes, que não têm possibilidade, a não ser esporádica, de conquistar troféus oficiais. E bom (até muito bom) para os seus dirigentes, administradores e funcionários que podem distribuir, entre si e entre os seus, as respectivas “mais valias”.

O Benfica é grande - muitíssimo Grande e Glorioso - porque conquistou muitos e importantes títulos e troféus.

Alberto Miguéns

NOTA: Amanhã no EDB um quadro resumo com todos os troféus oficiais (nacionais e internacionais) do SLB e FCP por períodos históricos.
4 comentários
  1. Bravo Alberto Minguéns.
    É isto.

    Por isso digo que é tempo de mudar. De cima para baixo.
    Temos que encontrar o trilho do sucesso com urgência, sob pena de nos tornarmos num Barcelona do Campo Grande.

    ResponderEliminar
  2. mudar de cima para baixo e depois acontece como na politica do ps para o psd hoje mudaram e andam com as calças na mão , mais! muitos desses tem os calotes e a banca a perna[ ou sera dividir para reinar] e muitos fugiram para dar lugar as novas medidas da desgraça..
    sera que querem assaltar o S.L.Benfica para o por de tanga, estes herois tugas ...
    Chega de tanto disparate, basta de tanto heroi com medalhas de cortiça, dssss..


    abs : estes herois andavam onde a tempos atras ..
    kispu

    ResponderEliminar
  3. E conquistou tanto e é tal "escola de valores" que ainda hoje é o MAIS POPULAR. Mas temos que urgentemente retomar o rumo das conquistas, senão ... de nada importará os nossos valores perante as conquistas "daquela maneira" dos outros ("daquele" clube). É o mundo que temos e sem cair na tentação de sermos iguais (o que cada vez começa a ser mais difícil) temos que mudar de vida! CONCORDO!

    ResponderEliminar
  4. Excelente post.

    Finalmente , parece haver muitos Benfiquistas a começarem a ter cada maior noção da realidade do Clube , que em NADA glorifica a nossa História.

    É altura de mudar, a começar pelo Presidente , a acabar no Treinador. É altura de pôr o Benfica de onde nunca deveria ter saído, para voltarmos a ter um Benfica à Benfica!

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: