A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28/04/2012

O Primeiro Jogo no Porto (e Frente ao FC Porto)

28/04/2012 + 0 Comentários API
O BENFICA JOGOU NA CIDADE DO PORTO HÁ PRECISAMENTE UM SÉCULO.


Foi em 28 de Abril de 1912 que o Benfica defrontou o FC Porto no seu campo da rua da Rainha. Um duplo confronto pois jogaram a 2.ª e a 1.ª categoria, respectivamente, às 10 horas da manhã (V 2-1) e às 15 horas (V 8-2). Há cem anos a completar hoje.

Em homenagem à Casa do Benfica no Porto, com destaque para a sua presidente histórica, Maria José Rosa Lima, vamos contá-la, mostrando essencialmente extractos da História do SC Salgueiros e do SL Benfica, com citações da extraordinária e fantástica História do FC Porto, de José Rodrigues Teles (1906-1933).

O Benfica era um clube conceituado, campeão regional em Lisboa (1911/12) com estatuto de popular e conhecido por se empolgar nos momentos mais difíceis, por isso era designado, independentemente do momento, "a melhor equipa portuguesa a defrontar equipas de clubes estrangeiros".

O FC Porto era considerado o campeão do Norte pelos êxitos que obtinha frente aos clubes da cidade bem como frente à equipa da Associação Académica de Coimbra, grupos de Aveiro e até emblemas de Espanha, como os clubes de Vigo, na Galiza. 



Estes dois êxitos retumbantes, com destaque para a vitória por 8-2, trouxeram não só muita popularidade ao Benfica na cidade do Porto como influenciaram outros clubes da cidade, como o Sport Grupo Salgueiros, mais tarde Sport Comércio e Salgueiros.

1.     Os miúdos de Salgueiros decidem criar um clube de futebol para jogarem o desporto que tanto os atraía e interessava.


2.   Clube modesto, foi com simples e baratas camisolas brancas de algodão que o popular Salgueiros enfrentou os primeiros desafios, entre 8 de Dezembro de 1911 e… 28 de Abril de 1912.


3.   O Benfica joga pela primeira vez na cidade do Porto, atraindo uma multidão que incluía os miúdos salgueiristas.



4.   Perante um retumbante 8-2 ao arrogante FC Porto, o fascínio das “papoilas saltitantes” a arrasar no pelado dos portistas, a classe de tocar a bola com os pés ou de cabeça, o modelado dos golos nas balizas azuis-e-brancas, a descrição, gentileza e respeito do Benfica para com os espectadores e gentes da cidade e a exposição de uma agremiação ímpar de longe, cativou os miúdos de Salgueiros a tingirem de vermelho o imaculado branco do algodão.


Uma vitória que colocou meia-cidade dentro do Benfiquismo mais puro. Ainda na actualidade é assim!


Alberto Miguéns
0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail