SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 janeiro 2012

Grande Resposta na Marinha Grande

09 janeiro 2012 1 Comentários
OPINIÃO


           
Depois do empate do FC Porto na deslocação ao topo do Campo Grande, o “Glorioso” sabendo que uma vitória isolava-nos na liderança, deu uma resposta “À Campeão” (em futebolês ter "Estofo") em terreno alheio – sem tremideiras, nem intimidações face à agressividade da equipa adversária, marcou aos 9’.05” num grande golo de Bruno César, fora da grande-área, após insistência de Emerson e corte de um defesa leiriense. Depois foi deixar o adversário acalmar o ímpeto (que não vão ter frente a outros adversários…) e consolidar com golos – Cardozo com mais um fabuloso golo e Rodrigo com dois golos de plena oportunidade - o nosso melhor futebol.

Calendário semelhante até… 3 de Março de 2012
Comparando, entre o “Glorioso” e os andróides, os dois calendários de jogos, estes têm graus de dificuldade, teoricamente, muito semelhantes até à recepção, na “Catedral”, ao FC Porto, na 21.ª jornada. É, pois, fundamental manter os dois pontos de vantagem, pois o FC Porto dificilmente vai ceder pontos nessas seis jornadas. Mas se ceder… tanto melhor!

JOGOS POR COMPETIÇÃO
ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2012
Dia
Jorn
SL Benfica
Dif
FC Porto









03/01
1.ª TL
Vitória SC (Gui.)
F
V 4-1
--
FC Paços Ferreira
F
V 2-1
08/01
14.ª CN
UD Leiria
F
V 4-0
+2
Sporting CP
F
E 0-0
11/01
 TP ½ (1)
Eliminados
15/01
15.ª CN
Vitória FC (Set.)
C


Rio Ave FC
C

18/01
2.ª TL
CD Santa Clara
C

--
GD Estoril-Praia
C

22/01
16.ª CN
Gil Vicente FC
C


Vitória SC (Gui.)
C

25/01
Quarta-feira sem competições
29/01
17.ª CN
CD Feirense
F


Gil Vicente FC
F

01/02
Quarta-feira sem competições
05/02
3.ª TL
CS Marítimo
C

--
Vitória FC (Set.)
C

08/02
 TP ½ (2)
Eliminados
12/02
18.ª CN
CD Nacional
C


UD Leiria
C

15/02
LC(1/8)
FC Zenit SP.
F

--
(LE) Man. City FC
C

19/02
19.ª CN
Vitória SC (Gui.)
F


Vitória FC (Set.)
F

22/02
Sem jogos
--
(LE) Man. City FC
F

26/02
20.ª CN
As. Ac. Coimbra
F


CD Feirense
C

29/02
Quarta-feira sem competições
03/03
21.ª CN
FC Porto
C


SL BENFICA
F

06/03
LC(1/8)
FC Zenit SP.
C


(LE)  ?????
?

11/03
22.ª CN
FC Paços Ferreira
F


Ass. Ac. Coimbra
C

14/03
Sem jogos

(LE)  ?????
?


Gerir dois meses de competição
Os calendários no campeonato nacional podem ter valor semelhante, mas não são iguais, como é óbvio. O FC Porto até tem alguma vantagem na estrutura das seis jornadas que faltam para o previsível jogo decisivo da 21.ª jornada, porque tem quatro jogos caseiros e dois em terreno alheio: Barcelos e Setúbal, neste caso onde é costume o FC Porto jogar o encontro oficial mais amigável do “Futeluso”! O Benfica tem mais um jogo fora: Vila da Feira (que pode ser Aveiro), Guimarães e Coimbra. Como sempre há vantagens e desvantagens para o Benfica. Quanto a estas:

Desvantagens
O FC Porto tem todas as condições para fazer 18 pontos nessas seis jornadas. Só o futebol incaracterístico que pratica permite alguma probabilidade em não conseguir vencer os quatro jogos em casa (Rio Ave FC, Vitória SC Guimarães, UD Leiria e CD Feirense) e ir conquistar seis pontos a Barcelos e Setúbal. Nós também temos condições para vencer os três jogos na “Catedral” (Vitória FC Setúbal, Gil Vicente FC e CD Nacional) e obter os nove pontos no terreno adversário. Porquê?

Vantagens
Primeiro, porque temos superioridade anímica ("candeia que vai à frente alumia duas vezes") traduzida em: dois pontos de vantagem, empatámos (2-2) no estádio portista e recebemos o FC Porto. Faz toda a diferença. E como nivelar três saídas com duas dos portistas?
Segundo, porque temos um futebol com mais consistência, baseado em quatro premissas que nos dão uma qualidade ímpar face aos restantes 15 clubes adversários: confiança, pragmatismo, brilhantismo e tranquilidade.
Confiança – A equipa percebe que tem qualidade e sabe como exponenciar esse potencial. Torna-se muito difícil de derrotar porque não é sobranceira. Os campeões jogam aqui;
Pragmatismo – Em jogos frente a adversários que jogam na agressividade e sempre a tentar destruir, sem construção mas a jogar no nosso erro (veja-se a primeira parte da Marinha Grande, por exemplo) a(s) equipa(s) do “Glorioso” jogam “pela certa”, não arriscando, para tentar obter boas exibições, arriscando maus resultados. Os campeões jogam assim;
Brilhantismo – Quando o adversário joga “o jogo pelo jogo” ou quando perde, por incapacidade física, a agressividade - veja-se a 2.ª parte com a UD Leiria, por exemplo – emerge a qualidade do nosso plantel que sabe honrar o “Manto Sagrado”. Os campeões jogam assim;
Tranquilidade – Não há dramas, apenas consciência das dificuldades, acreditar no valor e saber exibi-lo. As vitórias sublimam a qualidade, os insucessos despertam os sentidos, para alterar métodos e formas, nunca a violência e a criação de inimigos externos. É isto o “Glorioso”! Os campeões jogam aqui.

Para as seis jornadas, em Janeiro e Fevereiro, o Benfica que parte na frente com dois pontos, também está na frente pela consistência, dando confiança ao plantel e aos adeptos. É a simbiose, quando há qualidade nos futebolistas e apego nos simpatizantes, com que se fazem os campeões.

Grandes golos de grandes futebolistas
Cardozo avançou para 137 golos – 77 no campeonato nacional - com o “Manto Sagrado” e o 27.º fora da grande-área.
Rodrigo elevou a marca para dez golos – cinco no campeonato nacional, dois na Taça de Portugal, um na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um no jogo particular de estreia na pré-época.
Bruno César totaliza sete golos – quatro no campeonato nacional, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal.

Estes foram os finalizadores que transformam em golos o futebol de uma equipa saída de um plantel que tem tudo para nos dar um “Maio Em Festa”

Alberto Miguéns


          
1 comentários
  1. Quando vamos ter mais informações sobre isto?
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: