SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 dezembro 2011

A Luta Continua (Futebol)

06 dezembro 2011 2 Comentários
OPINIÃO
             
Numa semana decisiva, entre 2 e 11 de Dezembro de 2011, com jogos importantes em três competições, aproxima-se a “segunda decisão”, na quarta-feira, dia 7 de Dezembro para a Liga dos Campeões. Falhada a “primeira decisão”, na Taça de Portugal, o “Glorioso” joga para o primeiro lugar definitivo no Grupo C da principal competição da UEFA e no domingo, no estádio dos Barreiros, a “terceira decisão” na 12.ª jornada do Campeonato Nacional. Este fim-de-semana é importante para consolidar a liderança na principal competição do futebol português. Só depois de concluído este “mini-ciclo” de três jogos importantes nas três principais competições onde competimos podemos fazer o devido balanço.

JOGOS POR COMPETIÇÃO
Dia
Jorn
SL Benfica
Dif
FC Porto
02/11
4.ª LC
FC Basileia
C
E 1-1
--
APOEL Nicósia
F
D 1-2
06/11
10.ª CN
SC Braga
F
E 1-1
=
SC Olhanense
F
E 0-0
09/11

Jogos de apuramento da SN para o Euro’ 2012
11/11
15/11
18/11
TP 1/16
Naval 1.º Maio
F
V 1-0
--
AA Coimbra
F
D 0-3
22/11
5.ª LC
Manch. Utd FC
F
E 2-2
--
FC Sh. Donetsk
F
V 2-0
26/11
11.ª CN
Sporting CP
C
V 1-0
=
SC Braga
C
V 3-2
01/12
Semana para jogos Liga Europa
02/12
TP 1/8
CS Marítimo
F
D 1-2
--
Eliminado
07/12
6.ª LC
FC Otelul Galati
C

--
FC Zenit Samp.
C
11/12
12.ª CN
CS Marítimo
F

SC Beira-Mar
F
15/12
Semana para jogos Liga Europa
16/12
13.ª CN
Rio Ave FC
C

CS Marítimo
C
21/12
TP 1/4
Eliminado
--
Eliminado


Qual a competição mais importante (nesta fase da temporada)?
Tendo em conta as classificações obtidas pelo Benfica e as fases das provas neste período da época, podemos classificar as três competições com a seguinte hierarquia de jogos:

Competição Principal – Campeonato Nacional
O jogo da 12.ª jornada, é entre os três jogos (Taça de Portugal, Liga dos Campeões e Campeonato Nacional), o principal pois o Benfica segue na liderança, mas partilhada, com o FC Porto. É fundamental não perder pontos, pois o FC Porto dificilmente vai ceder algum na deslocação a Aveiro. O Benfica tem, “obrigatoriamente”, de conquistar três pontos no Funchal. Este “mini-ciclo” de três jogos em três competições deve ser esquematizado com o foco direccionado para dia 11.

Competição Intermédia – Taça de Portugal
O jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal devia ser entendido como de competição intermédia, porque numa competição que embora secundária, em relação ao Nacional e à Liga dos Campeões, era realizado a uma semana do “jogo da principal competição” no mesmo local frente ao mesmo adversário. Além disso, o “Glorioso” estava afastado há muito tempo das finais do Jamor (2004/05) e da conquista do troféu (2003/04). Apesar do sorteio aziago, pois os quartos-de-final seriam disputados “fora” frente ao (previsível) Sporting CP, que recebia um clube do 2.º escalão (CF “Os Belenenses”, 13.º classificado da II Liga), havia que dotar a equipa de condições para chegar aos quartos-de-final. Não se conseguiu…

Competição “Secundária” – Liga dos Campeões
Com o Benfica já apurado para os oitavos-de-final e a receber o último classificado do grupo (o FC Otelul Galati revela-se uma equipa pouco superior ao CS Marítimo) para conseguir o 1.º lugar, a tarefa parece ser a mais acessível se comparada com os jogos da Taça e do Campeonato, disputados fora de casa frente a um adversário de valor semelhante. Teoricamente, o jogo de quarta-feira parece ser o mais acessível dos três jogos das três competições. A ver vamos…

Temos muito para lutar até final deste Dezembro…

Alberto Miguéns
2 comentários
  1. patriarca disse:


    E se mais uma vez o Jorge Jesus INVENTAR e poupar jogadores como o fez no maritimo, não sei o que poderá acontecer no final desse ciclo referido, mas boa coisa para o Benfica e para os Benfiquistas, não é de certeza. Será que o JJ ainda não aprendeu ???!!

    ResponderEliminar
  2. Bom post. O JJ já conseguiu fazer crescer a onda, agora tem de a devolver até janeiro.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: