SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 setembro 2011

Décimo Aniversário do Futsal

13 setembro 2011 2 Comentários
OPINIÃO
             
Diário de um adepto do Benfica
(o facto de me interessar pela história do Clube desde finais dos anos 70, permitiu-me acompanhar o nascimento e desenvolvimento da modalidade jogo-a-jogo, de 13 de Setembro de 2001 até hoje…)

O anúncio que o Benfica constituiu uma equipa de futsal para competir no Campeonato Nacional da I Divisão gerou uma expectativa acrescida em muitos adeptos.


O facto de não termos futsal, não me motivava para um acompanhamento pormenorizado da modalidade. Sabia que o Sporting CP dominara a modalidade no seu início (ainda como Futebol de Cinco), mas nos últimos anos os melhores clubes eram o Correio da Manhã e o Miramar. Ainda que na última edição do Nacional (2000/2001) o Sporting CP conquistasse o título. A modalidade era amadora (mas, nos principais clubes havia semi-profissionais). Surgiram notícias de que a UEFA em 2001/2002 iria organizar uma competição europeia com a participação dos campeões nacionais. A possibilidade do Benfica não se deixar ficar para trás foi bem-vinda.


As primeiras notícias da organização do Futsal Benfiquista permitiam optimismo. O Benfica comprava os direitos do GD Olímpico (11.º classificado entre 16 clubes) reunindo um conjunto de bons técnicos (vindos do Atlético CP), dirigentes experientes (do GD Olímpico) e jogadores conceituados, alguns internacionais, vindos do Atlético CP (6), GD Olímpico (3), GDR Correio da Manhã (2), SC Vila Verde (2) e Sporting CP (1).


Depois de seguir a formação da nova secção através da Imprensa, com destaque para o jornal “O Benfica” eis que na primeira semana de Setembro é distribuído, junto ao Estádio da Luz, um prospecto de divulgação da estreia da equipa.


Nesse final de Verão de 2001, passei a contar os dias até 13 de Setembro. Fui informar-me acerca do Miramar FC, 3.º classificado no Nacional de 200o/2001. Conquistara dois títulos de Campeão Nacional (1996/97 e 1999/2000), a primeira edição da Taça de Portugal (1997/98) e a 3.ª edição da Supertaça (2000/01). Excelente equipa de um clube histórico. A estreia do “Glorioso” prometia.


Chegado o dia, fui um dos muitos que “encheram meia-casa” nessa noite de quinta-feira, data que ficou na história do eclectismo Benfiquista e português. Quando o “velhinho” pavilhão foi inaugurado em 15 de Maio de 1965, quem diria que estrearia 36 anos depois uma outra modalidade, para além do andebol, basquetebol, ginástica, hóquei em patins, pugilismo, ténis de mesa e voleibol, entre outras.
Findo o jogo, desesperado com a passividade dos árbitros perante as “entradas a matar” dos miramarenses, mas contente por termos dado replica a um dos melhores clubes de Portugal, pensei que a chegada do Benfica ao Futsal iria por na ordem os “poderes instalados” pelos clubes históricos. Ingenuidades de um Benfiquista…

Habituado e viciado em apontar informações e estatísticas nos jogos de futebol fiz o “relato do jogo” no reverso do prospecto de apresentação

Em dez temporadas contamos 670 jogos, entre 13 de Setembro de 2001 e 10 de Setembro de 2011. Curiosamente, um número redondo. Faltam 30 para as sete centenas!

Viemos para ficar… e conquistar, com lisura, dignidade e qualidade. À Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA: O facto de ter acompanhado a modalidade desde o início permitiu que construísse uma base de dados informática, tal como para o futebol (4849 jogos no futebol, entre 1 de Janeiro de 1905 e 10 de Setembro de 2011). Para as restantes modalidades do Clube tenho todos os jogos realizados desde a sua estreia até hoje, mas em arquivo manuscrito.
2 comentários
  1. Olá,

    Quantos jogos o Benfica disputou no ano de estreia para a Taça de Portugal? Consegue disponibilizar os marcadores?

    Obrigado mais uma vez.

    Um abraço, JS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JS

      Em breve vou fazer uma "homenagem" ao Futsal como fiz para o Andebol e Hóquei em Patins. Deve ser na semana em que o SLB não joga a Taça da Liga ou seja a próxima. Vou aproveitar para responder a esta pergunta quando consultar a informação do Futsal.

      Saudações TRIgloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: