SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 maio 2011

Porquê? Porquê? Apetece-me chorar…

06 maio 2011 2 Comentários
OPINIÃO
             
É uma noite de tristeza profunda, em que pouco há para dizer. Resta-nos terminar a época, nas 29.ª e 30.ªs jornadas, a dignificar o “Manto Sagrado”. Tudo deve ser feito – incluindo o nosso apoio inequívoco – para que o “Glorioso” seja honrado. A partir de dia 15 de Maio de 2011, é preciso uma reflexão “À Benfica”. Porquê este sombrio 2010/11, depois do brilhante 2009/10? Porquê?

Quanto ao jogo de Braga, preocupam-me três aspectos: desportivo, moral e emocional.

Desportivo. Esbanjámos um momento histórico: regressar a uma final europeia, pela 9.ª vez, depois da última presença, em 1989/90, há 21 épocas. E passar a ser o 7.º clube europeu com mais presenças em finais (ver Quadro). Assim continuamos em 9.º lugar. O FC Porto juntou-se ao grupo dos 14.ºs, com cinco presenças em finais.

É verdade, que para o “Glorioso”, só a vitória na final glorificaria (e imortalizaria) esta temporada. Mas para isso seria necessário, ultrapassar o SC Braga, na “Pedreira” e depois conquistar o troféu em Dublin. Nem à República da Irlanda chegámos… Porquê?

CLUBES COM MAIS FINAIS NAS COMPETIÇÕES DA UEFA
N.º
Clubes
País
Total
LC
LE
TT
01
FC Barcelona
ESP
17
  7
4
6
02
Real Madrid CF
ESP
16
12
2
2
03
Juventus FC
ITÁ
14
  7
6
1
AC Milan
ITÁ
14
11
--
3
05
Liverpool FC
ING
11
  7
3
1
06
FC Bayern Munique
ALE
10
  8
1
1
07
AFC Ajax
HOL
  9
  6
1
2
FC Inter Milão
ITÁ
  9
  5
4
--
09
SL BENFICA
POR
  8
  7
1
--

10
RSC Anderlecht
BÉL
  7
  --
3
4
Valência CF
ESP
  7
  2
4
1
Arsenal FC
ING
  6
  1
2
3
Manchester United FC
ING
  6
  5
--
1


14
Leeds United AFC
ING
  5
  1
3
1
Borussia MonchenGladBach
ALE
  5
  1
4
--
Hamburgo SV
ALE
  5
  2
1
2
Clube Atlético Madrid
ESP
  5
  1
1
3
FC Porto
POR
  5
  2
2
1
19
Tottenham Hotspurs FC
ING
  4
  --
3
1

52
Sporting CP
POR
  2
  --
1
1

103
SC Braga
POR
  1
  --
1
--
        
Moral. Tivemos duas oportunidades douradas para derrotar o SC Braga, pois as arbitragens “estrangeiras” são de outra dimensão (quando comparadas com as domésticas) como se viu, na “Catedral” e na “Pedreira”. Esbanjámos esta oportunidade. Acabámos eliminados pelo SC Braga… mesmo com arbitragens isentas. Que vamos dizer agora? Como é possível, o árbitro ter “mostrado” aos jogadores adversários que não permitiria “pantufada à portuguesa” como deixam dar os árbitros portugueses, admoestando Sílvio, logo aos 3’, com cartão amarelo, fazendo-o baixar “a crista” e ter-se passado mais de 90’ (com os tempos de compensação) e não haver capacidade e maturidade para a nossa equipa explorar esta fragilidade e o modo “mais retraído” de todos os bragistas desbragados? Porquê?

Emocional. Assim que acabou o jogo pensei em dois grupos de Benfiquistas. Os de Braga e do Minho, que estão a esta hora e num futuro próximo muito fragilizados. Coragem. O Benfica, connosco e convosco, vai continuar a ser muito grande. O SC Braga é um balão que só dura, enquanto o pintodacostismo quiser! Pensei, também, naqueles que fizeram do Benfica um clube glorioso. E que já não estando entre nós, brilham nas estrelas do Céu. Quando vinha para casa, depois do jogo, olhei para o Céu, e o “Quarto Anel” estava pálido. Ai, se eles estivessem por cá. Se pudessem…

Espero, amanhã, ser capaz de prometer (até a mim próprio) que o Benfica há-de ser maior. Os Benfiquistas de hoje, não vão deixar aniquilar a grandeza conquistada pelas gerações que nos antecederam. Hoje, só tenho de lhes agradecer o modo como nos engrandeceram no passado e pedir desculpa por não saber – não conseguirmos – honrar, em Braga, o seu nome. Felizmente continuamos com a sua ética irrepreensível. Actualmente, em Portugal, vale pouco, muito pouco. Mas, ensinaram-nos que não vale tudo para vencer. Obrigado. Infelizmente tombámos desportivamente, moralmente e emocionalmente.

Já não sou capaz de escrever mais. Vou dar título a este texto e chorar.

Alberto Miguéns
2 comentários
  1. Lamento discurdar contigo, mas o árbitro deste jogo, enganou-me bem no minuto 3, também eu pensei como tu. Mas depois vi-o validar um golo, num lance em que o Cardozo é empurrado às claras, vi-o marcar faltas sobre a P..a Cabeluda sem que ninguém lhe tocasse, vi-o mostrar um amarelo ao Maxi de forma rídicula. Vi-o marcar faltas ao Coentrão, que quando era ele que as sofria não marcava, vi-o marcar falta do Luisão na área atacante quando o Luisão é que está a ser puxado e mais uma vez não vi uma única falta assinalada sobre o Cardozo. Lamento não concordar contigo e à parte de alguma falta de sorte e de mérito do Artur Moraes, o Benfica merecia estar na final. No total dos 2 jogos o Braga nada fez para justificar passar à final. O Benfica podia ter jogado mais, não foi o Benfica que vimos na sequencia recorde de vitórias que vimos esta época? Não, não foi, mas só gostava que o Benfica fosse beneficiado pelas arbitragens em jogos capitais, ao contrário de ser prejudicado e a conversa de jornais e tascos ia ser outra. E estou cansado do moralismo dos Benfiquistas em apontar os roubos. E todos em jogos capitais. Foi ontem um golo que não deveria ter sido validado, foi um golo em fora de jogo na meia final da Taça de Portugal, foi neste mesmo estádio um golo que nasceu de uma falta sobre o Javi, onde o árbitro marca livre ao contrário.
    Eu só não entendo, porque é que queixar do árbitro (e com razão) por parte do Benfica, são sempre desculpas, se for por parte de outros clubes, eles são apenas vitimas (e toda a gente aceita isso).

    ResponderEliminar
  2. Apesar das arbitragens "isentas" a verdade é que, e apesar das provocações e teatro terem diminuido, a verdade é que os do Braga (sobretudo a bailarina exótica ) fartaram-se de cair e enganar o árbitro! O amarelo ao Maxi é de bradar aos céus! E o golo é precedido de falta! (Já agora, o golo mal anulado ao Benfica, o ano passado, foi igual)!Ou seja, o Braga obteve duplo benefício! E lá vão os dois sujos disputar a final!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: