OPINIÃO
Há princípios associativos/ clubísticos que são universais. No espaço e no tempo.
Um clube ter mais adeptos é sempre um factor favorável. E interessa que esses adeptos se tornem associados, para serem parte activa, porque só, e apenas adeptos, são apenas parte interessada. Mas, para além da quantidade interessa, e muito, a qualidade. Ou seja, ter associados com capacidade para dirigir. Ter sócios com disponibilidade para servir o Clube.
Os clubes valem o que os seus adeptos valem. Ou melhor, são os associados que enquanto dirigentes valorizam os seus clubes.
São os dirigentes que criam as condições, essencialmente financeiras, para atraírem para o clube os melhores treinadores e atletas.
São os dirigentes, em particular os presidentes das Direcções, que são responsáveis pela organização do clube de modo a criar as condições de competição favoráveis à obtenção de títulos e troféus.
Num clube com muitos anos de existência, o passado, remoto e próximo, também conta para aferir o desempenho dos dirigentes.
O Benfica já teve 32 presidentes (Luís Filipe Vieira é o 33.º) de Direcção. Dos 32 que já completaram os mandatos, podemos fazer uma apreciação do seu desempenho. Uns estiveram bem (muito bem…) outros estiveram mal (muito mal…)
Os presidentes de Direcção, por que têm cargos executivos, são os mais importantes. Podem reunir-se em três grupos.
Os Bem-sucedidos. Aqueles que partilharam (colectivamente) os sucessos e que assumiram (individualmente) os insucessos.
Os “Mais-ou-menos”-sucedidos. Aqueles que partilharam (colectivamente) os sucessos, mas que não souberam assumir (individualmente) os insucessos.
Os Mal-sucedidos. Aqueles que não partilharam (colectivamente) os sucessos, nem quiseram assumir (individualmente) os insucessos.
Amanhã, vamos falar daquele que melhor interpretou o “Ser Dirigente do Benfica”: Joaquim Ferreira Bogalho.
Alberto Miguéns
A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o SL Benfica e a sua Gloriosa História. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.
- Início
- BenficArte
- História do SLB (1904-1954)
- História do SLB
- Ano da Fundação SLB
- Estatutos SLB
- Regulamento Geral SLB
- Linha de vida dos 24 Fundadores
- Fichas dos 24 Fundadores
- Cosme Damião (Entrevista/1911)
- Livro de Cosme Damião - 1925
- Cosme Damião (Entrevista/1945)
- Félix Bermudes (Entrevista/áudio)
- Colecção de Cromos 1904-2024
- CAPAS "O Benfica"
- Editorial
- Contacto
SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS
19 maio 2011
Dos Homens e Dos Clubes
● Em Defesa do Benfica ● 19 maio 2011 | ● 00:00 | 3 Comentários |
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas falando do actual Presidente e SEM SOMBRA DE DUVIDAS não tem entrada em nehum desses Grupos e se for necessário explico Porquê.
ResponderEliminarEU patriarca NASCI Benfiquista e SEREI Benfiquistas mesmo para lá da morte e há os que "são desde pequeninos", ora aí está a PEQUENEZ.
Sim senhor Sr. Alberto Miguéns.
ResponderEliminarE uma lúcida e limpa honra pertencer a esta instituição que se chama glorioso S.L.Benfica e acompanhar estes ilustres é dignos homens de grande coração Benfiquista, todos com um lema...
Obrigado, obrigado e continue, com o seu trabalho em prol do Sport Lisboa e Benfica e do seu clube do coração...
força e siga enfrente sempre ..
Viva o Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Sr. Alberto Miguéns.
ResponderEliminarTrnho andado furioso com esse pasquim do reco reco e um tal alexandre pais , não e possivel deixar aqui um texto dedicado a esse anormal azul e careca da quinta que o votou ao mundo, gostaria de ver e ler um corretivo raspanete de um benfiquista a um anti-benfica .
muito obrigada e continue a dar nos andrades e cª pois merecem tudo e mais alguma coisa ..
Tudo pelo BENFICAAAAAAAAA SEMPRE .
Viva o Benficaaaaaaaaaaaa