Recordar (desde que não seja em demasia) é viver… Jogar com equipas de clubes franceses é relembrar que foi frente a um clube francês que o “Glorioso” se estreou em jogos internacionais, já lá vão (quase… quase…) 100 anos! Em 22 de Maio de 1911, ao 70.º jogo da 1.ª categoria, no nosso campo instalado na Quinta da Feiteira, recebemos com galhardia o emblema girondino Stade Bordelais Université Club, que nos venceu por 4-2, com os nossos golos marcados na 1.ª parte por Francisco Viegas (30’) e Artur José Pereira (40’). Ao intervalo vencíamos por 2-1. Na 2.ª parte a capacidade física dos bordaleses fez mossa, com três golos sem resposta. Perdemos… mas estava realizada a estreia internacional. Amanhã será o nosso…990.º jogo internacional. Como é óbvio, ficam a faltar… dez para a “milena”!
Estatística
Com 54 encontros frente a 22 adversários gauleses (incluindo a sua selecção nacional) o “Glorioso” apresenta um saldo positivo com mais 14 vitórias (25 contra 11) e mais 25 golos (82 contra 57). Amanhã, 10 de Março de 2011, temos o 55.º confronto frente a uma equipa de um clube francês e o 9.º jogo com o PSG, para – acreditamos, sem dúvida – no 3.º triunfo e no 13.º golo (pelo menos…). A estreia com o clube parisiense – 15.º adversário gaulês do “Glorioso” - ocorreu a 5 de Setembro de 1975 (ver Quadro).
“Glorioso” Benfica o futuro radioso está aí… bem à frente… à tua espera… Olha ali!
Alberto Miguéns
Equipa do Stade Bordelais Université Club |
O Benfica ao ataque, por Artur José Pereira, mesmo frente a um adversário poderosíssimo. O Benfica sempre foi o… Benfica! |
Quadro com os adversários franceses do Benfica, por ordem cronológica do 1.º jogo |
Obrigado Alberto Miguéns, por estes dados tão preciosos.
ResponderEliminarJá à 4 épocas defrontámos o PSG e levámos a melhor.
Tenho plena confiança de que desta vez, iremos novamente levar a melhor.
Temos baixas de peso, mas, a equipa está a um bom nível e irá com toda a certeza ultrapassar este adversário... :)
Saudações Gloriosas... :)