SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 novembro 2020

Revisionismo em «A Bola»

11 novembro 2020 6 Comentários

QUE É UMA ESPECIALIDADE DESTE JORNAL NOS ÚLTIMOS TEMPOS.


Inventam entrevistas amaldiçoadas de Béla Guttmann (clicar), inventam treinadores campeões para o Benfica (ver NOTA FINAL) e agora inventam páginas que podem poder inventar não podem é inventar competições que não existiam como se provará e comprovará. A menos que fossem visionários e tal não consta!

 

Claro que um jornal cujo primeiro número data de 29 de Janeiro de 1945 não podia noticiar títulos antes de 1944/45

Aliás o jornal «A Bola» a primeira jornada da qual publica notícias é a 10.ª ronda num campeonato com dez clubes (18 jornadas). Aceita-se que sendo o campeonato nacional da I Divisão, em 1944/45, a 11.ª edição,  7.ª com esta designação tenham necessidade de inventar primeiras páginas para os dez títulos anteriores das competições nacionais a pontuar. E foram correctos em dizer que foi isso que fizeram não enganando ninguém. Até aqui tudo vai bem. 

 


O que é inadmissível é tentarem enganar o que se passou entre 1934/35 e 1937/38 em quatro edições

E mentirem aos leitores que lhes compram os livros a cinco euros. Enganam num título do FC Porto (1934/35) e em três do Benfica (1935/36, 1936/37 e 1937/38). Se o jornal existisse nunca poderia noticiar desta forma as quatro conquistas pois a competição não se designava como eles querem mas como era de facto: Campeonato da I Liga. Deixo os três exemplos para o Benfica. O do FC Porto não me interessa para o blogue embora me interesse como alguém que gosta da história do futebol e do rigor. Mas não vou colocar aqui as páginas de «A Bola Revisionista» nem do jornal «Os Sports» referente a essa conquista em 1934/35.

 

Primeiro a verdade de «Os Sports» em 1935/36

Depois «A Bola Revisionista» em 2020 ainda que por um acaso esta até escape entre os pingos da chuva.

 



Primeiro a verdade de «Os Sports» em 1936/37

Depois «A Bola Revisionista» em 2020 a fazer crer, será mais ser negligente, que a competição - Campeonato da I Liga - já se denominava «Campeonato Nacional».

 



Primeiro a verdade de «Os Sports» em 1937/38

Depois «A Bola Revisionista» em 2020 ainda que por mais um acaso esta até escape entre os pingos da chuva, embora a classe de «Os Sports" e Ricardo Ornelas (jornalista) deixe saudades: I Liga - Campeões Pela Terceira Vez.

 



Só em 1938 a Federação Portuguesa de Futebol decidiu alterar a designação das competições

Com o «Campeonato da I Liga» a passar para «Campeonato Nacional da I Divisão», o «Campeonato da II Liga» a passar para «Campeonato Nacional da II Divisão» e o «Campeonato de Portugal» a designar-se «Taça de Portugal». A menos que Rogério Azevedo (o revisionista-mor responsável por este livro de 2020) fosse visionário quando as competições ainda tinham as designações iniciais. A falta de rigor desta gente é notável viciando o que está bem documentado.


Relatório e Contas da Época de 1937/38; páginas 6 e 7; Federação Portuguesa de Futebol


Já não há pachorra para aturar estas invenções do jornal que outrora foi referência da Imprensa (desportiva e generalista) em Portugal

 

Alberto Miguéns


NOTA FINAL (estes tipos de «A Bola» dão muito trabalho para o valor trapalhão e negligente que têm, mas há leitores que dizem que se sei...devo avisar! Não o fazendo sou conivente e como não quero ser...assim seja): Na última edição dos «Cadernos de «A Bola» n.º 51; Outubro de 2020; páginas 102 e 115. Há dois erros duplos. Em 1935/36 o treinador campeão nacional foi Vítor Gonçalves (e não Lipo Herczka, então treinador do Granada CF) e em 1936/37 foi Lipo Herczka (e não François Gutkas, então treinador do FC Porto). Não são os jornalistas de «A Bola» que fazem a história é o tempo que a faz.




6 comentários
  1. Não ter vergonha em "revisionar". Não ter capacidade de aprender com erros passados. Não ter brio profissional. Não ter respeito pelos leitores. É muita coisa para não ter vergonha alguma.

    Recorrente e desprestigiante. Um outrora grande Jornal hoje reduzido a categoria de pasquim caça-níqueis.

    Que diriam os profissionais do outrora grande Jornal, actual pasquim, se um dia aparecesse uma "entrevista" com Mestre Cândido a amaldiçoar o jornal de que foi fundador? Tipo: "Nem em 100 anos voltarão a ser um Jornal digno desse nome!"

    Peçam desculpa e reponham a verdade que já vão tarde.

    ResponderEliminar
  2. Srº Alberto, a burrice é tanta que o coitado do Lipo Herczka passou de tricampeão ( noutras edições o homem tinha ganho três vezes em vez de duas ) agora meteram duas vezes em anos diferentes...sem palavras.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  3. Neste campo, que é o teu, és imbatível.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Sr. Alberto

    Relativamente a esses indivíduos da Bola, de facto já não há pachorra para ler tantas aldrabices.
    Sobre os campeonatos nacionais recordo apenas que esse Jornal Ofereceu uma Prenda aos quatros clubes que fizeram 1000 jogos no Campeonato Nacional de Futebol. Este acontecimento deu-se no último jogo do Campeonato de 1975-76.
    Os 1000 jogos incluíam os Campeonatos nacionais da I Liga
    Estudem vão ver os arquivos

    Sr. Alberto faz bem desmascarar estes aldrabões

    Saudações Gloriosas
    Jorge Santos

    ResponderEliminar
  5. Companheiro Miguéns,

    Sou seu leitor à bastante tempo e é com imenso agrado que o faço pois creio que o rigor histórico é fundamental para evitar deturpações e aldrabices tão em voga nos tempos que correm.
    Mais uma vez, este texto serviu para expor os factos tal como aconteceram e não como agora convém a quem tem indevidamente audiência.
    Notei ainda um promenor curioso que é a referência ao guarda-redes Augusto Amaro que defendeu as nossas balizas em praticamente toda a década de 30.
    O companheiro Miguéns que tem melhores fontes de informação acaso saberá dizer-me que sucedeu a esta antiga glória do nosso Benfica?

    Muito obrigado e um grande bem haja.

    ResponderEliminar
  6. para quem se lembra, julgo que era o jornal a bola que nao considerava os 4 campeonatos..so ha coisa de 20 anos ou parecido aceitaram a designação e passaram a considera los... o record sempre os considerou ...ou entao era ao contrario...ja nao me recordo...sei que havia um dos jornais que so mais tarde aceitou a coisa.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: