SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 abril 2018

O Estado a Que Chegámos

25 abril 2018 3 Comentários
NUMA PAUSA PARA GANHAR FÔLEGO PARA O DECISIVO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA FUTEBOLÍSTICO.


Sempre considerei que os três grandes heróis em 25 de Abril de 1974 foram os três homens que nessa decisiva manhã foram corajosos como poucos conseguiriam ser pois em clara inferioridade bélica perante as forças do Regime superiorizaram-se pelo seu desempenho, abnegação e inteligência. Autênticos «David frente a Golias». Com o tempo fui sabendo que são os três Benfiquistas, o último durante este ano e ainda sujeito a confirmação pessoal: o capitão Salgueiro Maia, o cabo-apontador José Alves Costa e o ex-alferes miliciano Fernando Brito e Cunha. Nunca pensei que, um dia - no Futuro - viria a saber, que os meus três heróis da adolescência, em 1974...eram Benfiquistas. 
     

Como é evidente o que é importante foi a acção que tiveram
O facto de serem Benfiquistas é secundário embora para quem é Benfiquista seja com satisfação redobrada saber que os corajosos dessa manhã simpatizam com o "Glorioso". Eles que tão gloriosos foram enfrentando com Chaimites e pistolas, os Carros de Combate suficientes para fazer os Chaimites "desfarelarem-se que nem esferovite" com três tiros-e-meio certeiros...


Tudo começou na rua do Arsenal
Aqui desenrolou-se o primeiro momento decisivo com a força do Benfiquista Salgueiro Maia a enfrentar com "tremoços" (chaimites) os carros de combate a sério. 




Depois passou para a rua da Ribeira das Naus
Onde vai estar em destaque um civil que consegue deter um dos militares mais importantes, naquele momento, ao serviço da Ditadura, o major Pato Anselmo. Este seria alvo do anedotário nacional durante meses. Porque foi mesmo "pato". E ainda bem, como se poderá perceber na entrevista em video que está publicada na parte final deste texto. O civil que deteve o "Pato à pato" foi Fernando Brito e Cunha que me disseram, há cerca de quatro meses, ser Benfiquista. É uma informação que tento confirmar a cem por cento. Mas o que fez a Pato Anselmo foi à Benfica! Tens três hipóteses. Ou aderes. Ou não te rendes e terás de ser preso! Ou levas um balázio (não disse mas encostou-lhe a pistola)! Isto feito por um civil a um dos mais prestigiados majores do exército português!



E continuou na rua da Ribeira das Naus
Aqui vive-se o momento de maior tensão. O Benfiquista José Alves Costa (cabo-apontador) desobedece a um brigadeiro e não mata o Benfiquista Salgueiro Maia. Claro que não sabiam que eram Benfiquistas. Digo eu! Descobri que Salgueiro Maia era Benfiquista quando comprei a sua Fotobiografia, da autoria de António Sousa Duarte, aquando da sua publicação em Março de 2004, nos 30 anos do 25 de Abril. E que tem uma fotografia de Salgueiro Maia ainda em criança com o Glorioso Emblema na lapela. Quanto ao cabo-apontador só soube que é Benfiquista, em 2014, nos 40 anos do 25 de Abril, também através de um livro, neste caso lendo a entrevista que concedeu ao jornalista Adelino Gomes com fotografias de Alfredo Cunha (clicar). Se houvesse um momento X no 25 de Abril de 1974 era este!




E acabou no largo do Carmo
Com o capitão Salgueiro Maia a ter bom senso e sensatez para conseguir derrubar um Regime sem vinganças e inutilidades!




Terminou a Ditadura começando a Democracia
O Benfiquista Salgueiro Maia dá o golpe final num Regime Podre em que aqueles que o queriam defender eram incapazes de dar um tiro em amigos que conheciam das várias «Comissões de Serviço nas Colónias». Quem tinha de tomar a iniciativa de lutar eram os Situacionistas que estavam a ser atacados pelos Revoltosos. E se tinham canhões e balas para isso! Tinham a mais o que faltava a menos aos "Capitães de Abril". Pois, foi só fumaça. Recuaram como cobardes, incapazes de defender o que diziam querer defender. À pato. Bendita cobardia. Salvé Benfiquistas: cabo-apontador José Alves Costa, civil ex-alferes miliciano Fernando Brito e Cunha e capitão Salgueiro Maia. 





Como se transforma em Portugal um golpe militar numa mudança de regime: A Revolução
Só não é hilariante porque significou a transformação de uma Ditadura em Democracia. Ai, Portugal, Portugal. Esta entrevista do civil e ex-alferes miliciano Fernando Brito e Cunha é algo de pasmar. Até para perceber como o major Pato Anselmo foi "cá um pato" mas há muito mais com a GNR, a PSP e a Infantaria ao "barulho" (clicar). Quarenta e quatro anos depois (a Ditadura durou 48 anos: 28 de Maio de 1926/25 de Abril de 1974) os vícios dos que nos querem dirigir são os mesmos! Que se entretenha o Povo com Festivais da Canção (do Minho ao Algarve), Futebol tasqueiro e PimbalhadaTV, enquanto nós nos governamos a fazer que vos governámos. 



Parece que serviu de pouco. Em poucos anos voltámos ao estado a que chegámos. Por isso o FC Porto conseguiu tanto poder. Espero que o Benfica lhes dê o golpe final com o P3N7A!

Alberto Miguéns


NOTAS: Imagens e notícias retiradas dos seguintes livros:






3 comentários
  1. para o golpe final...teriamos de ter um salgueiro maia a presidente do slb...nao me parece

    ResponderEliminar
  2. Se quiserem um condutor de M47 esta aqui um... mas e para arrasar com as Toupeiras corruptas.

    ResponderEliminar
  3. A foto ao lado da que tem o Cap com o símbolo do Benfica não de Salgueiro Maia.
    Cumps

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: