SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 janeiro 2016

Adversário Ideal

07 janeiro 2016 2 Comentários
UM BENFICA EFICAZ GOLEOU COM QUALIDADE PELA SEGUNDA VEZ, EM 2015/16, POR SEIS-A-ZERO. E JÁ OCUPA O SEGUNDO LUGAR.


1-0           por Pizzi (Golo-rioso n.º 12 822)



2-0         por Pizzi (Golo-rioso n.º 12 823)



3-0         por Raúl (Golo-rioso n.º 12 824)



4-0         por Jonas (Golo-rioso n.º 12 825)



5-0          por Jonas (Golo-rioso n.º 12 826)


6-0         por Talisca (Golo-rioso n.º 12 827)



Depois dos primeiros 25 minutos não se adivinhava uma vitória fácil, quanto mais uma goleada destas. Venham elas!
Jogo n.º 5 117. De cima para baixo. Da esquerda para a direita. Júlio César, Jonas, Raúl, Fejsa, Jardel (capitão) e Lisandro. Carcela, Sanches, Eliseu, Almeida e Pizzi. Fotografia gentilmente cedida por Isabel Cutileiro

Benfica acelerado
Souberam estar à altura de quem enverga o “Manto Sagrado”. É sempre para honrá-lo. Seja em que circunstância for. O “Glorioso” foi de uma eficácia tremenda – seis golos entre os 29 e os 69 minutos, ou seja, em 40 minutos! Apesar de mais três perdidas “escandalosas” que os seis-a-zero tudo desculpam. Não gostei dos últimos dez minutos, mas compreendo. Não gostei porque em qualquer desporto humilhar não é marcar o máximo golos ou conseguir o maior número de pontos possíveis. Pelo contrário! Humilhar é fazer do adversário “coitadinho” evitando marcar mais golos ou pontos. Isto sim é humilhar os jogadores e equipas adversárias. Ter "pena" deles! Desprezá-los! No entanto compreendo o que se passou nos últimos minutos frente ao CS Marítimo porque pode ter sido uma forma de começar a preparar, reduzindo a intensidade, a exigente deslocação de domingo à Choupana meia-semana depois. E sempre uma incógnita em tempos de nebulosidade rasteira.  

Adversário azarado
Aquela substituição do guarda-redes do CS Marítimo logo no início do encontro foi uma “machadada” no adversário. O guarda-redes suplente é daqueles a que os adeptos chamam desde que se inventou a posição de guarda-redes, há mais de 120 anos, de “engate”. E geralmente engatam muito frente ao “Glorioso”. Desde vez “desengatou” e tirando as duas grandes penalidades e a “taliscada” final, o guarda-redes suplente que passou a efectivo andou “aos papéis” nos três golos da primeira parte. É que depois do falhanço inicial (e inacreditável) de Raúl, um maritimista teve duas hipóteses, com o jogo ainda sem golos, para marcar (embora Lisandro estivesse lá para o evitar).  

Arbitragem com critério
Não me apercebi de qualquer erro grave ou gravoso. Segunda melhor equipa em campo. Seis "amarelos" aos maritimistas até pareceram poucos. Mas...

Carcelão
Parece um “espalha brasas” mas é muito mais do que isso. Aquela finta rápida e “drible” curto é extremamente eficaz se a equipa perceber e posicionar-se conseguindo espaços. Carcela ficou “apenas” ligado ao 1.º golo, ao 2.º (isolando Raúl para este centrar para a grande-área) e ao 5.º (sofreu uma grande penalidade).

Eu bem senti (e escrevi-o neste blogue num texto denominado “Sinto-me tão portista")
Entre 2014/15 e 2015/16, quando ainda não sabia da saída de Jorge Jesus do “Glorioso” escrevi que a temporada que estava prestes a começar teria para mim a mesma sensação que imaginava terem os portistas durante décadas em relação aos Benfiquistas. O treinador deles terminava a temporada 2014/15 “em coma” havendo todas as condições para lhes arrumar as ilusões num sótão pouco tempo depois de iniciada a época de 2015/16. O Sporting CP nem seria incómodo pois teria de substituir Marco Silva por uma aventesma qualquer de um desses clubes do Futeluso que ficam do 6.º lugar para cima… Lopetegui (espero estar bem escrito…) passou de “coma” (estado latente desde o final de 2014/15) até ficar “morto” quando perdeu no estádio portista frente ao FC Dínamo Kiev, para a Liga dos Campeões (necessitando apenas de empatar para seguir rumo aos oitavos-de-final). Acabou ali como treinador do FC Porto. O resto é estado vegetativo… Ou não andasse eu a ver (não apenas olhar…) futebol, semanalmente, desde Outubro de 1978. Só que às vezes engano-me…e bem!

SL Benfica e FC Porto (ex-aequo) em 2.º lugar com 37 pontos. Há dois critérios para colocar situações destas numa matriz a duas dimensões. Utilizar o resultado entre os dois clubes ou utilizar a diferença de golos. Esta parece-me a mais lógica até que os dois clubes tenham os dois jogos, entre eles, realizados. Até tal ocorrer (concluir o jogo da segunda volta) é dar vantagem ao clube que jogou a primeira volta em "casa". É das estatísticas...

Começa a definir-se quem está, esteve e voltará a estar
O Benfica que já esteve em grandes dificuldades para chegar rapidamente ao 2.º lugar, mas agora tem vantagem, pelo menos em relação ao 2.º classificado (ex-aequo) visto receber, na “Catedral”, o FC Porto. Se tudo correr dentro do normal, entre Benfica e Sporting CP será o jogo do Dérbi de Lisboa, em casa do adversário, a decidir o Tricampeonato Nacional. Até porque o Sporting CP irá depois ao estádio portista na parte final do 82.º campeonato nacional.   

TEMPORADA 2015/16
Competições
J
V
E
D
GM
GS
TOTAIS
31 (24)
17
4
10
58
30
Primeira Liga
16 (18)
11
1
3
41
10
Liga dos Campeões
6 (2)
3
1
2
10
8
Taça da Liga
1 (4)
1
-
-
1
0
Taça de Portugal
2
1
-
1
3
3
Torneios
4
-
2
2
3
5
Troféus
1
-
-
1
-
3
Supertaça
1
-
-
1
-
1

Seguem-se três jogatanas em terreno alheio
Até final deste Janeiro: Choupana, Amoreira e Marvila. Depois da recepção ao FC Arouca a jornada dupla em Moreira de Cónegos. Aqui para definir que clube passará às meias-finais da IX Taça da Liga.  

CALENDÁRIO INTEGRADO COM TODAS AS COMPETIÇÕES ENTRE JANEIRO E MARÇO DE 2016
Calendário
SL BENFICA
FC Porto
(=)
Sporting CP
(+ 4 p)
D
TER
29
TL1
C
V 1-0
C
D 1-3
C
V 3-1

J
A
N
E
I
R
O
SÁB
2
CN15
F
V 1-0
F
D 0-2
C
V 2-0
QUA
6
CN16
C
V 6-0
C
E 1-1
F
V 6-0
DOM
10
CN17
F
CD Nacional
F
Boavista FC
C
SC Braga
QUA
13
TP 1/4
Eliminado
F
Boavista FC
  Eliminado
SEX
15
CN18
-
---------------
-
---------------
C
CD Tondela
SÁB
16
CN18
F
GD Est. Praia
-
---------------
-
------------------
DOM
17
CN18
-
---------------
F
Vitória SC Gui.
-
-----------------
TER
19
TL2
F
Oriental/COL
-
------------------
F
Portimonense SC
QUA
20
TL2
-
---------------
F
FC Famalicão
-
----------------
SÁB
23
CN19
C
FC Arouca
-
------------------
F
FC P. Ferreira
DOM
24
CN19
-
------------------
C
 CS Marítimo
-
------------------
QUA
27
TL3
F
Moreirense FC
F
CD Feirense
F
FC Arouca
DOM
31
CN20
F
Moreirense FC
F
GD Est. Praia
C
As. Ac. Coimbra
F
E
V
E
R
E
I
R
O
QUA
3
TP ½.1
Eliminado
?
?
  Eliminado
DOM
7
CN21
F
CF “Os Belenenses”
C
FC Arouca
C
Rio Ave FC
QUA
10
TL1/2
C
SC Braga (?)
C
Eliminado (?)
F
CS Marítimo (?)
DOM
14
CN22
C
FC PORTO
F
SL BENFICA
F
CD Nacional
TER
16
LC1/8.1
C
FC Zenit
--
------------
--
------------
QUI
18
LE1/16.1
--
------------
F
BVB Dortmund
C
Bayer 04 Leverkusen
DOM
21
CN23
F
FC P. Ferreira
C
Moreirense FC
C
Boavista FC
QUI
25
LE1/16.2
--
------------
C
BVB Dortmund
F
Bayer 04 Leverkusen
DOM
28
CN24
C
CF União Mad.
F
CF “Os Belenenses”
F
Vitória SC Gui.


M
A
R
Ç
O
QUA
2
TP ½.2
Eliminado
?
?
  Eliminado
DOM
6
CN25
F
SPORTING CP
F
SC Braga
C
SL BENFICA
QUA
9
LC1/8.2
F
FC Zenit
--
------------
--
------------
QUI
10
LE1/8.1
--
------------
?
?
?
?
DOM
13
CN26
C
CD Tondela
C
CF União Mad.
F
GD Est. Praia
QUI
17
LE1/8.2
--
------------
?
?
?
?
DOM
20
CN27
F
Boavista FC
(F)
Vitória FC Set.
C
FC Arouca
QUA
23
---

Jogos das selecções nacionais
DOM
27
---
QUA
30
---
A
DOM
3
CN28
C
SC Braga
C
 CD Tondela
F
CF “Os Belenenses”

Acredita Benfica! Quatro são três mais um!

Alberto Miguéns

NOTA FINAL (às 01:30): Só agora - questionado por telefone - tive oportunidade de "ouver", em gravação, as Conferências de Imprensa nos respectivos pós-jogos de Rui Vitória e Jorge Jesus. Rui Vitória só tem que dar uma resposta: estrear-se como campeão nacional e fazer do "Glorioso" de novo Tricampeão, depois de 1976/77. Se for Jorge Jesus a conquistar o título é este que será Tricampeão (dois pelo SLB e um pelo SCP). O resto é conversa... Fiada! Os Benfiquistas - mais e melhores que os sportinguistas - estão com Rui Vitória, porque estão com quem defende o "Manto Sagrado". Rui Vitória tem mais força que Jorge Jesus. O plantel do Benfica é, teoricamente, pouco inferior ao do FC Porto, mas bem superior ao do Sporting CP. Rui Vitória tem tudo para ser Tricampeão. Não tem por onde arranjar desculpas em relação ao SCP. Que serão sempre entendidas como "desculpas esfarrapadas". Se não for campeão (ele) e Tricampeão (Benfica) a culpa é dele. De Rui Vitória! A menos que haja "razões externas"! E se houver os Benfiquistas saberão denunciar. E entender o insucesso! E também saberão ir denunciando. Jorge Jesus é mal formado (já o era no Benfica e cheguei a criticá-lo neste blogue várias vezes, lembro-me de uma, com o título "Nuvem Passageira" (uma nuvem com seis anos) mesmo que muitos não gostassem - clicar). Até justificavam que devia ser assim. Ainda me lembro da confusão com a polícia em Guimarães (clicar) e as justificações estúpidas na BTV. Estava a agir (e bem) como um adepto! Rui Vitória é bem formado (já o era antes de chegar ao Benfica). Mas para além destas questões de educação são treinadores de futebol. Se são treinadores de futebol (e bem pagos) Jorge Jesus e Rui Vitória que cresçam e apareçam. Mostrem quem é o melhor em Maio de 2016! Eu acredito que será Rui Vitória.



AINDA MAIS (Para provar que "estou à vontade" tanto com Jorge Jesus como com Rui Vitória): A falta de coerência. Em Julho de 2014 foi-me pedido para colaborar com um livro "Plantel Glorioso" para "escolher" os 26 jogadores e três treinadores que marcaram a história do SL Benfica" cujas escolhas são apenas e só da responsabilidade do painel dos 100 Benfiquistas escolhidos para o fazer. Nada mais do que isso. São as escolhas daquelas cem pessoas. Por isso estas escolhas valem o que valem. Incluindo a minha, claro! Confesso que depois do livro concluído fiquei espantado (não tanto porque lembrei-me de como muitos portugueses sobrevivem no lambebotismo e bajulação), principalmente nas escolhas dos treinadores plasmadas na página 145 do livro:



Eu antes de se iniciar a temporada de 2014/15 nem em sétimo colocaria Jorge Jesus na lista dos melhores treinadores do SLB (e Rui Vitória é o 48.º entre contratados e soluções de recurso). Actualmente - depois de 2014/15, ou seja, depois do Bicampeonato, mais uma Supertaça e Taça da Liga - talvez o colocasse em 5.º lugar.


Eis a minha escolha publicada na página 162 desse livro:



O "espanto" é que entre os 100 paineleiros que fizeram as escolhas, 52 referiram Jorge Jesus. Não vou discutir as motivações porque foram diversas, desde admiração profunda (justificada no gosto pessoal sempre legítimo), só querer escolher personalidades que viram (e não de quem ouviram falar) até ao lambe-botas do piorio de tão asqueroso modo de vida que leva:

52 citações

00   Primeiro lugar

17    Segundo lugar

35    Terceiro lugar

Encheram-lhe o Ego (se eu contasse o que ouvi alguns dizerem-lhe cara-a-cara - Jorge Jesus esteve no lançamento do livro, tal como Luís Filipe Vieira - que até deu para eu ter vergonha alheia) agora "levem/levamos com ele"... É a vida!





2 comentários
  1. Excelente Alberto, Não sabia desse lambe-botismo para com jj no lançamento do tal livro.

    Devem ser os mesmos que ontem poderão ter engolido em seco os tais 6-0...

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Mas alguns do lambebotismo em Dezembro de 2015 agora dão a entender que JJ é o pior treinador do Mundo. Houve um desses lambe-botas que lhe disse - em público - pois pelos menos meia dúzia das cento e tal pessoas que estavam presentes que se conseguisse levar o Benfica a uma final da LC ou conquistar a LE o considerava melhor que Béla Guttmann pois "os tempos eram outros" Era mais fácil conquistar a TCCE. Agora diz que o Jorge Jesus é dos piores treinadores que passaram pelo Benfica.

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: