SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 março 2011

Somos o melhor embaixador do futebol mundial

16 março 2011 1 Comentários

ESTATÍSTICAS

Amanhã, 17 de Março de 2001, a nossa equipa de futebol contabilizará o 991.º jogo internacional de uma história gloriosa que jamais os invejosos de outros clubes ou os incapazes do nosso conseguirão apagar. Nos 990 jogos já realizados os valores são amplamente favoráveis ao “Glorioso”, com 476 vitórias, 210 empates e 304 derrotas, 1921 golos marcados e 1331 sofridos. Um rendimento de 58 por cento com uma média de dois golos por jogo, ou seja 172 vitórias e 590 golos “de avanço”. Um número tão elevado de jogos só é possível porque o Benfica procurou desde cedo contacto internacional, daí o 1.º jogo (D 2-4) se ter efectuado em 22 de Maio de 1911 com o Stade Bordelais Université Club, de Bordéus/França, no nosso campo alugado na Quinta da Feiteira, em frente à Igreja de Benfica. Ou seja se a nossa estreia internacional foi com um clube de Bordéus, curiosamente cem anos depois, os jogos 990 e 991 serão com outro clube francês, o PSG.

Primeira deslocação
A nossa estreia no estrangeiro ocorreu em 2 de Junho de 1912, na Galiza, na Corunha, com o Real Clube Desportivo da Corunha, no campo de La Gaiteira. A deslocação realizou-se de comboio, como todas as digressões e deslocações até 1949. Durante muitos anos, enquanto tivemos campo de jogos em Sete Rios, junto à linha férrea, havia um ritual que demonstra, na perfeição, o Benfiquismo. O comboio para o Porto ou Madrid, partia da Estação Central, no Rossio, passando depois por Campolide, Sete Rios e Braço de Prata em direcção a norte. Enquanto futebolistas e dirigentes se dirigiam para o Rossio, os associados e adeptos benfiquistas reuniam-se nas nossas instalações de Sete Rios, hasteando a bandeira do Clube, para saudarem efusivamente a nossa delegação que viajava no interior do comboio. Mais um incentivo para trazer de Espanha vitórias, mais qualidade e vasta experiência, deixando por lá um rasto de simpatia.

Registos sem paralelo
Tendo em conta que jogámos 662 encontros nos cinco continentes, em 70 países (o último contabilizado: Bielorrússia), 232 cidades (última contabilizada: Telavive) e 295 estádios (último contabilizado: Bloomfield, do Hapoel FC, em Telavive, o Benfica é sem duvida o melhor embaixador do “futebol association”, um autêntico “corre-mundo”(globetrotter) que já disputou 990 jogos internacionais, dos quais 373 em Portugal. Entre as estatísticas publicadas de vários clubes míticos do futebol mundial, tal como da Selecção Nacional, não há registos de valor sequer idênticos aos do “Glorioso”.

É uma proeza única de um clube singular.


A equipa que disputou o 990.º jogo internacional, em 10 de Março de 2011. Da esquerda para a direita. De cima para baixo. Roberto, Cardozo, Sidnei, Javi e Luisão (cap.); Salvio, Maxi, Gaitán, Saviola, Coentrão e Martins

Foto gentilmente cedida por Isabel Cutileiro


1 comentários

Artigos Aleatórios

Apoio de: