SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 janeiro 2025

A(s) Criancice(s) de Bruno Lage

27 janeiro 2025 2 Comentários

ESTÃO A ESTREITAR-LHE O CAMINHO COM ELE A CONTRIBUIR PARA ISSO. DEPOIS NÃO SE QUEIXE!



Deixou-se apanhar em duas situações a discutir e justificar-se perante meia dúzia de adeptos (uns seriam outros talvez não, ou pelo menos nem todos) pois já assisti, em tantos anos, a situações caricatas de "infiltados" para arranjar confusão ao Benfica.

 

Por agora parece tudo na "Paz do Senhor"

Uma Conferência de Imprensa a justificar-se, com o habitual "frases fora do contexto" e até podem ser, mas ele é que permitiu que pudessem utilizar-se das justificações dele perante dois grupos de pessoas que o insultavam, em Rio Maior e na «Catedral».

 

O presidente Rui Costa observa...

O risco de fazer duas alterações técnicas numa temporada (Roger Schmidt por Bruno Lage e este por um outro) não conquistando o Campeonato Nacional é um rude golpe em 2025, ano com eleições, em Outubro. Mas Rui Costa tem ideia que está acima dos resultados em termos de apoio dos associados com mais votos, por isso se tiver que desfazer-se de Bruno Lage é para o lado que dormirá melhor...

 

O treinador Bruno Lage com todo este "folclore" só está a estreitar o seu caminho

Como treinador experiente e confiante considera que terá sucesso. Também não sendo ele a acreditar nele quem mais poderia ser? Só que os maus resultados que tem tido deixam marca negativa - derrotas inesperadas na Liga dos Campeões (SC Feyenoord, a mais grave, além do empate com o Bolonha FC 1909) e na Liga Betclic, tantos pontos perdidos ns últimas jornadas - onze em 18, ou seja conquistou sete pontos em 18 (39 por cento) nas derradeiras seis jornadas, entre a 14.ª e a 19.ª ronda.


91.º CAMPEONATO NACIONAL 2024/25

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

D 0-2

F

FC Famalicão

- 3

- 3

- 1

02

V 3-0

C

Casa Pia AC

- 3

- 3

- 1

03

V 1-0

C

CF Estrela

- 3

- 3

- 1

04

E 1-1

F

Moreirense FC

- 5

- 2

- 1

05

V 4-1

C

CD Santa Clara

- 5

- 2

+ 2

06

V 3-0

F

Boavista FC

- 5

- 2

+ 2

07

V 5-1

C

Gil Vicente FC

- 5

- 2

+ 2

08

V 2-0 *

F

CD Nacional

- 5

- 2

+ 5

09

V 5-0

C

Rio Ave FC

- 5

- 2

+ 5

10

V 2-1

F

SC Farense

- 5

- 2

+ 5

11

V 4-1

C

FC Porto

- 5

+ 1

+ 8

12

V 2-0

F

FC Arouca

- 2

+ 1

+ 8

13

V 1-0

C

Vitória SC Guimarães

+ 1

+ 3

+ 10

14

E 1-1

F

AVS

- 1

+ 1

+ 10

08

*

F

CD Nacional

*

15

V 3-0

C

GD Estoril Praia

+ 1

+ 1

+ 10

16

D 0-1

F

Sporting CP

- 2

- 2

+ 10

17

D 1-2

C

SC Braga

- 3

- 2 

+ 7

18

V 4-0

C

FC Famalicão

- 3

+ 1

+ 7

19

 D 1-3

F

Casa Pia AC

- 6

+ 4

F

8.ª jornada na Liga dos Campeões

20

 

F

CF Estrela

 

 

 

21

 

C

Moreirense FC

 

 

 

22

 

F

CD Santa Clara

 

 

 

23

 

C

Boavista FC

 

 

 

C

Taça de Portugal: Quartos-de-final

24

 

F

Gil Vicente FC

 

 

 

25

 

C

CD Nacional

 

 

 

26

 

F

Rio Ave FC

 

 

 

27

 

C

SC Farense

 

 

 

28

 

F

FC Porto

 

 

 

29

 

C

FC Arouca

 

 

 

30

 

F

Vitória SC Guimarães

 

 

 

31

 

C

AVS

 

 

 

32

 

F

GD Estoril Praia

 

 

 

33

 

C

Sporting CP

 

 

 

34

 

F

SC Braga

 

 

 

NOTA: * jogo interrompido aos 08:05 (6 de Outubro) e retomado para ser finalizado, entre a 14.ª e 15.ª jornada, em 19 de Dezembro

 

Bruno Lage além de estar a estreitar o caminho por onde vai andar

Está a colocar a fasquia muito acima daquilo que parece ser capaz de ultrapassar. Pode utilizar muita argumentação que vai saber "pôr ordem na casa" e atrás levar alguns adeptos (dos que contam mesmo e não dos que fazem conta que são). E agora alguns deles vão-lhe prometer amor eterno e apoio "moral". Só que... se o Benfica não se conseguir aproximar do Sporting CP - até podendo afastar-se mais - além de ter que conseguir, na última jornada da Liga dos Campeões, seguir para a tal eliminatória em que vencendo esta terá acesso aos oitavos-de-final e depois nesta poderão existir adversários "considerados" acessíveis (e para os adeptos do Benfica são poucos os que não o são) está proibido de perder. Além do jogo, na «Catedral» frente ao SC Braga e depois as meias-finais para a Taça de Portugal. São muitos jogos a exigir muita competência. Já na próxima quarta-feira (Juventus FC, em Turim) terá prova difícil até porque em caso de derrota é quase certa a exclusão da fase a eliminar. Depois mais um jogo em terreno adversário - CF Estrela - com características distintas do jogo em Turim. Volta-se ao binómio: FC Barcelona/Casa Pia AC agora para Juventus FC/CF Estrela, com este no "sofá" durante uma semana a ver o Benfica a preparar, jogar, desgastar-se fisicamente (até emocionalmente em caso de alguma injustiça "arbitral") e "digerir" o jogo em Itália. Parece-me muita "areia para a camioneta Lage". Oxalá que ocorra tudo de bom para ele (pois significará tudo de bom para o Clube) mas... seria mudar tudo rapidamente num ápice. No Benfica não há tempo para ter tempo. 

 

Os que agora dizem que o compreendem e estão solidários com ele, pois vai colocar o "Benfica nos eixos"

Serão os primeiros a vaiá-lo, a questionar e a querer vê-lo pelas costas. O Benfica (e os Benfiquistas) vivem de vitórias. E muito bem. Num clube como o «Glorioso» ninguém pode acomodar-se com derrotas e insucessos. Agora quem manda e dirige tem que saber mandar e dirigir. E isso não é assim tão fácil como parece. E então se for acumulando erros e incongruências... muito pior.


O «Glorioso» põe-se a jeito

E até este lagarto peçonhento (ou não fosse a peçonha característica dos répteis)... goza com ele e aproveita para também o fazer com o Benfica  (clicar)


NOTA: como não estou na residência habitual, mas em trabalho pelo Norte de Portugal pode ser que ainda aqui venha, até próximo da meia-noite, debitar mais umas opiniões que valem o que valem

 

Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Lage ou e ingénuo ou é tonto: quem é que faz desabafos daqueles com adeptos anónimos, ainda por cima num tempo em que qualquer mafarrico grava tudo o que se passa?
    Como vão olhar para ele os jogadores que rasgou em público da forma como fez?
    Como é possível que se pronuncie naquelas circunstâncias sobre ativos de um clube e de uma sociedade cotada em bolsa?
    Onde andam Rui Costa, o diretor de futebol e outros que tais?
    De há 30 anos para cá os sócios têm eleito um susto atrás do outro: Damásio, Azevedo, Vilarinho, Vieira, Costa...

    ResponderEliminar
  2. À parte a provadíssima incapacidade para ser o treinador de um clube como o Benfica, e mau grado as suas "criancices" (que já eram evidentes na sua primeira passagem pela equipa principal...), Bruno Lage é apenas um dos culpados do estado atual do nosso futebol. A direção, em especial Rui Costa, e uma parcela muito significativa dos jogadores, têm culpas, inúmeras e inequívocas.
    Rui Costa sempre se preocupou mais em manter-se à tona de água e em ficar bem nas fotografias, apoiando sem critério válido, e na maior parte das vezes contrariando o sentir profundo dos benfiquistas, os mais nefastos atores do nosso futebol. Rui Costa nunca defendeu, como era imperioso fazer, o Benfica e os seus reais interesses. E até ao fim do mandato não cessará de ter esse comportamento, estou em crer.
    Os jogadores, ou para ser mais preciso, uma parcela muito significativa dos mesmos, não revela a atitude mental, o compromisso nem a entrega que lhes é exigida. São tratados como pequenos reis, pagos principescamente, e o que retornam ao clube é francamente miserável.
    A postura, e a atitude corporal, de Trubin na baliza diz tudo; ontem, três remates enquadrados, três golos; no jogo com o Barcelona, uma reposição de bola que só se aceita se for para os apanhados, e uma total passividade no golo do empate a quatro, com um cabeceamento feito na pequena área. Sim, é verdade que os defesas não saltaram, mas ele também nem se chegou para importunar o adversário.
    António Silva não pode fazer um passe para aquela zona do terreno, nem nos moldes em que o fez, mesmo que estivesse a jogar um jogo de casados e solteiros. E Di Maria, como aconteceu em muitas outras situações, não pode ficar à espera que a bola lhe chegue aos pés, porque isso foi meio caminho andado para o golo, na sequência da (fácil) interceção do adversário.
    Kokcu não pode andar o jogo todo à espera que sejam os outros a fazer pressão e oposição aos adversários, só porque custou 25 milhões aos cofres do clube. É preciso correr, morder os calcanhares e importunar, que é, aliás, o que nos fazem os adversários, mesmo aqueles que custam bem mais do que o que ele custou.
    Amdouni não pode passear-se, a passo, de um lado para o outro do campo, e permitir-se fazer asneira sobre asneira quando tem a bola nos pés.
    Arthur Cabral custou 20 milhões de euros, e reiteradamente chuta para a bancada, ou frouxo para as mãos do guarda-redes, ou cabeceia sempre de modo desastrado e para fora.
    Para ganhar, obter vitórias e conquistar troféus, é preciso trabalhar, ser abnegado e humilde, e ser o mais eficaz possível, ou, pelo menos, tudo fazer para o ser. Nesta equipa, salvo raras e honrosas exceções, eu não vejo nada disso.
    Por isso, reitero a opinião que Bruno Lage, mau grado a sua provada incapacidade para resolver a situação, não é o único, e se calhar até não é o principal, culpado deste estado de coisas. É verdade que está na corda bamba e em sério risco de ser dispensado e, talvez por isso mesmo, seria mais ajuizado ir à guerra com os soldados que lhe dão garantias e deixar de fora os que não querem jogar à bola. Pelo menos, se cair, cai fiel às suas ideias.
    O problema é que na Liga dos Campeões, montra maior para o mundo do futebol, todos vão querer aparecer. Mesmo os que cá dentro de portas se encolhem, descarada e repetidamente...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: