SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

26 dezembro 2024

Queremos Mais Eusébio

26 dezembro 2024 0 Comentários

MAIS DIVULGAÇÃO, MAIS PRESENÇA, MAIS INFORMAÇÃO, MAIS SALIÊNCIA, MAIS CONHECIMENTO.


Numa dessas listagens que surgem a cada final de ano, Eusébio foi colocado em sétimo entre os melhores futebolistas do século XX. Mas Eusébio merece muito mais que estar no sétimo lugar.

 

Com respeito por todas as listagens pois quem escolhe é sempre soberano

Há umas mais credíveis que outras, pois depende do painel escolhido para fazer a listagem e ordená-la (clicar)


E não deixa de ser verdade que por vezes até fico admirado por Eusébio não estar mais esquecido a nível internacional

É que o maior jogador de futebol português de todos os tempos nunca representou nenhum clube mediático, em França, Itália, Espanha, Alemanha ou Inglaterra, nem nenhuma destas selecções nacionais e até outras de valia semelhante. Jogou por Portugal (num tempo em que só estavam oito selecções nas fases finais dos Campeonatos da Europa e dezasseis nas fases finais dos Campeonatos do Mundo, ao contrário da actualidade que seria escandaloso Portugal não ser apurado, pois nos Anos 60 e 70 se houvessa tantas selecções presentes, Portugal estaria sempre nessas fases finais, tal como na actualidade). 

 

Eusébio, simplesmente Eusébio

O facto de continuar representado nessas listagens deve-se a ter sido o melhor marcador e jogador (embora o prémio tivesse que ser atribuído a um campeão do torneio, acrescido que a Ingleterra disputou o torneio da FIFA em Inglaterra) no Mundial de 1966 e a ser o pilar do melhor clube europeu, na principal competição da UEFA, na década de 60, o Benfica!

 

Eusébio continua a não beneficiar de ser valorizado naquilo que foi

O Benfica devia estabelecer uma parceria com uma entidade mediática - não vou fazer publicidade a empresas - para fazer uma série acerca de Eusébio, enquanto Ser Humano, Futebolista e Cidadão do Mundo. É necessário mostar ao mundo actual o que o Mundo entre 1961 e 1981 (até mais...) reconhecia nele. Já lá vão 60/70 anos e os que o viram jogar vão escasseando. Mesmo os que ouviam falar dele com insistência, apontado como exemplo, vão diminuindo.

 

Eusébio não foi um avançado-centro ou ponta-de-lança goleador

Raramente jogou com o número 9, ao contrário dos seus colegas de equipa: José Águas, José Torres, Artur Jorge, Victor Batista ou Jordão, entre outros. Ele jogava para permitir que estes marcassem o máximo de golos possível, só que como era genial, também marcava muitos golos. Eusébio não é um goleador. É um enorme futebolista, que corre o campo todo, que marca muitos golos. Coloco estas simples frases do texto no presente e não no passado. Ele continua presente.

 

Eusébio merece mais. Muito mais. Merece tudo!

 

Alberto Miguéns





Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: