SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 setembro 2024

Há Muito Caminho Para Fazer

16 setembro 2024 1 Comentários

NO FUTEBOL CONTAM MAIS OS RESULTADOS QUE AS EXIBIÇÕES EMBORA QUANTO MELHOR FOREM AS EXIBIÇÕES MAIS PRÓXIMO SE FICA DE UM BOM RESULTADO.

 


O Benfica tem três jogos na «Catedral» e três vitórias. Normalíssimo. No terreno dos adversários é que tem dois jogos e dois insucessos: derrota em Famalicão e empate em Moreira de Cónegos. Uma vitória no terreno do Boavista FC... será facto inédito, em 2024/2025.

 


A próxima jornada, frente ao Boavista FC, no estádio do adversário

É que definirá se o Benfica já adquiriu a consistência que permite fazer de um plantel Campeão Nacional. Neste momento, o «Glorioso» está em 4.º lugar, ex-aequo com o FC Famalicão, a cinco pontos do Sporting CP e a dois do FC Porto/Vitória SC Guimarães. Quanto à próxima jornada há três situações a reter:

1. O Benfica jogará depois dos três adversários que estão à sua frente, aliás, de todos os 16 clubes, pois será o último encontro da jornada, na segunda-feira. Nesta fase da competição é uma vantagem;

2. Os clubes que estão em segundo lugar ex-aequo - Vitória SC e FC Porto - vão-se defrontar, em Guimarães, no sábado. Um deles ou os dois vão perder pontos;

3. Uma vitória do Benfica permitirá chegar aos 13 pontos, colocando o Clube em igualdade pontual com o FC Porto e Vitória SC (se empatarem) ou com mais um ponto que um deles (com o que perder). É uma jornada que o Benfica, depois de ceder cinco pontos, terá que aproveitar. Há que se isolar no segundo lugar para depois discutir a liderança com o Sporting CP, provavelmente na última jornada (16.ª) a realizar neste ano civil de 2024. Quando se está em desvantagem pontual, clube que quer ser campeão nacional, não pode desperdiçar oportunidades destas!



Esta terceira semana de Setembro coloca o «Glorioso» na senda habitual

Uma semana com dois jogos: um para competições internacionais e outro para competições internas, respectivamente, Liga dos Campeões e Campeonato Nacional. 

 

91.º CAMPEONATO NACIONAL 2024/25

J

RES

S

Adversário

SCP

FCP

SCB

01

D 0-2

F

FC Famalicão

- 3

- 3

- 1

02

V 3-0

C

Casa Pia AC

- 3

- 3

- 1

03

V 1-0

C

CF Estrela

- 3

- 3

- 1

04

E 1-1

F

Moreirense FC

- 5

- 2

- 1

05

V 4-1

C

CD Santa Clara

- 5

- 2

+ 2

1.ª jornada na Liga dos Campeões

06

 

F

Boavista FC

 

 

 

07

 

C

Gil Vicente FC

 

 

 

2.ª jornada na Liga dos Campeões

08

 

F

CD Nacional

 

 

 

TP

F

Taça de Portugal: 1/32

3.ª jornada na Liga dos Campeões

09

 

C

Rio Ave FC

 

 

 

TL

C

Taça da Liga: 1/4

10

 

F

SC Farense

 

 

 

4.ª jornada na Liga dos Campeões

11

 

C

FC Porto

 

 

 

TP

?

Taça de Portugal: 1/16

5.ª jornada na Liga dos Campeões

12

 

F

FC Arouca

 

 

 

13

 

C

Vitória SC Guimarães

 

 

 

6.ª jornada na Liga dos Campeões

14

 

F

AVS

 

 

 

15

 

C

GD Estoril Praia

 

 

 

16

 

F

Sporting CP

 

 

 

17

 

C

SC Braga

 

 

 

18

 

C

FC Famalicão

 

 

 

7.ª jornada na Liga dos Campeões

19

 

F

Casa Pia AC

 

 

 

8.ª jornada na Liga dos Campeões

20

 

F

CF Estrela

 

 

 

21

 

C

Moreirense FC

 

 

 

22

 

F

CD Santa Clara

 

 

 

23

 

C

Boavista FC

 

 

 

24

 

F

Gil Vicente FC

 

 

 

25

 

C

CD Nacional

 

 

 

26

 

F

Rio Ave FC

 

 

 

27

 

C

SC Farense

 

 

 

28

 

F

FC Porto

 

 

 

29

 

C

FC Arouca

 

 

 

30

 

F

Vitória SC Guimarães

 

 

 

31

 

C

AVS

 

 

 

32

 

F

GD Estoril Praia

 

 

 

33

 

C

Sporting CP

 

 

 

34

 

F

SC Braga

 

 

 

NOTA: as diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos e muito menos diferenças do dia da semana, entre sexta-feira e segunda-feira, em que os clubes jogam


Sporting CP

Neste momento parece ter o "melhor onze" mas não parece ter o melhor plantel. Terá vantagem nos próximos encontros. Além disso derrotas nas competições europeias nunca afectaram os seus jogos nas competições nacionais, ao contrário do Benfica. O Sporting CP não tem qualquer expressão na UEFA. Nem nos 100 melhores clubes está. Em 19 participações na Liga dos Campeões/Taça dos Clubes Campeões Europeus o melhor que o Sporting CP conseguiu foi disputar uma vez, em 1982/1983, uns quartos-de-final, o que é ridículo. Para os sportinguistas perder jogos nas competições da UEFA, com destaque para a principal, é normalíssimo. Estão mais que habituados, pois têm mais derrotas que vitórias.



SL BENFICA

Para o Benfica é tudo completamente diferente. Em 40 presenças (mais 21 que o Sporting CP) o «Glorioso» já disputou 19 quartos-de-final (mais 18 que o Sporting CP) só havendo três clubes com mais presenças nessa eliminatória: Real Madrid CF (38), FC Bayern Munique (34) e FC Barcelona (23). O «Glorioso» tem tantas pesenças em quartos-de-final - dezanove - quantas as participações do Sporting CP na principal competição da UEFA. Enormidade do Benfica face ao Sporting CP. As derrotas e empates (se frente a uma equipa de um clube menos conceituado) têm efeito negativo na massa associativa do Benfica, como ocorreu na temporada anterior, 2023/2024, nessa primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Roger Schmidt nunca percebeu isso. No estrangeiro - sei por experiência própria - não percebem como é que um clube que não conquista a competição, desde 1961/62, e não vai a uma final, desde 1989/1990, dá tanta importância às suas derrotas, na Liga dos Campeões. O jogo de quinta-feira, em Belgrado, é muito mais importante do que parece. 


FC Porto

Parece que quando deixar de ser levado "ao colo" (penáltis a favor, expulsões de adversários, agarrões e pisões, vale tudo e de tudo...) vai perder alguns pontos. Este treinador parece ser demasiado honesto para treinar um clube tão desonesto e que vegeta na vigarice. Não augura nada de bom para Vítor Bruno. É peixe fora de água. O próximo jogo em Guimarães vai ser um duro teste, para ele e para o árbitro e VAR que estiverem nesse encontro.

 

SC Braga

Como é habitual com Carlos Carvalhal é tipo melhoral... não faz bem, nem mal. Muita "palheta" e pouco rigor.


Vamos... Benfica!

 

Alberto Miguéns

1 comentários
  1. Em semana de Liga de Campeões lembro a dimensão europeia do Benfica, conquistada a partir da maravilhosa geração de 60 e que se manteve até que Manuel Damásio ingressou na Presidência do nosso Clube. Neste últimos 30 anos, e apesar das duas finais da Liga Europa, resultado do insucesso na fase de grupos da LC, importa não esquecer, o Clube perdeu a sua vocação europeia. Lembro, de resto, com o treinador actual, como nos jogos da LC colocava, não a melhor equipa, mas os jogadores com que o pulha do LFV poderia lucrar mais tarde no mercado de transferência. E lembro também como o maior treinador do universo, JJ, começava por desistir à primeira jornada do Grupo da LC, porque o Benfica jogava com o Arouca ou o Tondela para o campeonato no fim de semana seguinte ...
    Reconquistar a áurea europeia do Clube é hoje mais difícil, defronte das abissais diferenças de orçamento e da incompetência dos dirigentes que temos, mas o sonho é legítimo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: