FAZER O ESQUEMA DOS JOGOS DO «GLORIOSO» COM ROGER SCHMIDT É O TREIMADOR "MAIS DIFÍCIL" ATÉ À ACTUALIDADE.
Vejo-me aflito para anotar num papel (duas dimensões) as variantes quando efectua substituições, embora em 2022/23 tenha feito poucas. Ao "aumentarem" em 2023/2024 os papéis parecem "picassianos".
Quem retratou bem o FC Porto foi Pablo Picasso. Até parece que adivinhava
Quando pintou o quadro, terminado em 1907, que revolucionou a pintura, inaugurando o cubismo, ao retratar um bordel de Barcelona, na rua de Avignon - As Damas de Avinhão/Avinyó - até parece que se inspirou no "Calor da Noite" fornecedora de "Damas" para o xadrez do «Futeluso". Enorme Picasso a perceber as manhas cubistas do pintismo!
Com Roger Schmidt fazer "fichas de jogo" de modo a percebê-las daqui a um ano, 50 (filhos) ou 100 (netos) é obra
Aursnes vai ficar na história, em termos de polivalência, como Cavém, Coluna ou Veloso, por exemplo. João Mário umas vezes à esquerda, outras à direita, conforme o parceiro do lado contrário. Depois com as substituições entra fulano, troca com sicrano e beltrano joga mais atrás ou mais à frente. Muda daqui para ali e vão-se traçando linhas e setas e sei lá mais o quê! Roger Schmidt se for para marcar golos, vencer e conquistar troféus e títulos, massacra-me até ao tutano.
Pablo Picasso mostrou-se intratável com o FC Porto
Em 1937 (três décadas depois do "Calor da Noite", na Carrer d'Avignon) mostrou ao Mundo os tiques portistas. O ódio, a malvadez, o desprezo, o maquiavelismo e a avidez, por exemplo, em "Guernica" que podia denominar-se "Contumil". Num cenário de luto - para um pintor da cor como Picasso - todas estas figuras são bem conhecidas dos adeptos de futebol portugueses que acompanham o fenómeno do "jogo do coice" desde 1976/77. Desde o touro na cobardia com a/o desprotegida/o arrivista sobrepondo-se a tudo e todos até ao cavalo de língua afiada em forma de lança. Só lhe falta o boné que perdeu ao estontear e espezinhar os inimigos. O que lhe sucedeu décadas a seguir... zurra que nem um burro "mal parido". Pelo chão ou em queda, gente desprezada, até das suas cores aos tais adversários considerados inimigos, por lhes fazerem frente, não serem cobardes, mas enfrentarem o ódio e a perfídia.
Tenho é que comprar um papel com três dimensões, já que quanto ao FCP... Pablo Picasso soube descrevê-los com genialidade!
Alberto
Miguéns
Bravo meu caro!
ResponderEliminarSimplesmente genial.
LOOOL, muito bom, mesmo!!
ResponderEliminar