SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 maio 2023

FCP = Fascistas Com Provas

16 maio 2023 13 Comentários

QUANTO MAIS SE INVESTIGA MAIS SE SABE DAS FORTES LIGAÇÕES DO FC PORTO AO ANTIGO REGIME (ESTADO NOVO).


Havia provas mais que suficientes, mas eis que acabo de fazer uma "descoberta" no mínimo interessante. O FC Porto teve um presidente nos Anos 10 que foi figura importante no jornalismo portuense - director do "Jornal de Notícias" - alterando a neutralidade de um jornal da Cidade para o colocar ao serviço dos interesses do Salazarismo, nos Anos 40.


O clube ser IUP (Instituição de Utilidade Pública) menos de dois anos após o Golpe Militar do 28 de Maio de 1926

É a prova maior da ligação (e utilização de benesses) da Ditadura para com o FC Porto até porque permaneceu "escondida" durante quase 30 anos. e mesmo quando foi denunciada só em 1960 é que houve mais clubes a serem considerados IUP, ou seja, durante 32 anos o FC Porto beneficiou de condições que nenhum outro clube desportivo em Portugal obteve. Inacreditável.



O Estado Novo pagou-lhes o estádio inaugurado em 28 de Maio de 1952

Não só expropriou os terrenos - como a CM do Porto não conseguia - foi em Lisboa que tal foi conseguido, em , por intervenção directa do ministro das Obras Públicas, Fernando Ulrich, associado do FC Porto. E em foi ele a anunciar que estava a injectar dinheiro no clube portista para acelerar a construção.


Páginas 1090 e 1091 do Volume III da História dos 50 anos do FC Porto (1906-1956) de António Rodrigues Teles, editada em 1958


Depois há muita promiscuidade entre presidentes da Direcção do FC Porto e o poder

Com destaque para Urgel Abílio Horta (clicar) e Ângelo César Machado (clicar). Isto é o mais visível, mas aprofundando as biografias de presidentes portistas certamente que se vão conseguir inúmeras ligações entre o clube o o Poder vigente, entre 28 de Maio de 1926 e 24 de Abril de 1974.



Eis que há uma novidade até há pouco escondida

Melhor que texto de um Benfiquista, a notícia publicada numa revista editada na cidade do Porto. Depois uma breve consideração.


Páginas 87 e 91 do número 43 da revista "História" do «Jornal de Notícias»; Abril de 2023

Guilherme do Carmo Pacheco

Um nome que a partir de agora não poderá ser ignorado. Figura importante no clube (FCP) e no aparelho ideológico do Estado Novo. Não só fez alinhar, enquanto director, o "Jornal de Notícias" com os interesses do Estado Novo, como deu abrigo e palavra a um dos maiores fascistas portugueses: João Ameal. Por muito que queiram esconder quando se tem telhados de vidro corre-se grandes riscos ao atirar pedras.



Inacreditável e vergonhoso

Ao criticarem o Estado Novo, o FC Porto que dele tanto beneficiou estão a "Ser Porto". Cospem numa das mãos de quem tanto os auxiliou e mordem a outra que tanto os ajudou. Renegam figuras como: Guilherme do Carmo Pacheco, Manuel Rodrigues Júnior, Frederico Ulrich, Urgel Horta, Ângelo César, ................. (uma catrefada deles, a descobrir). Tenham mais respeito pelos "Fascistas Que Lhes Envergonham o Passado». 


Clube de ingratos. Em vez de estarem agradecidos ao Antigo Regime dão a ideia que o estigmatizam utilizando o menos óbvio, o Benfica!

 

Alberto Miguéns


13 comentários
  1. Grande post! Isto é serviço público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Parabéns pelo excelente trabalho do Senhor Alberto Miguéns!

      Eliminar
  2. Caro Alberto,
    Obrigado por esta excelente investigacao.
    Se fossem ainda preciso provas da desonestidade, mentira, e negacao que fazem parte do que eles chamam "somos porto", elas ai estao.
    Nao admira que hajam assim, com tanta vergonha na sua historia que tentam desesperadamente enterrar.
    Eu sou do Benfica e isso me envaidece.
    Abraco Glorioso.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns.... A verdade histórica acima de tudo e do todos... SEMPRE!!! Parabéns, mais uma vez... Um abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto
    Que grande post! Que grande trabalho de investigação. Isto sim, é Serviço Público de grande qualidade!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Obrigado sr. Alberto. Isto devia passar na BTV...

    ResponderEliminar
  6. E a sua ligação ao poder depois do 25 de abril? Parece-me bem maior e mais perigosa. Há presidentes da república dragões de ouro? Não acredito

    ResponderEliminar
  7. Se eles não têm pejo em alterar a data de fundação do clube, e com isso, ignorar os seus fundadores, também não me espanta que tentem apagar este pedaço da sua história. São Porto.

    ResponderEliminar
  8. Bem... no despacho de atribuição do estatuto de utilidade pública é referido um Foot-Ball Club do Porto fundado em 1906... eles podem sempre alegar que afinal é um outro clube que não o deles. Nada que não seja de esperar, vindo daqueles lados.

    ResponderEliminar
  9. A historia deste clube està mais que provada sempre foi o clube do regime esses reflexos ainda hoje se podem verificar com os actuais governantes o secretàrio dos desportos é sempre um adepto do FCP a complicidade é de tal maneira evidente que o dono do palheiro pensou que ter amigos destaa trampa o metia ao abrigo dos processos em que està implicado é curioso tambem que o FJM papagaaio do puerto nunca contradiz as afirmações ditas neste blogue interessante não
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  10. É um clube sem vergonha alguma na cara.

    ResponderEliminar
  11. Fundado em 1906...lá está escrito!

    ResponderEliminar
  12. a torre do tombo do nosso glorioso ❣
    #road_to_38

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: