SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

09 março 2023

Rafalogia

09 março 2023 7 Comentários

QUANDO UM FUTEBOLISTA É MUITO MAIS DO QUE ISSO!


A entrega de Rafa a Gonçalo Ramos do Prémio de "Melhor em Campo" atribuído pela UEFA a Rafa é um gesto de nobreza superlativa. 


Não dou qualquer valor a prémios individuais no futebol. Se há desporto em que o colectivo é tudo este desporto é o futebol. Nos outros pode ser quase tudo. Considero que os prémios individuais no futebol é uma espécie de americanização em que se pretende que o individual se sobreponha ao colectivo, mesmo que simbolicamente.


Por isso aquilo que Rafa fez é uma marca dele que revela o que ele é. Por isso nunca poderia deixar de o escrever neste blogue.


Sem querer fazer "filosofia barata" o que conta são as conquistas do Benfica, como clube, até mais do que pelas equipas que se vão formando para disputar cada jogo. O contributo para a conquista de títulos é que conta. Dentro do colectivo umas vezes sobressaem mais uns do que outros, mas no final é o Benfica que conquista.



Recordando o jogo de ontem e destacando algum dos 16 (11 + 5) futebolistas do Benfica que jogaram ou dos 32 do jogo, Gonçalo Ramos foi - para mim, evidentemente - o melhor. Mesmo que só jogasse a primeira parte e na segunda algum outro fizesse uma "catrefada" de fintas, dribles, assistências ou golos. Isso só ocorreria porque houve um que desatou o nó em que se estava a transformar o jogo do Benfica. Fez um passe extraordinário para Rafa, colocando-lhe a "bola redonda" que permitiu a Rafa ter mais facilidade em fazer o 1-0. Estava conseguida, definitivamente, a passagem aos quartos-de-final. Fez o 2-0 numa jogada fantástica, em que serpenteou por vários adversários para alvejar a baliza do adversário. Estava conseguida a vitória no jogo, pois o adversário não teria argumentos, no segundo tempo, para sequer igualar o resultado a 2-2.


Rafa ao receber e de imediato entregar o prémio a Gonçalo Ramos mostrou, com o gesto - chegariam palavras, mas havendo troféu há "prova física" - que é muito mais que um futebolista. É um futebolista com valores. Sinceridade, solidariedade, percepção da realidade e coragem (a recusa em ir à selecção nacional, provou), lealdade, idealista e simplicidade, sem ser humilde e ingénuo.  


Um futebolista que integra bem, muito bem, o que é Ser Benfiquista!


Alberto Miguéns

7 comentários
  1. E o que já foi maltratado este futebolista pelos próprios adeptos, mesmo sendo nos últimos anos dos mais decisivos e que menos se intimida pelos ambientes hostis (vide golos decisivos nas antas).

    ResponderEliminar
  2. Um jogador que custou caro, mas começou a pagar o investimento. Espero que se mantenha assim por mais uns aninhos!

    ResponderEliminar
  3. Enorme vénia ao nosso Rafa! Já o admirava pela coragem que teve em dizer "Não" à selecção dos "Ótários" e companhia, mas este gesto só o enobrece mais.

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo, Rafa tem demonstrado grande nobreza de carácter em todas as situações.

    ResponderEliminar
  5. O futebol de Rafa, em particular o seu virtuosismo técnico e rapidez, sempre me encantaram.
    Foi com enorme prazer que vi a sua entrada no Benfica, quando aparentemente tudo foi tentado para que fosse para outro lado. Rafa demorou um pouco a impor-se, mas foi decisivo na vitória de diversos campeonatos. Nunca foi unânime, mas sempre foi respeitado.

    Pessoalmente, ainda assim, sentia alguma estranheza quando via forma aparentemente algo desligada com que Rafa por vezes se posicionava, mesmo partindo do princípio que talvez tenha uma personalidade reservada e anti-vedeta.

    Agora, durante 2022, Rafa revelou um caráter vertical e de grande dignidade pessoal e profissional. Libertou-se do fardo da seleção, onde um treinador tacanho e medroso, incapaz de enfrentar o pavão do costume, nunca soube aproveitar o talento de Rafa. E bateu com a porta, com estrondo àquela feira de vaidades e de bajulação. Fez muito bem.

    Esta temporada Rafa tem estado deslumbrante no Benfica, em particular nos jogos europeus. Comprometido, alegre, e decisivo em muitas ocasiões. Chegou até a capitanear a equipa, algo que antes parecia pouco provável. Dentro de campo, é um talento raro e valioso. É um grande jogador, e agora se vê, um grande companheiro de equipa, e um grande homem. O gesto que teve para com Ramos, é notável. No Estádio disse para os meus companheiros de bancada, que era Ramos que merecia a distinção. E quando chego a casa, vejo este gesto de extraordinário desprendimento e companheirismo. Notável. Mesmo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: