SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 julho 2022

A Propósito de Um Centenário

12 julho 2022 2 Comentários

PARQUE MAYER - NINHO DE BENFIQUISTAS.



Com destaque para Eugénio Salvador. Nos Anos 70 e 80, por cada cinco... quatro eram Benfiquistas. Entre eles, também, Vítor Mendes (gordo) pai de Fernando Mendes (RTP), que era um Benfiquista "tramado" apesar do filho sportinguista (clicar).

 

Um Benfiquista irreprensível. Nem com uma flor se podia bater no Benfica. Vítor Mendes: 1 de Abril de 1938/3 de Abril de 1980. 42 anos!

NOTA: Este texto foi feito para ser publicado em 5 de Julho

Mas devido ao "sorteio" da Liga bwin foi reprogramado para uma semana depois. Hoje.

 


Ao subir a Avenida da Liberdade, depois de comer uma bifana no Beira-Gare a caminho da rua Barata Salgueiro

Passo muitas vezes - sempre - ao lado do Parque Mayer e vi por lá/ por lá tenho visto, um destaque em tela, a assinalar o Centenário daquelas instalações. Isso faz recordar a minha adolescência e os bons momentos que lá passei a Benficar. Entre todos a memória conduz sempre ao mesmo... Eugénio Salvador. Nunca perdia uma oportunidade para ir ao Parque Mayer e nem gostava do Teatro de Revista. Gostava era do pós-revista aproveitando para falar do Benfica e destacava-se sempre Eugénio Salvador. Ele tinha particular apreço pelos miúdos e adolescentes. E deliciava-se a falar do tempo em que era futebolista do Benfica. O que para um miúdo do Benfica era inacreditável. O grande cómico português da minha geração, um dia, novo, tinha jogado com os craques. Tinha sido um craque dos cromos. Inacreditável. Um filme-reportagem com três craques: Eugénio Salvador, Germano Campos e Joaquim Macarrão.


 

Enorme Eugénio Salvador

Com uma astúcia carpe diem. Contou muitas estórias pois faz parte da Gloriosa História. Um programa da RTP - Um dia Com... - em que fala de Cosme Damião, Vítor Silva, Francisco Albino, Raul Figueiredo/Tamanqueiro, Vítor Hugo, Ferencváros TC (6 de Janeiro de 1929, clicar para »Diário de Lisboa»), FC Barcelona (27 de Março de 1932) campeonato de Portugal e de Lisboa, jogando a final frente ao CF "Os Belenenses" (clicar para Um dia Com... Eugénio Salvador). 

 



O jogo que ele cita, em 18 de Novembro de 1928

Onde partiu o braço esquerdo frente ao Fayta que tinha sido futebolista do Benfica, em 1926/27. Fayta e Eugénio Salvador ainda foram colegas de equipa, na segunda categoria (Reserva) em 1926/27. Fayta fez jogos como médio-centro (half-back) na segunda categoria pois "não se afirmou" na primeira categoria.  A primeira contratação da História do Benfica - Fayta - transferido do Portugal FC e que foi um "fiasco". Foi depois para o União Futebol de Lisboa, partindo um braço ao Eugénio Salvador, num União FL versus SL Benfica para o campeonato regional de Lisboa, em 1928/1929. (clicar para jornal vespertino «Diário de Lisboa»).




Quando teve que optar entre Futebol e Teatro

Este levou a melhor...

 


Foram sete temporadas embora muito "prejudicadas" pelas digressões das companhias de teatro

Glorioso Futebolista entre 1927/1928 (estreou-se em 11 de Setembro de 1927, aos 19 anos, marcando um golo ao CF "Os Belenenses", na Nazaré) e 1933/1934 (último encontro em 15 de Julho de 1934, aos 26 anos, frente ao Vitória FC, em Setúbal). Jogou 8 845 minutos (102 jogos) com 38 golos (a extremo-esquerdo) com sete jogos como capitão. Conquistou uma Taça de Portugal, então designada Campeonato de Portugal, em 1930/31 e um campeonato Regional de Lisboa, em 1932/33, jogando a final, como extremo-esquerdo.




 


Quando penso que podia ter falado muito mais com Eugénio Salvador

Pois ele era incapaz, a uma das muitas mesas dos restaurantes do Parque Mayer, de não contar as milhares de estórias - algumas "proibidas" - que viveu enquanto Glorioso Futebolista, bem me custa não ter passado de umas vinte conversas para duzentas...

 

Fui mesmo estúpido!

 

Alberto Miguéns


NOTA1: Agradecimento ao leitor deste blogue, Victor João Carocha, pelas magníficas equipas que tão bem soube transformar de preto-e-branco em vermelho «À Benfica»!

NOTA2: Este blogue assinalará, em 1 de Novembro de 2022, os 30 anos do falecimento de Eugénio Salvador, em 1 de Novembro de 1992 (clicar), aos 84 anos, pois nasceu em 31 de Março de 1908.



2 comentários
  1. "A vida passou muito depressa." Eugénio Salvador foi um homem de múltiplos e reconhecidos talentos. Viveu o suficiente para encher muitas vidas. Foi um homem do povo que fez vibrar as massas, quer nas bancadas quer nas assistências. Foi um português notável e um excelso Benfiquista. Enorme Eugénio Salvador!

    Obrigado ao Alberto por esta linda homenagem. Teve o privilégio de o conhecer em vida. E não se lamente, pois a juventude cobra sempre, e a todos, o seu preço.

    ResponderEliminar
  2. muito obrigado por este pedaço enorme de Vida.
    OBRIGADO

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: