PARQUE MAYER - NINHO DE BENFIQUISTAS.
Com destaque para Eugénio Salvador. Nos Anos 70 e 80, por cada cinco... quatro eram Benfiquistas. Entre eles, também, Vítor Mendes (gordo) pai de Fernando Mendes (RTP), que era um Benfiquista "tramado" apesar do filho sportinguista (clicar).
![]() |
Um Benfiquista irreprensível. Nem com uma flor se podia bater no Benfica. Vítor Mendes: 1 de Abril de 1938/3 de Abril de 1980. 42 anos! |
NOTA: Este texto foi feito para ser publicado em 5 de Julho
Mas devido ao "sorteio" da Liga bwin foi reprogramado para uma semana depois. Hoje.
Ao subir a Avenida da Liberdade, depois de comer uma bifana no Beira-Gare a caminho da rua Barata Salgueiro
Passo muitas vezes - sempre - ao lado do Parque Mayer e vi por lá/ por lá tenho visto, um destaque em tela, a assinalar o Centenário daquelas instalações. Isso faz recordar a minha adolescência e os bons momentos que lá passei a Benficar. Entre todos a memória conduz sempre ao mesmo... Eugénio Salvador. Nunca perdia uma oportunidade para ir ao Parque Mayer e nem gostava do Teatro de Revista. Gostava era do pós-revista aproveitando para falar do Benfica e destacava-se sempre Eugénio Salvador. Ele tinha particular apreço pelos miúdos e adolescentes. E deliciava-se a falar do tempo em que era futebolista do Benfica. O que para um miúdo do Benfica era inacreditável. O grande cómico português da minha geração, um dia, novo, tinha jogado com os craques. Tinha sido um craque dos cromos. Inacreditável. Um filme-reportagem com três craques: Eugénio Salvador, Germano Campos e Joaquim Macarrão.
Enorme Eugénio Salvador
Com uma astúcia carpe diem. Contou muitas estórias pois faz parte da Gloriosa História. Um programa da RTP - Um dia Com... - em que fala de Cosme Damião, Vítor Silva, Francisco Albino, Raul Figueiredo/Tamanqueiro, Vítor Hugo, Ferencváros TC (6 de Janeiro de 1929, clicar para »Diário de Lisboa»), FC Barcelona (27 de Março de 1932) campeonato de Portugal e de Lisboa, jogando a final frente ao CF "Os Belenenses" (clicar para Um dia Com... Eugénio Salvador).
O jogo que ele cita, em 18 de Novembro de 1928
Onde partiu o braço esquerdo frente ao Fayta que tinha sido futebolista do Benfica, em 1926/27. Fayta e Eugénio Salvador ainda foram colegas de equipa, na segunda categoria (Reserva) em 1926/27. Fayta fez jogos como médio-centro (half-back) na segunda categoria pois "não se afirmou" na primeira categoria. A primeira contratação da História do Benfica - Fayta - transferido do Portugal FC e que foi um "fiasco". Foi depois para o União Futebol de Lisboa, partindo um braço ao Eugénio Salvador, num União FL versus SL Benfica para o campeonato regional de Lisboa, em 1928/1929. (clicar para jornal vespertino «Diário de Lisboa»).
Quando teve que optar entre Futebol e Teatro
Este levou a melhor...
Foram sete temporadas embora muito "prejudicadas" pelas digressões das companhias de teatro
Glorioso Futebolista entre 1927/1928 (estreou-se em 11 de Setembro de 1927, aos 19 anos, marcando um golo ao CF "Os Belenenses", na Nazaré) e 1933/1934 (último encontro em 15 de Julho de 1934, aos 26 anos, frente ao Vitória FC, em Setúbal). Jogou 8 845 minutos (102 jogos) com 38 golos (a extremo-esquerdo) com sete jogos como capitão. Conquistou uma Taça de Portugal, então designada Campeonato de Portugal, em 1930/31 e um campeonato Regional de Lisboa, em 1932/33, jogando a final, como extremo-esquerdo.
Quando penso que podia ter falado muito mais com Eugénio Salvador
Pois ele era incapaz, a uma das muitas mesas dos restaurantes do Parque Mayer, de não contar as milhares de estórias - algumas "proibidas" - que viveu enquanto Glorioso Futebolista, bem me custa não ter passado de umas vinte conversas para duzentas...
Fui mesmo estúpido!
Alberto
Miguéns
NOTA1: Agradecimento ao leitor deste blogue, Victor João Carocha, pelas magníficas equipas que tão bem soube transformar de preto-e-branco em vermelho «À Benfica»!
NOTA2: Este blogue assinalará, em 1 de Novembro de 2022, os 30 anos do falecimento de Eugénio Salvador, em 1 de Novembro de 1992 (clicar), aos 84 anos, pois nasceu em 31 de Março de 1908.
"A vida passou muito depressa." Eugénio Salvador foi um homem de múltiplos e reconhecidos talentos. Viveu o suficiente para encher muitas vidas. Foi um homem do povo que fez vibrar as massas, quer nas bancadas quer nas assistências. Foi um português notável e um excelso Benfiquista. Enorme Eugénio Salvador!
ResponderEliminarObrigado ao Alberto por esta linda homenagem. Teve o privilégio de o conhecer em vida. E não se lamente, pois a juventude cobra sempre, e a todos, o seu preço.
muito obrigado por este pedaço enorme de Vida.
ResponderEliminarOBRIGADO