FOI O RESULDADO DA PRIMEIRA MÃO DOS OITAVOS-DE-FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES EM 2021/22.
O empate, a dois golos, foi inédito mas foi o 15.º empate do «Glorioso» iniciando "em casa" (77) eliminatórias (num total de 160).
Seis com sucesso e oito com insucesso em 14
Resta saber, em 15 de Março, o resultado da 15.ª!
«Estatisticamente falando»
Os clubes que empatam no terreno do adversário, numa primeira-mão, raramente são eliminados. O «Glorioso» em 24 eliminatórias só por uma vez, em 1974/75, foi surpreendido. Tal ocorreu depois de um empate sem golos, em Eindhoven, com o PSV a vencer na «Saudosa Catedral» por 2-1 nos quartos-de-final da extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças. Nos restantes empates - mais sete sem golos, onze com um golo, quatro com dois golos e um com três golos - jamais o Benfica se deixou eliminar.
O AFC Ajax mostrou ser pouco consistente na primeira-mão
Numa eliminatória europeia, estando a vencer, na primeira-mão, no terreno do adversário sofrer um golo em contra-ataque indica que o adversário de terça-feira é vulnerável, não tendo a capacidade que as grandes equipas dos grandes clubes têm para não se deixarem surpreender. Até podiam, depois de estar a vencer por 2-1, perderem por 10-2, mas nunca consentiriam o 2-2 permitindo que o adversário os "apanhasse" desequilibrados. É que não faz sentido. Querer vencer por 3-1 expondo-se, até mais do que uma vez, ao 2-2. Ainda bem (para o Benfica) mas só revela incompetência (do Amesterdão FC Ajax).
O Benfica vai "fazer de Vizela" para Amesterdão
Cabe ao adversário conseguir "desmontar" o Benfica super-defensivo mas com futebolistas rápidos nas alas - Rafa e Everton - tal como na linha mais avançada - Darwin e Gonçalo Ramos - embora este jogue mais como centrocampista que como avançado, na táctica preferida pelos treinadores portugueses: 4.5.1.
Acredita, Benfica!
Alberto
Miguéns