SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 fevereiro 2022

Luz Baça: Competições (2003/2022)

11 fevereiro 2022 6 Comentários

COM A DECOMPOSIÇÃO DOS RESULTADOS POR COMPETIÇÕES É POSSÍVEL VER COMO NAS PRINCIPAIS O BENFICA DEIXOU DE TER A AURA DE IMBATÍVEL.



O «Glorioso» passou a padecer de uma vulgaridade que não se justifica pois é o maior e melhor clube português, por isso devia ser o mais forte, com consistência e regularidade. Na sequência do texto anterior (clicar).

 

Aí estão os resultados

Esclarecedores mas nem vou gastar tempo com sado-masoquismos preferindo escrever, recordando, quem merece ser lembrado. Pena da minha geração e gerações adjacentes, antes e depois, não os poderem honrar engrandecendo o Benfica como Benfiquista da estirpe de Ferreira Bogalho o fizeram.

 


E fez-se um estádio sem encargo futuro de dívida

Coim o Benfica a perder campeonatos atrás de campeonatos nacionais. Mas Ferreira Bogalho bem informou os adeptos. Se o Benfica tiver um estádio como já têm o Sporting CP (1947), FC Porto (1952) e CF "Os Belenenses" (1953) o Benfica vai regressar aos triunfos não dando hipótese ao Anti-Benfica! Grande Presidente. Um orgulho. Infelizmente não conseguimos, meio século depois, honrar-te ao nível que merecias! Se ele cá viesse e visse como enlamearam o Benfica com Paulos Gonçalves e tralha vieirista...pagava para assistir!

 


Claro que tudo tem explicação

Comparar os nomes das Direcções que foram acrescentando grandeza, como se a História do Benfica fosse uma escadaria monumental com pouquíssimos patamares até aos Anos 90 do século XX e comparar com os dirigentes da actualidade é confrangedor. Por isso estes em vez de acrescentarem grandeza acrescentam é tacanhez. Comparar Ribeiro dos Reis com Fernando Seara é comparar Einstein a uma arara! Comparar um dos mais brilhantes técnicos de contas da época, em Lisboa, a Fonseca Santos é comparar as minas de Salomão a um salmão. Comparar Bogalho a Rui Costa (e ambos têm como habilitações académicas o 2.º ciclo (actual 6.º ano de escolaridade) é como comparar um génio a uma lâmpada!

 


Se me saísse o Euromilhões (e sabendo o gosto que eles têm pelo dinheiro do Benfica e alguns o pouco interesse pelo «Glorioso»)

Sei bem o que conseguia que eles fizessem a troco de euros...


Deviam recitar estes nomes, de 1954, mil vezes por dia para não dizer outra coisa!

 

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. O BENFICA NA LAMA

    O mal que LFV e toda a sua trupe que usaram o GLORIOSO dói na alma de um BENFIQUISTA. Em toda a sua história, nada disso ou parecido tinha acontecido, mexe com a dignidade, a honra, e com o coração de um Benfiquista. Os corações sangram de tamanha maldade, de tanta ganância, de tanta tacanhez e
    na tentativa de adulterar algo que levou muitos anos a construir, com valores, com princípios, com verdade e com o trabalho de muita gente séria. Não brinquem mais com o GLORIOSO...

    ResponderEliminar
  2. O Sport Lisboa e Benfica ainda é um Clube mítico porque tem o legado de Ferreira Bogalho, Mauríco Vieira de Brito, Manuel da Conceição Afonso, Félix Bermudes, Borges Coutinho e vários outros presidentes de exceção. Porque foram a plena expressão da liderança competente, apaixonada de um Clube onde o mais importante foi sempre o respeito pelos sócios e pelo dinheiro dos sócios. Porque promoveram a ambição, a elevação do desportivismo e a lealdade competitiva. Foram os líderes dessa construção sublime que é o Benfiquismo.

    Hoje, assentes nos ombros destes gigantes, temos comerciantes. Num passado recente tivemos alguns que foram hóspedes nos calabouços da polícia. Gente que se serve ou que se serviu do Benfica. Gente que conspurcou o Clube e o seu bom nome. A eles devemos esta luz baça que nos alumia.

    Que um dia se prove todo o mal que fizeram ao Clube. E que sejam punidos.

    ResponderEliminar
  3. Alberto este mal que fizeram ao Benfica eu sempre falei nisso, mas como sempre as pessoas chamam de todos os nomes. Disse também que seria pior que o Vale e Azevedo, que seria corrido e se calhar acabará expulso de socio, isto senão esconderem as coisas, que não me admira que o façam.

    Eu nunca gostei da forma como entrou no clube, despachando os jogadores do tempo do Vale que tinham ficado no Benfica, que os papagaios tinham que se calar porque tinha acabado o seu tempo, a contratação de entulho ex Porto, somos os maiores da Europa, vamos ser arrasadores, ganhamos este titulo cedo demais, e muito mais poderia ser dito.

    Portanto nada do que veio a acontecer não era previsível, era previsível, era uma inevitabilidade, mas as pessoas "embebedavam-se" com as idas ao Marquês, nunca lá meti os pés, os títulos eram festejados no Estádio da Luz no local próprio, e com o tetra, algo que o Benfica nunca tinha feito, mas fez muitos tri e só não fez mais por circunstancias extra campo.

    Há anos que digo que os ultimos 4 presidentes são os piores da historia do Benfica, são mesmo muito maus, tendo em conta os nomes dados pelo Alberto, a que se poderia acrescentar o João Santos, um gentleman e um injustiçado Jorge de Brito, que merecia um artigo do Alberto, que é dos mais conhecedores do Benfica, para que quem diz mal dele soubesse o tanto e quanto deu ao Benfica, deu, nunca quis nada em troca.

    Esta direcção que está em funções é uma vergonha para a historia do clube, nunca, jamais se deveriam ter candidatado, não tinham o mínimo de condições morais para o fazer, nem vale a pena falar do resto. Por isso mantenho o que disse há muitos anos, enquanto esta gente estiver no Benfica nunca mais lá meto os pés e tenho 44 anos de socio. O meu desinteresse teve inicio com a demolição do Estádio da Luz, foi-se acentuando cada vez mais até que em 2013 fartinho de Vieira e do JJ, nunca mais vi o Benfica, a excepção foi a despedida do Eusébio e as finais europeias, e assim continuarei até que esta praga desapareça do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto Minguens,

    Na sua tabela diz que o Benfica realizou 319 jogos para o campeonato nacional na antiga Catedral, mas o número de jogos em casa para o Campeonato entre 1954 e 2003 rondará o 700 jogos... Esses 319 jogos referem-se a algum período especifico ?

    Um abraço glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      É um comparativo aos 487 jogos, pois eram os que tinha a actual »Catedral». Teria que ler o texto anterior. Para evitar equívocos acrescentei um parágrafo indicando isso mesmo.

      Abraço Glorioso

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: