SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 novembro 2020

Dia da Saudade 135

02 novembro 2020 8 Comentários

NUNCA É DEMAIS ASSINALAR A DATA E HORA - QUATRO DA TARDE - DO NASCIMENTO DAQUELE QUE NÃO SENDO O PRINCIPAL FUNDADOR - FORAM 24 PARES ENTRE IGUAIS - SE TORNOU A MAIOR FIGURA DO CLUBE ENTRE 1904 E 1926. O PAI DO BENFIQUISMO.


Aos vinte e sete dias do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta Igreja paroquial de São João Baptista do Lumiar, concelho dos Olivais, diocese de Lisboa, baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino, a quem dei o nome de Cosme e que nasceu nesta freguesia às quatro horas da tarde do dia dois de Novembro do corrente ano, filho legítimo de Cosme Damião, carroceiro, natural desta freguesia e de Rosa Marques, natural de São Martinho do Salreu, concelho de Estarreja, diocese do Porto, recebido na freguesia dos Anjos da cidade de Lisboa e paroquianos desta, moradores na Travessa do Alqueidão deste lugar, neto paterno de Cosme Damião e Rosário Maria e materno de Francisco Marques e Maria Rosa. Foi padrinho António Pereira e madrinha Rosa Marques, aquele casado e esta solteira, trabalhadores os quais todos sei serem os próprios. E para constar se lavrou um duplicado deste assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo não assinaram por não saberem escrever. Era ut retro

O pároco Francisco de Paula da Fonseca Neves.


Nascido há 135 anos para criar esta Obra-prima:



 


Obrigado Cosme Damião. E a todos os que fizeram tão grande o Benfica que nasceu tão pequeno do tamanho de todos os clubes. E cresceu bem mais do que todos os outros.


Alberto Miguéns


NOTA FINAL: Atenção aos comentários. São todos bem-vindos, desde estarem totalmente de acordo com a minha opinião como estarem totalmente em desacordo com ela. Têm é de ser comentários que estejam relacionados com o que foi escrito no texto, como é evidente. O tema é "Que sentimento - agradecimento, apego, reconhecimento, estima ou não - tem cada um dos leitores por Cosme Damião!". Não faz sentido comentar o que não foi motivo de comentário, como já expliquei (clicar)


NOTA: Nunca é supérfluo continuar a agradecer - até porque muitas vezes dizem que fui eu que descobri e não fui - ao dedicado leitor deste blogue (Victor João Carocha) ter provado, com o documento de baptismo (publicado hoje e sempre...), que o Benfica tinha criado uma mentira monstruosa passando a divulgar que durante a actual presidência, dando mérito a Luís Filipe Vieira, que por condições dadas por este, conseguiram descobrir, o verdadeiro nome de Cosme Damião que tinha por nome próprio... Júlio. Antes do actual presidente ninguém soubera, durante mais de cem anos, que Cosme afinal era Júlio! Benfiquista no Benfica actual...sofre! O Benfica terá que estar eternamente grato a VJC ter conseguido desmontar uma vergonha que era adulterar o nome de um dos 24 fundadores e da principal figura do «Glorioso». 



8 comentários
  1. Será sempre uma fonte inspiradora do Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  2. Aquele estádio era inesquecível e aquele Benfica nunca mais se viu. Quero voltar a ter um estádio com 100.000 pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Cosme Damião é Pai do Benfiquismo, como o Alberto exprimiu de forma feliz.

    Todos os Benfiquistas informados o sabem.

    Cosme deixou-nos um legado de valores e ambição. É e será a figura maior do Clube.

    Sendo um dos 24 fundadores, foi também o mais inovador, o mais tenaz e persistente num tempo em que o Clube era ainda frágil e as dificuldades pareciam exceder as possibilidades dos homens. Felizmente, Cosme acreditou. Felizmente Cosme soube motivar aqueles que o acompanharam. Felizmente o Clube persistiu, inovou, floresceu e tornou-se o gigante que amamos todos os dias, todos os segundos da nossa existência. Para lá das conjunturas, dos desvios, da ganância, do clientelismo, o Clube persistiu, persiste e persistirá porque como disse Félix Bermudes, outra das figuras maiores do Clube, soube conservar imaculado um Ideal sincero e puro.

    A Cosme e aos seus primeiros 23 companheiros de fundação, devemos saber, divulgar e praticar o Ideal sincero e puro.

    Pelo Benfica, sempre!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Sr Alberto, sigo o seu blog porque é uma fonte de Benfiquismo e para conhecer cada vez mais e melhor a nossa Gloriosa História. Mas tenho uma pequena dúvida e, se pudesse, gostaria que me esclarece-se. Cosme Damião foi o Pai do Benfiquismo mas não foi um dos 24 fundadores. Ou estarei engando??
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Augusto Silva

      Foi um dos 24 fundadores. Até explica a fundação!

      https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2015/11/cosme-damiao-130.html

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta, tenho de estudar mais a nossa Gloriosa História e apreder mais consigo Sr. Alberto, é um prazer aprender mais do que nos fez ser o Maior Clube do Mundo.
      Saudações Gloriosas e que o nosso Benfica saia vitorioso do estádio do Bessa

      Eliminar
  5. Cosme Damião era filho de Cosme Damião e neto de Cosme Damião, bisneto de Raimundo Fernandes e trineto de Manuel Fernandes que nasceu numa aldeola algures no Bispado de Miranda.

    Os casamentos destes ILUSTRES, foram nos Anjos, Lumiar e Loures.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, mais uma vez obrigado Srº Alberto, por nos recordar o Srº Cosme Damião

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: