SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 outubro 2019

São Nove os Clubes Surpresa!

21 outubro 2019 0 Comentários
COM QUATRO "TOMBA-GIGANTES".


Os quatro “tomba-gigantes” tendo em conta a nomenclatura para este termo que foi criada nos Anos 50 pelo jornal trissemanal “Mundo Desportivo”:
1. Um clube de dois escalões abaixo eliminar um clube que compete dois escalões acima;
2. Um clube de um escalão inferior conseguir eliminar no terreno do adversário o clube de um escalão superior; 
3. Um clube de um escalão inferior eliminar o SL Benfica, Sporting CP, FC Porto ou CF “Os Belenenses”.

Tendo em conta este conceito que (para este blogue) continua a ser o mais criterioso (excepto na referência ao CF "Os Belenenses" que deixou de ter a capacidade futebolística que obteve até meados dos Anos 60)
São quatro os “tomba-gigantes”: FC Alverca (critério 1 e 3), SC Beira-Mar e Clube Sintra Futebol (critério 1) e FC Vizela (critério 2).

No sorteio dos melhores 32 emblemas na Taça de Portugal 2019/20
Estarão onze do primeiro escalão (pois sete tombaram nesta eliminatória) ou seja, 61 por cento; oito do segundo escalão (dos 16 que iniciaram a competição, pois se nesta eliminatória tombaram seis, na anterior já tinham sido eliminados os primeiros três: SC Covilhã pelo Lusitânia FC Lourosa, CD Nacional pelo SC Espinho e UD Oliveirense pelo Leça FC) ou seja, 50 por cento; e treze do terceiro escalão (dos 68) que iniciaram a competição na primeira eliminatória (19 por cento). Dos 42 clubes dos campeonatos distritais que iniciaram a competição já não resta nenhum (zero por cento).

LISTA DE CLUBES NOS SORTEIOS DA TAÇA DE PORTUGAL
Escalão do clube
1/32
(64)
1/16
(32)
1/8
(16)
1/4
(8)
½
(4)
Liga NOS
18
11



LigaPro
13
  8



Campeonato de Portugal
31
13



Campeonatos Distritais
02
---




Clubes do terceiro escalão que eliminaram clubes do primeiro escalão (3)
Clube Sintra Futebol (Vitória SC Guimarães), FC Alverca (Sporting CP) e SC Beira-Mar (CS Marítimo). O FC Alverca foi categórico, com uma vitória por 2-0, já os outros dois foram exímios no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Clubes do segundo escalão que eliminaram clubes do primeiro escalão (4)
Associação Académica de Coimbra-OAF (Portimonense SC), CD Feirense (CD Tondela), GD Chaves (Boavista FC) e SC Farense (CD Aves). Se estes últimos três jogos se poderiam considerar equilibrados pela diferença de escalões se esbater com o “factor casa” pois defrontavam-se alguns dos piores da Liga NOS com alguns dos melhores da LigaPro, a proeza do GD Chaves é de assinalar.

Clubes do terceiro escalão que eliminaram clubes do segundo escalão (2)
SC Espinho (UD Vilafranquense) e FC Vizela (Casa Pia AC). Se o clube UD Vilafranquense foi eliminado em Espinho, o Casa Pia AC foi afastado, da Taça de Portugal, por um clube do terceiro escalão “em casa” do clube do escalão superior!


E a (Des)Taça, ou seja, a Tacita dos Repescados?
Entre os 21 clubes afastados na primeira eliminatória - depois apurados por sorteio para a segunda eliminatória - restam o GS Loures (por 0-1, no terreno do Sintra/CSF), o Anadia FC (no terreno do Mortágua FC, por 4-2) e o AC Marinhense (na Marinha Grande, com o CD Fátima, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, por 4-1 após empate sem golos nos 120 minutos). Ou seja, devido a estes “repescanços” continua a ser possível uma final da Taça de Portugal entre dois clubes que já se defrontaram na mesma edição da Taça de Portugal, pois o Sintra/CSF frente ao GS Loures realizou-se em 7 de Setembro e os dois emblemas seguem para o sorteio dos dezasseis-avos-de-final (clicar para portal da FPF).


O Valadares Gaia FC foi eliminado pelo CF Canelas 2010, pela segunda vez na mesma edição da Taça de Portugal. Na Taça Made in FPF há sempre uma segunda oportunidade desaproveitada por uns e confirmada por outros. O AC Marinhense desta vez eliminou da Taça de Portugal 2019/20 o clube (CD Fátima) que o eliminara há mês e meio (8 de Setembro). Na Taça Made in FPF há sempre uma segunda oportunidade aproveitada. Espera-se que regresse o Sintra/CSF frente ao GS Loures. Quanto mais depressa melhor não vá o GS Loures conquistar a Taça de Portugal vencendo na final o clube que o eliminara logo na primeira eliminatória, o Sintra/CSF.

Vamos Benfica

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: