SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 março 2019

Semana Dos Três Jogos

13 março 2019 2 Comentários
COM DOIS DECISIVOS DEPOIS DO PRIMEIRO TER CORRIDO MENOS BEM.


Entre o primeiro e o segundo medeiam 69 horas e entre o segundo e o terceiro talvez 67 horas tudo dependendo do que ocorrer na quinta-feira.

No Benfica não há tempo para ter tempo
Bruno Lage tem feito um trabalho notável mas pode ser traído por factores alheios. O principal destes é não ter sido ele a formar e desenvolver o plantel desde o início da temporada. Esta semana é decisiva. É quase oito ou oitenta mesmo envolvendo dois jogos. Ou seja desde o muito mau ao muito bom podendo haver quatro possibilidades: sucesso nos dois, insucesso nos dois, apenas sucesso no de quinta-feira ou apenas sucesso no de domingo. Antes de "analisar" (como quem diz, pois é apenas opinião de adepto que vê mais do que sabe) cada um deles vamos a algo que parece óbvio. A inversão de calendário em termos de dificuldade entre SL Benfica e FC Porto.

No Futebol as antevisões são sempre do ponto-de-vista teórico
Se tal não acontecesse não fazia sentido o Benfica ter vencido - e por duas vezes - o FC Porto e não ter conseguido vencer - tendo duas oportunidades - o SDF/Belenenses SAD. Por isso há alguma imprevisibilidade mas partindo do princípio que o FC Porto e o SL Benfica têm de vencer todos os jogos no seu terreno, o calendário depois da próxima jornada passa a ser favorável ao Benfica. Por muito simétrico que se diga que são não é bem assim:
1. O Benfica tem menos uma deslocação que o FC Porto;
2. O Benfica nas duas deslocações mais complexas (Braga e Vila do Conde) já sabe o que fez o FC Porto quando lá jogou;
3. O Benfica deslocar-se à Feira sempre é mais fácil que a Portimão ou à Choupana.
Está em Moreira de Cónegos a "chave" deste campeonato. É que além de ser o jogo mais difícil (talvez só comparável a Braga, o FC Porto "que o diga") ele é feito pouco tempo depois do jogo frente a um clube do qual ainda nem sabemos quanto tempo vai durar o jogo! Pois além de poder haver prolongamento ainda poderá existir desempate por pontapés da marca de grande penalidade.



GNK Dínamo de Zagrebe
Começa aqui o teste ao plantel, a Bruno Lage, às suas 11 + 7 escolhas, bem como ao que se chama agora «Ideia de Jogo» e antes, em futebolês antigo «Fio de Jogo». O Benfica fez um resultado mau no terreno do adversário.  É que nem com 2-0 podemos ficar descansamos. Só com 3-0. Com 2-0, os últimos minutos serão terríveis pois um golo do clube da capital da Croácia elimina o Benfica. E o Benfica ser eliminado por um plantel que lhe é, claramente, inferior é impensável. Até porque com sorte no sorteio continuam plantéis acessíveis apurados para os quartos-de-final. Seria quase obsceno o «Glorioso» depois de despromovido da Liga dos Campeões não ser eliminado na Liga Europa 2018/19 por um clube forte de uma das cinco principais Ligas: Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha ou França. Clubes da Croácia, República Checa, Rússia, Ucrânia ou Áustria terão de ser sempre considerados acidentes e insucessos tremendos, pois o Benfica tem um estatuto europeu que levou décadas a consolidar. Que tem desbaratado nas últimas temporadas, principalmente desde 1994/95. É que o estatuto europeu consegue-se na Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões, não é nas outras competições. É só questionar quais os clubes que conquistaram esta competição e os que conquistaram as outras duas, uma entretanto extinta. Ninguém se lembra desses jogos. Já dos Campeões Europeus...



A ida a Moreira de Cónegos vai arrastar muito lastro
Trazido do jogo de quinta-feira a todos os níveis, do físico ao emocional. O Benfica eliminando o clube mais popular da Croácia nos 90 minutos é uma "coisa". Com prolongamento é outra. Acabando eliminado ainda é outra. Moreira de Cónegos vai ser o «Cabo Bojador» da descoberta do caminho para o título. Ultrapassado este, depois ainda haverá o das "Tormentas" que é fazer sempre o resultado do FC Porto. Mas Moreira de Cónegos é o ponto de afundanço ou de viragem. Que seja de viragem.

Bruno Lage Para Sempre
Esta é a semana mais importante desde que o notável treinador assumiu o comando técnico da «Gloriosa Equipa». A semana da meia-final da Taça da Liga ainda não contava. A semana da segunda mão das meias-finais na Taça de Portugal terá o jogo "centrado" na quarta-feira ou terá os jogos do fim-de-semana alterados. Não vai haver pressão extra até porque o FC Porto também terá jogo, em Braga, ainda que feito sobre um resultado mais confortável. Depois sem o empecilho das selecções nacionais os quatro jogos das quintas-feiras para a Liga Europa colocarão sempre o Benfica a jogar na segunda-feira seguinte. Vamos Bruno Lage. Mostra de que massa és feito! Duas vitórias - na quinta-feira terá que ser uma vitória de sucesso, pois 2-1 ou 3-2 é "derrota" - nos dois próximos jogos abrem alas para manter-se como treinador em 2019/20 e aí mostrar o que vale a estruturar um plantel ou a não autorizar que o desestruturem!   
Vamos, Benfica

Alberto Miguéns

2 comentários
  1. Querer "o que ainda não foi feito" e achar ao mesmo tempo "obsceno" ser eliminado da LE é o mesmo que querer sol na eira e chuva no nabal.

    Nenhum clube tem 22 jogadores titulares indiscutíveis e sempre em forma, mas não fosse as ajudas que ainda esta semana vimos com o Feirense e o Benfica tinha mais hipoteses de arriscar na LE, mas assim é dificil. A LE não tem prestigio e ainda prejudica os clubes com uma fase a mais, o que é ridiculo, afinal nesta competição querem clubes competitivos ou segundas linhas?

    Se apostar em mais de 6 titulares para amanha depois não se admirem que perdemos o campeonato com o Moreirense, clube que estaria em 4º ha muito tempo se não fosse as ajudas ao Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Alberto,

    Nos últimos 40 Campeonatos, sempre que um líder isolado (liderança de muitas jornadas consecutivas) é ultrapassado dessa liderança no último terço do campeonato pelo perseguidor, o padrão diz que o perseguidor é Campeão, sobretudo pela reviravolta anímica, e nesta década 10 temos alguns exemplos: 11/12 (Benfica perdeu a liderança no último terço, FC Porto Campeão), 12/13 (Benfica perdeu a liderança no último terço, FC Porto Campeão)), e 15/16 (Sporting perdeu a liderança no último terço, Benfica Campeão), portanto, em 8 Campeonatos disputados nesta década 10, sempre que um líder de muitas jornadas, perde a liderança na "recta final" do Campeonato, o perseguidor que fez a ultrapassagem foi Campeão, são três bons exemplos e bem recentes!

    Mas, como em tudo, há excepções, e recordo o Campeonato 1992/93 (campeonato com 34 jornadas), o Porto liderou esse campeonato durante muitas jornadas mesmo, até que na jornada 29 perde essa liderança isolada, e o Benfica assume-a isoladamente (e com apenas 5 jornadas por disputar), porém, eis que, na jornada 31 : D Chaves 1 FC Porto 2, e Beira-Mar 1 Benfica 0, o Benfica perde em Aveiro, perde a liderança, e perde o Campeonato, contrariando o padrão habitual de ultrapassagens no último terço do Campeonato. A talhe de foice, esse Benfica de Ivic/Toni, tinha um plantel com : Mozer, Schwars, Paulo Sousa, Rui Costa, Kulkov, Mostovoi, Paneira, e recordo as "poucas" opções ofensivas de qualidade: João V Pinto, Futre, Isaías, Rui Águas, Yuran, César Brito e Pacheco, o grande problema para o Toni, era mesmo construir um onze com excesso de qualidade!

    Para estas 9 jornadas finais, teremos também o factor Europeu de FC Porto e Benfica, e justamente pelo impacto que tem as ressacas Europeias, o FC Porto parece que não querer abdicar da Champions, já o Benfica dá sinais de pretender "deitar fora" a Liga Europa, caso elimine o D Zagreb, terá uns Quartos final ao nível Champions, com um Chelsea, um Napoles ou Arsenal (se este passar), isto é, com aqueles adversários não há margem para a rotatividade.

    E ainda no contexto do último empate do Benfica na Luz, mas também da perda de lideranças e campeonatos, recordo a última jornada do Campeonato 1954/55, o Belenenses liderava isolado na última jornada desse campeonato, nas Salésias, o Belém recebia o Sporting, e ganhando essa partida seria pela 2ª vez Campeão Nacional, nos últimos 5 minutos, o Belém vencia 2-1 e era Campeão, porém, houve drama nas Salésias, quando o Martins empatou o jogo aos 86 minutos, o Benfica ganhava 3-0 ao Atletico na Luz, e o Sporting "oferecia" esse campeonato ao seu eterno rival Benfica, provavelmente já aqui recordou esse dramático Belenenses 2 Sporting 2 de 1955 que deu um campeonato ao Benfica, e, recordo que neste campeonato, o Sporting também joga no Dragão na última jornada, todavia, não desejo qualquer final dramático ...

    Saudações des_Portistas

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: