SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

02 novembro 2017

Cosme Damião Para Sempre

02 novembro 2017 1 Comentários
HÁ PRECISAMENTE 132 ANOS - 16 HORAS DO DIA 2 DE NOVEMBRO DE 1885 - NASCIA COSME DAMIÃO.


Composição do dedicado leitor deste blogue Victor João Carocha para assinalar o Presente com uma imagem tirada do Passado mas que é sempre Futuro. Porque Cosme Damião é Eterno

Magnífica composição, juntando passado e presente, porque o nosso Pai do Benfiquismo é Eterno. Nunca é só passado, está sempre no presente e é, essencialmente, Futuro pois é ele que nos guia. Foi ele que nos juntou (desde gerações nascidas no século XIX a outras que chegarão pelos séculos vindouros) em torno de um Ideal e foi com ele - o seu exemplo e dedicação - que aprendemos a amar o Clube que Cosme Damião tornou no maior de Portugal e símbolo do País. 

É, também, por ele que queremos sempre o melhor para o Glorioso, como passou a ser conhecido o Clube, desde 10 de Fevereiro de 1907, com uma equipa valorosa - melhor exemplo do que é Ser Benfiquista - que derrotou os mestres ingleses invencíveis há nove anos (desde 22 de Janeiro de 1898), do Cabo Submarino, em Carcavelos.

É ele que simboliza todos os milhões de outros que já existiram e continuarão a existir. É por ele que continuamos a fazer do Benfica um exemplo de Poder Desportivo, força social imaculada com um envolvimento associativo ímpar. Imparável. 

Imorredouro.

Obrigado, enquanto Benfiquista, pai Cosme

Alberto Miguéns

NOTA (para VJC): Nunca podemos esquecer que foi Victor João Carocha que conseguiu provar - descobrindo o registo de baptismo - que Cosme Damião nunca se chamou Júlio e que por acréscimo nasceu às quatro da tarde e não às quatro da manhã como durante meia-dúzia de anos foi oficialmente assumido pelo SLB. Isto foi um "serviço" feito à memória de Cosme Damião, ao Clube e à Cultura Benfiquista, que não tem preço! Não é quantificável!



1 comentários
  1. Caro Alberto, obrigado pelas suas palavras.

    Descobrir um documento é fácil. Difícil é usar de coerência e rigor, persistência, paciência e também indignação (quando é preciso) para defender sempre de forma nobre, generosa e desinteressada o nosso Clube. E o Alberto faz isso melhor do que ninguém. Por isso me tornei dedicado leitor e admirador da sua prosa e coerência.

    Cosme Damião é o referencial máximo do nosso Clube, a inspiração suprema. Por isso é alguém a quem devemos a justiça de falar com a verdade dos factos, do seu pensamento e da sua obra.

    Longe de um endeusamento que ele não quis nem mereceu, é no entanto justo reconhece-lo como o Pai do Benfiquismo. Como aquele que quis e que soube dirigir o Clube nos momentos mais frágeis da sua História.

    Por isso hoje é dia de alegria. Dia de dar os parabéns a Cosme Damião. Simplesmente Cosme Damião, desportista nobre e leal que mais do que todos nos legou este Clube que tanto amamos.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: