SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 outubro 2017

Descalçar a Bota no Râguebi

11 outubro 2017 2 Comentários
O ABANDONO DA MODALIDADE DURANTE ÉPOCAS PODE TER SIDO IRREVERSÍVEL.


Pela especificidade de uma modalidade onde o "espírito de tribo" se sobrepõe ao conceito de clube. Há muitos Benfiquistas nos vários clubes mas não abdicam da amizade e até colocam os filhos na aprendizagem da modalidade no próprio clube onde jogaram. Mudar de emblema é considerado uma fuga, uma traição.


O Benfica vai ter muitas dificuldades
Em recuperar o prestígio perdido. Desde 2000/01 (último título de campeão nacional) foi sempre a descer. Esta temporada de 2017/18 vai ser penosa. O Râguebi é uma modalidade sui generis pois está ligada, em Portugal, ao desporto universitário. O Benfica mesmo enquanto teve continuidade na principal divisão já tinha dificuldade em atrair praticantes de qualidade em quantidade aceitável num desporto muito exigente em termos de plantel e lesões: 15 em campo e muitos mais a treinar. Esta descontinuidade - demasiadas temporadas (quatro) no segundo escalão - podem ter sido irreversíveis na ideia de conseguir fazer do "Glorioso" campeão nacional ou conquistar a Taça de Portugal. Só um projecto continuado, consistente e sustentado na abrangência e boas vontades com râguebistas estrangeiros de qualidade inquestionável - não é a recuperar de mazelas - pode significar esperança. Mas é preciso dar tempo ao tempo e não desistir, nem deixar cair a modalidade no segundo escalão.


Há precisamente 93 anos assinalados hoje
O Benfica deve ter conseguido reunir os elementos necessários para efectuar o programado primeiro treino como foi anunciado no jornal «O Sport de Lisboa» em 4 de Outubro de 1924. Sabe-se quando foi o primeiro jogo. Em 26 de Dezembro de 1924, pelas 10:30 horas, no recinto do adversário (Sporting CP) no Campo Grande - que seria campo do "Glorioso" inaugurado em 5 de Outubro de 1941 - com um conjunto notável de Benfiquistas:



Apadrinhar todos os principais clubes da actualidade
Já há muito que o "Glorioso" jogava quando surgiram os clubes actuais. Mesmo podendo não ter feito a estreia de todos eles poucos jogos tinham realizado até ao primeiro encontro com o Benfica.

Jogo
SLB
Adversário
Data
Comp
032.º
CF "Os Belenenses"
15.Dez. 1929
Camp.º Regional
174.º
AA Agronomia *
30.Nov. 1947
Torneio Abertura
241.º
GD Direito
23.Nov. 1952
Torneio Abertura
243.º
C.D.U.L.
07.Dez. 1952
Torneio Abertura
305.º
As. Académica Coimbra
16.Dez. 1956
Torneio Abertura
448.º
GD Técnico **
06.Dez. 1964
Torneio Abertura
517.º
C.D.U.P.
04.Fev. 1968
Camp.º I Divisão
821.º
GDS Cascais
17.Nov.1979
Torneio Abertura
920.º
RC Lousã
30.Out.1983
Camp.º I Divisão
NOTAS: * Depois de ser secção do Carcavelinhos FC e do Atlético CP; ** Como AA do Instituto Industrial, em 7 de Abril de 1940, para o campeonato regional

História do Sport Lisboa e Benfica; Volume II; página 16; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; publicação em fascículos; 1955; Lisboa. Entre gente ilustre Lyon de Castro (que não está nesta fotografia) foi o fundador de editora livreira "Europa-América" que seria conhecida por  "Editora Sem Medo" ao editar obras de Soeiro Pereira Gomes e Alves Redol, entre outros escritores neorealistas, que criticavam as miseráveis condições de vida do Povo Português durante o Estado Novo enquanto a Europa progredia a todos os níveis, mesmo atingida pelo flagelo da II Guerra Mundial 

Esta temporada vai ser terrível
Pois dos 12 clubes só sete emblemas garantem a permanência e um (o segundo classificado do grupo B) terá de assegurar disputar o primeiro escalão, em 2018/19, frente ao vencedor do segundo escalão em 2017/18. Os últimos quatro classificados são despromovidos. Vai ser jogar no "fio-da-navalha" durante 16 encontros: os seis da fase de apuramento para assegurar desde logo a manutenção no primeiro escalão e, não o conseguindo, fazer dez jogos no grupo B para ficar em primeiro ou na pior das hipóteses ser segundo classificado para jogar o encontro da manutenção frente ao vencedor do segundo escalão. 


A primeira jornada já deu para "apalpar terreno"
O Benfica foi "esmagado" (D 0-92) pelo clube titular na Taça de Portugal que acabou por conquistar no fim-se-semana seguinte a Supertaça ao derrotar o campeão nacional (CDUL). Segue-se o CF "Os Belenenses" (5.º classificado, em 2016/17) e depois o CDUP (8.º classificado, em 2016/17). Vai ter muito que "crescer" o nosso Benfica!


História do Sport Lisboa e Benfica; Volume I; página 552; Mário de Oliveira e Rebelo da Silva; edição dos autores; publicação em fascículos; 1954; Lisboa. Entre este primeiro jogo (1929) e o do próximo fim-de-semana distam 88 anos! Benfica-Belenenses o jogo de râguebi mais vezes repetido em Portugal. Será o 223.º! O «Dérbi de Lisboa» em Râguebi

Que tenhas muita sorte (e sabedoria) Benfica!

Alberto Miguéns

NOTA (Pelas duas da matina): A minha homenagem a Carlos Nobre. O pouquíssimo que sei aprendi com ele e se sei muito pouco não é por culpa do Mestre é por aselhice do aprendiz.



2 comentários
  1. Estou certo que os jogadores que tem a honra de envergar a mais bela camisola do País mesmo que as dificuldades sejam muitas. Que a suem e a dignifiquem. E esperemos que os resultados possam evitar um cenário de descida. Força!!

    O desenho do campeonato é curioso. Suponho que existam muitas equipas por esse País capazes de substituir as quatro/cinco que descerão de divisão...

    Conheço pouco da História do Râguebi no SL Benfica mas quando era pequeno ouvia falar de João Queimado e Carlos Nobre. Mais recentemente fiquei também consciente de outro nome que teve importância numa época ainda mais recuada: Luís Miramon. É muito longa essa Gloriosa História.

    ps: da primeira fotografia que o Alberto publicou noto a presença de Manuel Abril Júnior que veio a ser nosso dirigente e deputado da Nação. E já agora noto também que com aquele cabedal apanhar com o Tenente António Cardoso não devia ser fácil. Não, não...

    ResponderEliminar
  2. Acredito sinceramente que o Rugby do Benfica regresse às glórias do passado. Parece-me que o Benfica está a querer dar à modalidade a importância que ela merece (é uma modalidade em franco crescimento a nível global e com longa e grande história no clube). A ir para a frente, a recentemente noticiada cidade desportiva das modalidades seria um muito importante contributo nesse sentido.
    Mas creio que isso não acontecerá no curto prazo (próximos 2-3 anos). Ainda vamos ter de penar um pouco mais.
    O rugby evoluiu muito em Portugal desde o Mundial 2007 (apesar da recente descida de Portugal da D2 para a D3 europeia) e o afastamento do Rugby do Benfica de Lisboa traduziu-se na sua ultrapassagem por vários outros clubes da zona de Lisboa que, embora já com grandes tradições na modalidade, cresceram muito nos últimos anos com o crescimento da mesma (Direito, Agronomia, Técnico, Belenenses, Cascais) e com os quais muitos potenciais jovens rugbyistas (e até adeptos) criaram laços afectivos. Numa modalidade como o rugby, onde o grosso da equipa terá de vir da formação (com pontuais reforços vindos de fora), teremos de esperar por que a nossa formação dê os seus frutos.
    Entretanto, e para começar, este ano a manutenção na D1 vai ser muito difícil se se mantiver a redução para 8 equipas para a próxima época (o que não me admirava de todo que não se concretizasse, dada a impopularidade da medida e a grande instabilidade que reina na FPR). No grupo de A da fase regular (para onde passarão os 2 primeiros de cada grupo da fase de apuramento) não teremos lugar (esses serão de CDUL, Belenenses, Agronomia, Cascais, Direito e Técnico ou Académica), e entre as 6 equipas do grupo B vai estar o Técnico (tradicionalmente, quase ao nível das equipas de topo) ou a Académica (este ano, aparentemente, muito forte) com os quais em condições normais não temos hipóteses (a época ainda agora começou, mas era preciso que passasse muita água debaixo de muitas pontes). Já para não falar no CDUP, teoricamente uns quantos furos acima do Benfica. À partida, Lousã, Montemor e Évora são equipas valorosas e que têm evoluído bem mas que temos de considerar ao nosso alcance se queremos ter ambições maiores. Mas estamos ainda muito no início da época para ter certezas. Portanto, nada como irmos ver o Benfica-Belenenses já no próximo sábado (15:00, CAR Jamor) e, sobretudo, os jogos com o CDUP para avaliarmos melhor as nossas reais possibilidades nesta época!
    Saudações benfiquistas ovais,
    JAG

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: