SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 agosto 2017

Ressaca de Goleada

21 agosto 2017 0 Comentários
A PRÓXIMA JORNADA É A PRIMEIRA DAS QUE "IMPORTAM".

Embora todas as vitórias nos jogos do campeonato nacional tenham o mesmo valor - três pontos - as jornadas iniciais são sempre uma incógnita maior do que as que se vão seguindo.

Há a tendência para comparar o que não tem comparação
No início de qualquer competição a pontuar a referência de qualidade/capacidade é a temporada anterior. Ora, todos sabemos que essa comparação pode ser falaciosa, mas não há outra. Os clubes de uma época para outra mudam pouco ou muito, mas nunca "valem" o mesmo. A ser assim as classificações eram sempre praticamente as mesmas. E não é assim.



Nas últimas épocas o "caso" mais significativo ocorreu entre 2004/05 e 2005/06
Em 83 edições já concluídas do campeonato nacional sempre houve situações (e haverá no futuro) de clubes que passam do oito para o 80 e deste para o oito em edições sucessivas da competição. Em 2005/06, no início do campeonato, os adversários do Vitória SC Guimarães acreditavam que um empate ou uma "derrota por poucos" era um bom resultado frente ao 5.º classificado. Depois, com o desenrolar da competição, percebeu-se que não. O Vitória SC Guimarães "valia" o 17.º lugar, ou seja, a despromoção.

Quanto vão valer: SC Braga (5.º em 2016/17); GD Chaves (11.º); e CF "Os Belenenses" (14.º) em 2017/18?
Não se sabe. Sabemos o que estão a "valer" na 3.ª jornada. Mas faltam...31 para a decisão final! E muita "água vai correr por baixo das pontes".



A 4.ª jornada já vai mexer com o topo da classificação geral
Mas ainda haverá mais...30 encontros por jogar! O Rio Ave FC (nove pontos) a receber o "Glorioso" (nove pontos), o Sporting CP (nove pontos) a jogar frente ao GD Estoril Praia (seis pontos) e a ida do FC Porto (nove pontos) ao recinto do SC Braga (seis pontos) vai começar a "separar" os melhores dos "quase-melhores". Dos quatro emblemas com o exclusivo das três vitórias pelo menos um, entre Rio Ave FC e SL Benfica, vai deixar de as ter ao quarto jogo. Que seja o clube de Vila do Conde. E depois tudo parará quinze dias!

Vamos Benfica!

Alberto Miguéns





Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: