SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 abril 2017

Prefiro Leni Riefenstahl

13 abril 2017 26 Comentários
A GUILHERME CABRAL. AMBOS FIZEREM FILMES MOTIVACIONAIS.


Mas Leni Riefenstahl é uma das maiores cineastas da História do Cinema (clicar). 



Guilherme Cabral não passa de um bimbalhão. De início ainda se tolerava aquelas ideias de enaltecer, mas depois é repetitivo, usando sempre a mesma fórmula. Que repete histórias de "faca e alguidar" que fazem "chorar as pedras da calçada". Que caiu em graça em vez de ser engraçado. Se "aquilo motivacionar" os futebolistas continue. Mas não abona o QI dos Gloriosos Futebolistas. Eu acho um asco! Repetitivo! Propaganda barata sem estética cinematográfica.

Alberto Miguéns
26 comentários
  1. De onde vem este "ódio" ao rapaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Alves

      Nem o conheço. Só estes pedaços de filmes numa amálgama que é repetitiva. O Benfica é Cultura. Nunca foi um clube de bimbalhada, embora como clube agregador tenha de tudo. é um rapaz? Pensava que já tinha passado a homem. se ainda é rapaz percebe-se. Obrigado pela informação.

      Não confunda ódio com questões de bom e mau gosto. Quando não se gosta não quer dizer que se tenha ódio. Apenas valorização estética e de conteúdos. e nem quero ir por aqui.

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      NOTA: O Benfica é um clube de tolerância e democracia onde todos convivem mas não se diluem num conjunto de acéfalos. Isso é próprio de outros clubes

      Eliminar
  2. Caro Alberto,

    Sinceramente, nunca gostei dos vídeos dele, nem no início, nem no meio e agora nem os vejo. Não gosto dos textos à narração.

    No entanto, há muita gente que o "idolatra", é deixá-los brincar...

    Gloriosas Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Miguéis acha um asco, mas outros não acham, pelo contrário até gostam bastante... cada um contribui como pode e sabe... o Sr. contribui para que a história do Benfica seja preservada, o Guilherme contribui com o melhor que sabe fazer... olhe eu apenas consigo contribuir com os meu gritos de incentivo ao nosso glorioso clube, pois nem sou historiador nem cineasta sou um simples sócio é adepto e nem por isso me considero menos Benfiquista que o Sr. ou que o o Guilherme... Deixe cada um contribuir o melhor que sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Mas é evidente.

      Eu não disse para proibir a bimbalhada. Nem como associado vou pronunciar-me numa AG acerca do assunto afirmando a minha opinião de que degrada a imagem do Clube do qual sou associado.

      O Benfica, felizmente, tem lugar para todos. Felizmente tem desde bimbos a pessoas que considero do nível intelectual mais elevado deste país, como Francisco George, por exemplo. E felizmente é um clube em que não somos borrregos e podemos dizer o que pensamos e justificar porque pensamos assim. E ainda mais importante que tudo nunca foi, não é nem nunca será inventado um Benficómetro para medir o ser mais ou menos Benfiquista. Felizmente. Em minha opinião - e isto é um blogue, por isso na essência é opinião - é bimbalhada. Mas há quem goste. A maioria é que manda. Faça-se. Mas também não me obriguem a gostar ou não poder dar opinião.

      TRIgloriosas Saudações

      Alberto Miguéns

      NOTA: Se eu tomasse conhecimento que proibiam Guilherme Cabral de poder bimbalhar à vontade faria aqui um texto de nome "Em Defesa de Guilherme Cabral". Censura no Benfica!? Nunca!

      Eliminar
  4. Caro Companheiro Miguéns,

    Este é um post muito infeliz.
    O Caríssimo já alguma vez fez uma auto-análise às suas prestações pessoais nas suas presenças televisivas, aquando daqueles programas na Benfica TV em que intervinha?
    Porquê esta abordagem tão acintosa a resvalar para o insulto?
    Tenha lá calma, caramba!
    E digo-lhe um pouco mais. Para uma pessoa como o Sr. que está aqui, volta meia volta a apregoar liberdade, democracia e outras coisas mais, foi de muito mau gosto ter comparado o Guilherme Cabral, tão Benfiquista como qualquer um de nós, a uma cineasta cuja obra, valorização e apogeu aconteceram sob o beneplácito e ao serviço do regime nazi de Adolfo Hitler.
    Tenha lá um bocadinho de calma e deixe de destilar esse azedume por quem não se encaixa nos seus conceitos e nos seus pontos de vista.
    Cumprimentos e Saudações Benfiquistas.
    GRÃO VASCO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Grão Vasco

      Respeito a sua opinião como sabe. Deve respeitar a minha.

      A comparação é na essência (propaganda feita com qualidade estética), não no conteúdo (Benfiquismo/nazismo) como se percebe no texto que fiz.

      Tomar posição e dizer do que se gosta ou não gosta no Benfica nunca será azedume. É sempre amor ao Clube, tal como Guilherme Cabral tem (embora nunca o tenho visto nem em imagens). Se passar por ele não o conheço.

      Gloriosas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      NOTA1: Eu nunca fiz auto-análise às minhas prestações televisivas porque não é a minha praia. Gosto muito mais de escrever. Faço-o todos os dias desde os meus 6/7 anos. Acerca do Benfica, todos os dias, desde os anos 90;

      NOTA2: Mas NUNCA recebi uma crítica negativa de Benfiquistas acerca das minhas prestações televisivas. Antes pelo contrário. Críticas positivas em que cheguei a dizer que também era um exagero. E acredito que houvesse quem não gostasse e tinha todo o direito. Preferia que tivessem sido sempre sinceros. Aprenderia a corrigir os erros que me apontassem se pensasse que o crítico estava correcto. A crítica feita com sinceridade é a melhor forma de evoluirmos.

      Eliminar
  5. Caro A.Miguens
    É com tristeza que leio a sua admiração por uma das maiores personalidades ao serviço da propaganda nazista e da deificação de um génio do Mal chamado Adolf Hitler. De entre centenas de brilhantes cineastas não me parece de bom gosto escolher tão sinistra criatura para comparar com um amador que usa o seu amor ao Benfica para agitar as emoções e sentimentos dos benfiquistas.
    È uma forma básica mas sincera e honesta de nos emocionar-quanto á reputa cineasta alemã usou os seus talentos de realização para encapotadamente fazer sobressair de forma enganosa os valores racistas, xenófobos e anti-judaicos do nacional socialismo, bem como a figura endeusada do fuhrer.

    Sei que não foi a sua intenção como é óbvio, mas pareceu-me infeliz e desajustada a comparação.

    PS_Eu adoro estes filmes do Guilherme Cabral, não me parecem conter nada de bimbalhada, preenchem o objectivo, contêm imagens gloriosas e são um hino ao Benfiquismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Todos temos as nossas fraquezas. Abomino o Fascismo/Nazismo. Gosto dessa cineasta em termos estéticos. O filme (Olympia) sobre os Jogos Olímpicos de 1936 é monumental. Aparece o nosso Manuel Dias na Maratona (mas não é por isso). E gosto das fotografias dos anos 70 em África e menos das fotografias (e filmes) subaquáticos na última fase da vida dela, já no início deste século. Quando vejo os filmes do período nazi "desligo-me" da ideologia, só me interessa a forma como filma e depois monta as imagens.

      Quanto ao nosso Guilherme Cabral não gosto. O SLB tem cineastas Benfiquistas que de certeza conseguiriam fazer melhor. Os dele parecem-me demasiado caseiros. No início era interessante, agora repetitivo. Muito menos institucionais. Já se está à espera do desenlace. Mas ainda bem que há quem goste. Vai ter muita sorte pois vai ter muitos, no futuro, para ver.

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  6. Finalmente alguem vem a publico por os pontos nos i's.um parolo,um poser,que so quer likes e ganhar dinheiro com o Benfica.se os jogadores precisarem disto para ganhar jogos,muito mal vai o mundo,nao merecem jogar no Benfica,se for o caso.
    mas ha mais alguns idiotas,uns ate se vestem de papa.

    ResponderEliminar
  7. Muito bem! Concordo totalmente! Um abraço, prof!

    ResponderEliminar
  8. Eu não acho muita piada aos videos, no inicio até achei interessante a ideia, mas parece-me que há genuíno amor ao clube na sua concepção. Há certamente cineastas mais dotados, mas mais vale quem faz do que quem pode... e nada faz em prol do Benfica. Quanto a fazer dinheiro com o clube pelas visualizações no youtube, espero, ingenuamente talvez, que tal não aconteça, porque a mim ensinaram-me que para o Benfica tudo, do Benfica nada! Se isto acontecer deixa de ser uma questão de mero gosto pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro

      Pelo que sei este texto provoca uma discussão no FB (segundo um Benfiquista que tem um blogue).

      Eu apenas fiz o texto para demarcar-me como Benfiquista do que não gosto. Não sou obrigado a gostar de tudo.

      Mas todos têm direito a fazer o que muito bem entendem ser o melhor para o Clube. O GC tem direito a fazer o que entender. Eu vi os primeiros (até publiquei um ou dois aqui no blogue entendendo-os como manifestação de Benfiquismo), depois a fórmula sendo a mesma desinteressei-me.

      Agora acrescento que ainda bem que fiz o texto (embora não imaginasse isso) por um outro motivo.

      Ter opinião fundamentada, em Portugal, tem de deixar ser crime.

      Tanto direito tem o autor de fazer os vídeos que entender como eu tenho de não gostar deles, sendo públicos, explicando porquê.

      Tanto direito tenho eu de fazer os textos que entender aqui no blogue, tornando-os públicos, como quem os lê não gostar e manifestar o porquê de não gostar.

      A Diversidade, Liberdade e Democracia são pilares do "Glorioso" desde a Fundação, em 28 de Fevereiro de 1904. E assim continuará.

      TRIsaudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  9. Eu por acaso gosto. Independentemente do efeito que tenha nos nossos que entram em campo. São sempre mensagens de tocar a reunir. Ele poderá melhorar? Certamente. E espero que o consiga.
    Mas além do seu trabalho, o Guilherme é um de nós, que sofre como nós.
    Os vídeos dele têm estado associados a bons momentos do SLB. Esperemos que este seja apenas mais um!
    Hoje, somar mais 3 pontos, rumo ao 36! Pelo Guilherme, pelo Alberto, por todos nós!

    ResponderEliminar
  10. Alberto (permita-me a pessoalidade)
    Nada obsto á subjectividade da sua apreciação, demito-me até de considerações ou contraposições de opinião com tão excelsa personalidade do universo Benfiquista como aquela a que me dirigo... refiro apenas que está em contenda a opinião de um consócio que admiro pela seu fantástico trabalho na defesa da história do mais insigne clube português ... para com o trabalho de outro, não menos admirável, pela sua vontade de exprimir o que (subjectivamente) é o BENFICA... dito isto não ficaria de bem com a minha consciência se não lhe dissesse o seguinte:
    - No que concerne a qualidade do trabalho do Gui o meu caro amigo é livre de pensar o que quiser (mal estaríamos se assim não fosse) ... agora o que fica mal em toda a situação (é a minha opinião se me permitir) é o achincalhamento gratuito do contendor ... suscita-me (a mim e a muitos outros quase de certeza) a dúvida acerca do que o senhor Guilherme lhe fez de mal para ser merecedor de tanto fel ... é que toda a narrativa está pejada de um sentido de humilhação que era dispensável é pouco consentâneo com a imagem de competências e urbanidade que tenho e continuarei a ter de V. Exa.

    João Rocha de Oliveira
    Vila Nova de Poiares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Rocha de Oliveira

      1. Limitei-me a dizer que não gostava dos chamados "vídeos motivacionais" por caírem na vulgaridade, ou seja, serem previsíveis;

      2. Está a dar demasiada importância à minha opinião. É sobre a "obra" (em causa) não sobre a pessoa. Entenda-a como opinião de um Benfiquista que considera que outro Benfiquista podia esmerar-se mais ou acrescentar valor a assuntos acerca do Glorioso. Mas é apenas opinião. Certamente que os textos que faço são bimbalhada para alguém ou outros Benfiquistas. Já recebi muitas críticas e continuarei a receber. Desde que fundamentadas serão sempre bem-vindas e tidas em conta. Se as considerar justas e credíveis são motivo de valorização para tentar fazer melhor.

      Gloriosas TRIsaudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  11. Uma coisa é não gostar e está no seu direito outra é chamar lhe de bimbo a um dos nossos e dedicar um post a isso ? E ainda sentir necessidade de o atacar dessa forma , enquanto os nossos maiores inimigos não são aqueles que tentam contribuir com qualquer coisa para o nosso Benfica mas os que insultam que criam histórias e que são hipócritas . E sobre esses nem um post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno

      1. Não é ser bimbo. Nem sequer o conheço. É fazer uma bimbalhada. Considero isso do que conheço. Escrevi sobre os últimos "filmes", não sobre a personalidade. Repito. Escrevo sobre o que conheço, sobre o que o autor torna público, não sobre quem não conheço;

      2. O que não falta são textos acerca de outros. «Fale» com os leitores habituais deste blogue. Não gosto é de me repetir à exaustão (aí sou diferente do assunto abordado neste texto);

      3. Também tenho textos pouco conseguidos neste blogue. Há dias assim.

      TRIsaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  12. Consegues fazer melhor? Ou isso é tudo inveja de ele ter mais seguidores que tu?

    ResponderEliminar
  13. Caro Ricardo

    Olha já cá faltava um pide da internet. Os que não conseguem ter opinião e odeiam que os outros pensem pela sua cabeça. Um daqueles que nada acrescenta, pois nada sabe dizer a não ser irritar-se com os que dizem, mesmo que não concorde.

    1. Quando não gosta de algo, sei lá, nem vou falar de livros, filmes ou música, pois não se deve interessar por nada disso. Quando não gosta de uma refeição, consegue fazer melhor?

    2. Ainda bem para ele se tem muitos seguidores. Eu tenho os que mereço ter, por isso estou bem. Até escrevia diariamente ao BENFICA mesmo que não tivesse blogue, quanto mais ter, até um, leitor, pois não gosto de seguidores. Faz-me lembrar acefalia. Seguir por seguir. Iliteracia.

    Vai, seguir, vai, vai.

    Gloriosas TRIsaudações (quase TETRA)

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  14. Caro Alberto Miguéns,
    Deixe-me dizer-lhe que de uma forma geral aprecio o que escreve, reconheço que sabe muito da história do nosso Benfica e fundamentalmente sei que é um dos nossos e que tudo sempre fará em prol do nosso Benfica.
    Desta vez, parece-me que foi pouco tolerante e agressivo de mais para com um dos nossos que acredito faz o melhor que sabe e pode.
    Não está em causa a apreciação que faz do trabalho dele, pois cada um de nós tem direito à sua opinião mas tão só a forma como o faz. Eu prefiro sempre as criticas construtivas às destrutivas e acho que é sempre melhor motivar do que aniquilar.
    Eu por acaso acho os vídeos do GC interessantes (é a minha opinião) mas fundamentalmente aprecio a iniciativa, o esforço e dedicação que ele coloca Em Defesa do Benfica.
    Saudações Benfiquistas,
    Paulo

    ResponderEliminar
  15. Caro Alberto,
    Antes de mais deixe-me felicitar-lo pelo trabalho efectuado neste blog, de facto aprende-se imenso sobra a história do nosso glorioso Benfica.

    O blog é seu, tem todo o direito de deixar a sua opinião. No entanto, como muitos outros aqui, considero esta sua comparação de todo exagerada. Não somos todos carneiro nem temos todos a nossa opinião, no entanto considero haver formas mais elegantes de deixar a sua não apreciação em relação ao trabalho de um dos nossos.

    Saudações gloriosas
    Paulo P

    ResponderEliminar
  16. É uma bimbalhada, de facto. Há tanga coisa que poderia ser feita, com muito mais qualidade e honrando o Glorioso. De qualquer forma, não concordo com a abordagem. O miúdo só faz o que sabe. O problema é de quem lhe acha graça e lhe pede mais vídeos parolos.

    ResponderEliminar
  17. Eu só gostava ,se quiser,o que é uma bimbalhada.
    Por exemplo,eu acho que o Blog do excelso aqui por cima(Ontem)até pode ser uma grande bimbalhada(mesmo não sabendo o significado da palavra)
    Resumindo,todos nós na vida temos direito ao nosso (BIMBO) de estimação.

    ResponderEliminar
  18. Curioso o debate. É bom de ver que ainda há quem goste de discutir o que é benfiquismo e como o servir. Bom sinal, que nos nossos tempos vão sendo cada vez menos estes momentos de discussão e saudável confronto.

    Quanto ao Post:
    a) Penso que é importante valorizar os videos. São a demonstração do carinho que o autor tem pelo Glorioso. Isso tem um valor. Um valor que vai para lá da avaliação dos méritos artisticos. E isso tem que ser valorizado, sempre.

    b) independentemente do ponto anterior há um mérito artistico que pode ser avaliado. Aqui sou levado a concordar com o Sr. Alberto Miguéns. O rapaz tem um "estilo" e uma "técnica" muito marcadas e parece ter encontrado uma "formula" de sucesso com estes videos. São opiniões, têem o seu valor, mas não podem desmerecer o trabalho e empenho de um benfiquista como o Guilherme Cabral, na valorização do seu clube.

    c) É no entanto impossivel separar o homem da sua criação e por isso não posso discordar mais da escolha do amigo Miguéns para contraponto. Leni Riefenstahl foi a escolhida de entre tantos outros pelo regime Nazi-Fascista de Hitler porque foi considerada a mais eficaz na propagação da sua mensagem. E parte dessa eficácia decorria da sua capacidade técnica, obviamente. A pergunta que se coloca é quantos, mais qualificados, ficaram pelo caminho porque se recusaram a colaborar com as politicas do Regime Nazi-Fascista? Por isso a valorização técnica do trabalho de Riefenstahl retirada do seu conteúdo politico é perigosa.

    d) e por isso preferiria que o Sr. Alberto Miguéns tivesse escolhido outro cineasta, como por exemplo Serguei Eisenstein...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JMJ

      1. Eu considero que o Guilherme Cabral (que não conheço pessoalmente nem sequer alguma vez vi uma fotografia dele) tem todo o direito de fazer os vídeos que muito bem entender sejam eles quais forem e que estética/conteúdo tiverem. A liberdade de criação é para todos;

      2. Quando os torna públicos sujeita-se a que sejam desde amados a odiados e que alguém se pronuncie acerca disso. Para mim - pelo que já sustentei - tornaram-se desinteressantes quando o primeiro e segundo até tiveram destaque aqui no blogue. Depois por se basearem sempre na mesma fórmula desinteressei-me mas isso não invalidade que outros os acarinhem. a minha opinião vale para mim e para outros que a possam assumir como válida ou próximo do que também pensam;

      3. Já questiono que o Benfica dê apoio financeiro - sendo eu associado com quotas pagas e em dia - a um produto que, em minha opinião, não prestigia já o Clube, pelos motivos apontadas;

      4. Concordo que a comparação não foi a mais feliz. Não estive bem. Podia ter reflectido melhor e escolhido outro exemplo ou exemplos. Penitencio-me por isso.

      Obrigado por se ter interessado pelo tema e comentado.

      Saudações TRIgloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: