SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 agosto 2015

Perder o Hábito

19 agosto 2015 6 Comentários
DE DISPUTAR OS HISTÓRICOS TORNEIOS DE VERÃO EM ESPANHA.




Talvez seja uma visão romântica do futebol. Mas sempre que se aproxima Maio/Junho e a programação das pré-épocas anseio por uma ida do Benfica a Espanha.

Passaram ontem 26 anos (1989 - 2015) da conquista do Torneio da Cidade de Vigo pelo Benfica!



Vamos por partes.

Muita Espanha calcorreou o Benfica desde a fundação para defrontar (e evoluir) com clubes espanhóis. Quando surgiram os torneios de Verão coube ao "Glorioso" acrescentar-lhes prestígio. Em 2015 estão entregues os dez principais troféus, pois há vários que estão inactivos: Ibérico em Badajoz (última edição em 2005), Cidade de Sevilha (última edição em 1994), Cidade de Vigo (última edição em 2012), Cidade de Madrid (última edição em 2003) ou Cidade de Bilbau.



Em criança, longe de Lisboa (a 220 km) e próximo de Espanha (a minha aldeia de Montalvão fica a 4 km da fronteira) deliciava-me com as transmissões da televisão espanhola (TVI) que todos os anos transmitia os jogos desses torneios. Raramente não via o Benfica comentado em castelhano porque raro era o ano em que o Benfica não ia jogar a Vigo, Corunha, Huelva, Málaga, Badajoz, Cádis, Salamanca, etc. Aliás como os jogos de futebol raramente eram transmitidos pela RTP e quando eram o sinal chegava em "mau estado" tenho a impressão que até ser associado do Benfica (Janeiro de 1979) vi mais jogos do "Glorioso" na TVE que na RTP.

Há 26 anos, em Vigo, tive oportunidade de ver os dois jogos. Os únicos que presenciei para um desses torneios que fazem parte do imaginário da minha infância. Em 1989 (19.º edição) foi um triangular (clicar).


O Benfica perdeu o hábito de disputar estes torneios que continuam a ter prestígio embora sem a fama que tinham nos anos 60 e 70. Dos actualmente existentes, são poucos os que nunca jogou: os dois em Barcelona, o de Valência (Laranja) e o Memorial Quinocho que actualmente substitui o Cidade de Vigo embora coexistissem até 2012.



Há conquistas inolvidáveis do "Glorioso" em Cádis (1963 e 1971), Badajoz (1969 e 1973), Corunha (1987) e Vigo (1989). E presenças honrosas em Málaga (1966) e Huelva (1973, 1987 e 1992). Em Madrid (1996) a má programação ditou uma goleada (D 0-4) num dos jogos de Deco com o "Manto Sagrado".




Ai Que Saudades, Ai, Ai

Alberto Miguéns

ADENDA: Entregues os troféus de 2015 duas notas, uma para cada um dos troféus mais prestigiados.



O Ramon de Carranza continua a ser disputado como quadrangular no modelo Taça Latina. Diz-se - há alguns anos - que tem "os dias contados". Mas o modelo vai sobrevivendo. Dois jogos para apurar o jogo da final (entre vencedores) e o jogo do 3.º lugar (entre os vencidos) ou seja quatro encontros em dois dias. O Benfica tem lugar importante na história (clicar). O Benfica (duas conquistas e três segundos lugares) e o "Manto Sagrado" com Eusébio como melhor goleador e José Torres por lá perto! Muito por "culpa" daquele trovão vermelho que assolou AC Fiorentina e FC Barcelona em 1963 (clicar). Em 61 edições do troféu que ainda é um torneio! O último em Espanha!


A Teresa Herrera está reduzida a um jogo, por isso deixou de ser torneio. Em 37 das 70 edições foi um quadrangular. Mas continua imponente. O Benfica (um troféu, dois segundos lugares e um terceiro) também... (clicar)

6 comentários
  1. ....SR DR ALBERTO.....Recordar é viver.....Uma vez mais o SR DR vem ao encontro do pensamento MEU e de milhares de BENFIQUISTAS.....no fundo O DR MIGUÉNS transmite pela SUA SABEDORIA o sentimento de saudade que a minha geração (tenho 58 anos) tem do lado ROMANTICO que deu GLORIA AO NOSSO BENFICA....BEM HAJA SR DR.........estará recordado DR ALBERTO MIGUÉNS,que em tempos lancei aqui (talvez abusivamente) uma ideia /pedido para que se fosse possível LOGISTICA E ECONOMICAMENTE ,o SR DR publicasse um livro precisamente com fotos dos diversos trofeus(um pouco como aqui nos apresenta hoje)e com os respetivos resumos desses jogos...no fundo seria trazer O MUSEU COSME DAMIÃO para livro...seria talvez uma maneira de O SR DR fazer chegar aos BENFIQUISTAS, e principalmente aos mais jovens a possibilidade de melhor conhecer O GLORIOSO BENFICA,(até porque por vários motivos, são MUITOS OS BENFIQUISTAS que não têm facilidade em se deslocarem AO MUSEU...SR DR peço-lhe desculpa se entende esta minha ideia ,como um abuso de confiança para com o SR DR, mas apenas pretendo (porque entendo que SÓ O DR ALBERTO O FARÁ COM SENTIMENTO BENFIQUISTA) ajudar milhares de BENFIQUISTAS.....abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este seu pedido, vai ser uma realidade! Nós pedimos e o Miguéns faz!!!
      Aliás, tanto quanto sei, esse trabalho já está em fase adiantada...
      Ninguém, mas mesmo ninguém, sabe tanto da história do nosso Glorioso do que o Miguéns, assim a estrutura do Benfica o deixe trabalhar...

      Caro anónimo; se você conhecesse o Miguéns como eu, verificaria abismado e com cara de espanto, do que ele sabe da história, com todos os pormenores, do nosso Glorioso. Ouvi-lo a falar do nosso ENORME é um deleite!!!

      O "problema" do Miguéns, é só um; manter a espinha direita e não ser nada dado ao lambebotismo...

      Eliminar
    2. Obrigado Viriato

      Nós Benfiquistas gostamos de quem nos honra o passado.

      Caro Viriato honra quem lhe inspirou o nome. Sem medo. Os Romanos saia-curta-ripada só à traição!

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. Caro Alberto Miguéns

    A foto que mostra do Benfica a carregar a "Ramon Carranza", não é daí que se criou a celebre frase "CARREGA BENFICA"?

    Gloriosos Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge,

      Rogério "Pipi" diz que nos anos 50 já utilizavam essa expressão. Por exemplo quando foram buscar a Taça na inauguração do estádio das Antas (28 de Maio de 1952).

      Um dia destes hei-de fazer uns textos acerca da vénia, do carrega Benfica, etc.

      Saudações

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: