SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 outubro 2020

Renato no Quarto Anel

25 outubro 2020 8 Comentários

MORREU UM ANTIGO FUTEBOLISTA DO BENFICA.


A desenvolver durante as próximas horas.




Renato Sant'Ana da Graça do Espírito Santo nasceu, em Lisboa, a 3 de Fevereiro de 1918 falecendo hoje, em 24 de Outubro de 2020, com 102 anos e quase nove meses. Pouco tempo depois de nascer, tinha ele um ano e quase nove meses, em 30 de Outubro de 1919, nascia o seu irmão, Guilherme Sant'Ana da Graça do Espírito Santo. Morreu a seis dias de se completarem 101 anos do nascimento de um dos mais extraordinários atletas portugueses de sempre e para sempre, Guilherme Espírito Santo. 


Guilherme e Renato foram viver com a sua mãe, depois de abandonados pelo pai (santomense), para Luanda para fugir à maledicência da Capital visto a sua mãe ser "branquinha como a cal" dizia com graça o nosso Guilherme!



Doidos por "jogar mais à bola e menos à Escola" no Sport Lisboa e Luanda, a mãe recambiou Renato, pouco antes de fazer 16 anos para Lisboa, indo viver com a avó materna na rua Carlos Mardel, junto à Alameda Dom Afonso Henriques. Estreou-se no «Glorioso», em 8 de Abril de 1934, com 16 anos e dois meses, na segunda categoria (na prática a terceira, pois havia ainda a categoria Reserva e a Honra).



Jogaria Futebol doze temporadas no Benfica, entre 1933/34 e 1944/45, quando aos 27 anos foi encerrar a carreira no SG Sacavenense fazendo depois um percurso de jogador-treinador em clubes da "Outra Banda", agora chamada "Margem Sul". Era um defesa poderoso mas sem destoar dos muitos defesas que o Benfica tinha nessas épocas, por isso jogou essencialmente na categoria Reserva. Conquistou sete títulos regionais, entre a segunda categoria e a Reserva, pois só jogavam competições regionais. Em 1942/43 e 1943/44, foi possível aos clubes da I Divisão competirem na II Divisão com a categoria Reserva e Renato fez parte desses plantéis.



Em 1942/43, o Benfica foi campeão nacional da I Divisão e a Reserva ("se tem jogado completa frente ao GD Estoril Praia, na Amoreira", dizia Macarrão que era avançado e Renato era defesa "tinha pelo menos, chegado", como vencedor do Grupo C, às meias-finais com o vencedor do Grupo D. Depois para apurar os dois finalistas era entre o vencedor da Zona Norte (Grupos A e B) e da Zona Sul (C e D).



Felizmente falei muito com o Renato (mais por continuar amigo de José Joaquim Macarrão - nascido em Lagos, a 5 de Maio de 1920 - visto terem muitos anos de camaradagem a jogarem juntos na segunda e na Reserva do Benfica, que por ser irmão do insuperável Guilherme, pois talvez só tenha estado com os dois irmãos juntos uma meia dúzia de vezes).  

Atletismo: Renato a treinar e Guilherme, divertido, a ver

Também praticou Atletismo, em corridas de fundo e no triplo salto chegou a ser segundo classificado no Campeonato Regional, em 1941, com um "pulo" de 13,32 metros (o recorde nacional chegou a estar em posse de Guilherme Espírito Santo, até 17 de Agosto de 1941, desde 17 de Julho de 1938, com 14,015 metros).



A última vez que vi o Renato foi no Lar onde fui ver o Guilherme. Fiquei impressionado e jurei que não voltaria. Despedi-me deles, em lágrimas e dor. Estavam juntos, lado a lado, e não se conheciam...


Obrigado, Renato


Descansa em Paz


Isto é o Renato? (clicar) Ser irmão da nossa glória, do Guilherme! Merecem os dois respeito e serem conhecidos pelo que fizeram não por um ser irmão de uma glória. Tenho vergonha do modo como o meu clube, para o qual pago quotas, ininterruptamente, desde 18 de Janeiro de 1979, trata os seus atletas!


Alberto Miguéns


NOTA1: o texto que estava previsto para a meia-noite acerca das inacreditáveis e impensáveis "Eleições de 2020" à revelia da Cultura Democrática Benfiquista, com o nome "Eleições ou Plebiscito?" não será publicado. Este blogue entra de luto até à meia-noite de domingo para segunda-feira!


NOTA2: agradecimento ao dedicado leitor deste blogue, Victor João Carocha, pela magnífica composição que evoca Renato no Quarto Anel 

8 comentários
  1. Mais uma perda de um atleta ilustre que prestigiou o Sport Lisboa e Benfica. Este ano tem sido terrível para o mundo e para o nosso Clube.

    Renato Espírito Santo apesar de ter sido irmão de um dos maiores jogadores da nossa História mas fez a sua carreira em nome próprio, com brilho e amor pelo Clube.

    Uma vez mais, o Alberto dá-nos elementos para conhecer melhor um dos nossos Ases do passado e assim termos uma melhor ideia da perda. Uma vez mais as pessoas encarregues de dar estas notícias pelas vias oficiais mostram ou ignorância ou desleixo. A memória de Renato Espírito Santo merecia ser tratada com mais dignidade.

    Uma última nota, sobre a dor da sua despedida aos manos Espírito Santo. Nada mais me assusta que a perda da memória, minha ou de quem me rodeia, especialmente dos que amo. Infelizmente, foi essa a vontade de Deus no caso dos dois manos Espírito Santo. Agora de novo reunidos no 4º anel, que perdurem na memória dos Benfiquistas.

    Que descansem os dois em Paz.

    Obrigado, Renato Espírito Santo.

    ResponderEliminar
  2. Que dias terriveis.Mais um dos nossos que parte.Descanse em paz.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma estrela no céu a vigiar o Glorioso que nesta hora bem precisa.

    ResponderEliminar
  4. Desculpe que pergunte, não era o Rogério Lantres de Carvalho o jogador mais idoso do Benfica com 97 ou 98 anos? O Renato Espírito Santo tinha mais não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista

      O Rogério (n. 1922) era o futebolista mais antigo internacional e Glória do Benfica. O Renato era mais antigo (n. 1918) mas só fez 45 minutos num jogo da primeira categoria, no final da temporada de 1940/41.

      Até pode haver antigos juniores ou jogadores que nunca tenham tido grande notoriedade, ainda vivos, nascidos antes do Renato.

      Não vou fazer agora comparações mas para bom entendedor meia palavra basta. Aliás quebrei o luto só para esclarecer esta dúvida.

      Saudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  5. Obrigado Sr. Alberto por mais este testemunho.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Alberto por mais uma vez mostrares a verdade, a História e honrares com isso o nome do Sport Lisboa e Benfica. Bem hajas!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: