SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 maio 2018

Aprender no Benfica Com o Brunismo

25 maio 2018 6 Comentários
OS ESTATUTOS NUM CLUBE CONSTITUÍDO POR ASSOCIADOS E FEITO PARA OS ASSOCIADOS SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES DO QUE PARECE.

É em situações destas - o que está a passar-se no Sporting CP - que merece reflexão. É nos «maus momentos» associativos que se percebe a importância de ter Estatutos ao serviço de todos os associados - do Clube - e não de alguns associados. 

As SAD's no Futebol introduziram um modelo híbrido
Os dirigentes são eleitos pelos associados dos clubes para cargos que significam abnegação e serviço ao clube mas depois estes dirigentes (ou alguns deles) saltam para "órgãos que movimentam negócios de milhões". É só ver passar milhões de euros/dólares pela frente que não têm controle pelo Poder Político em países evoluídos quanto mais em Portugal.   

Os dirigentes do futebol em Portugal
São negociantes acima das Leis da República, que ainda têm altos dirigentes dos órgãos de soberania (e as famílias) a pedinchar bilhetes no beija-mão para aparecerem nas televisões e jornais no espectáculo mais popular e de maior paixão no Ocidente. Quando a isto se junta demagogia e populismo a mistura é explosiva.

AS SAD's são o melhor esconderijo que há em Portugal
Praticamente inviolável e blindado por pressões dos vários poderes ainda medrosos da manipulação de hordas de adeptos fanatizados e fundamentalistas em que Futebol e Religião e Ideologia. Ameaçam tudo e todos. Até porque estão camuflados por serem Instituições  de Utilidade Pública.  

Urge remodelar os Estatutos do Benfica
A "Magna Carta" tem de estar feita para servir os associados, ou seja, o Clube e não quem o dirige. Entre muitas alterações que têm de voltar a colocar os Estatutos ao serviço de todos os associados, ou seja do Clube, e não só dos dirigentes que vivem respaldados no que é a realidade associativa. Um clube com cerca de 200 mil sócios votantes, tem depois 20 mil a votar em eleições e 2000 ou 200 em assembleia gerais. Isto para já não falar nos milhões que são simpatizantes mas consideram que o Clube também é deles e que não é por não estarem associados ao Clube que não o amam.

Com a Benfica Futebol SAD
É fundamental, entre muitas alterações de pormenor (mas também de porMaiores) limitar os mandatos. Fundamental. O Benfica não pode sujeitar-se a caudilhismos ou a ter vazios de Poder com presidentes que podem decidir ficar a presidir até morrer com 100 anos! Eleitos pelo que fizeram e não pelo que podem fazer. Como acontece no FC Porto! 

Era o que mais havia de acontecer clubes com milhões de sócios dependerem de Homens Providenciais, Messiânicos!

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Bem oportunas estas notas. Mais do que rir com o que os outros passam é preciso aprender.

    ResponderEliminar
  2. No fcp TUDO REMA PRA O MESMO LADO, ou seja, CONTRA O BENFICA. Essa coerência permite aglutinar sócios e adeptos . Conseguiram e mantêm apoios na POLÍCIA, EM JUÍZES E EM TUDO O QUE É ESTRATÉGICO, como imprensa e TV's, E SOBRETUDO DISPÕEM DE ESPIÕES QUE NÃO SE DEIXAM APANHAR...Sempre que necessário, tiram da gaveta o sempre presente e eficaz "Anti-Sul" e "Anti-Mouros", sábiamente alimentados pela calada. Contando a Sul com o ódio sportinguista ao Benfica ( (estes 5 anos do Psicopata b.de carvalho à frente do sporting causaram mais prejuízos em termos relacionais que todos os anos de rivalidades com o Benfica, desde a Fundação dos Clubes e vieram para ficar MUITO TEMPO.) Estou convicto que as "Alianças"de p.da costa com vários Clubes, foram feitas á conta de favores, principalmente de arbitragem...porque a TEIA MAFIOSA NÃO ACABOU COM O APITO DOURADO, antes entrou numa espécie de letargia, calculada, tendo despertado este ano, em força, como se viu. A estupidez e a soberba, naturais, de LFV, levaram-no a dizer BABOSEIRAS do tipo..."estamos 10 anos á frente dos outros", sendo verdade que aceitando como colaboradores para lugares estratégicos,gentes oriundas de outros clubes, é de perguntar se um dia houver zanga, quem nos garante que a vida do Benfica não será divulgada a inimigos ou em Praça Publica , como o são oa "mails" ? Outra coisa : o p.da costa, mesmo velho, continua a ganhar Campeonatos contra a estrutura que "tem 10 anos de avanço", e a facilidade com que ganhou este, superando a infantilidade com que nos preparámos para um inédito Penta, revela que os alicerces do Benfica não são assim tão fortes como é constantemente apregoado na BTV por certos avençados . Sempre quero ver como funcionará o projeto FARAÓNICO a construir-se no Seixal, para 1200 alunos...se tivermos em conta de que estamos em Portugal. Já nos custou um Pentacampeonato, que não voltará tão cedo ! Último reparo : Como é que um tipo, "desembarcado" no mundo do Futebol há 5 anos apenas, consegue criar verdadeira uma teia de CORRUPÇÃO no Desporto, tendo apenas falhado num detalhe , importatíssimo: as cumplicidades das instâncias Policiais e o PROFISSIONALISMO DE OUTROS. QUEM o formou para agir assim com tanta facilidade, deve ter-lhe indicado nomes e tudo ( o caso de J.Aurélio, com antecedentes no Nacional e agora em Guimarães, é significativo...) Por agora ,é Futebol e Andebol, mas creio que não ficaremos por aqui. Não seria alguém em serviço comandado pela "Aliança" ? Saudações Benfiquistas. ( Sr. A.Miguéns, este texto é um desabafo meu, de benfiquista desde há 67 anos...e não um "panfleto" anti LFV.Não esqueço o que de bom ele tem feito para o nosso Benfica. Apenas porque ele tem um lado "auto-convencido", sem ter alguém com autoridade, penso eu, que o faça ver certas realidades .) Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo Alberto, subscrevo!

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  4. Não só subscrevo, como acho que é fundamental a par dessa iniciativa proibir claques oficiais ou oficiosas.

    Como se viu no caso do Sporting mais não são do que grupos de marginais muitas vezes a servir de guarda pretoriana.

    Limitação de mandatos, declaração de interesses que possam ser concorrentes ou confluentes com as do Benfica, declaração de património no inicio e final do mandato e redução para 3 épocas desportivas por cada mandato com limite de 2 seguidos ou 4 alternados para todos os membros dos órgãos sociais.

    Um mínimo de 10 anos como sócio do clube, com idade mínima de 35 anos.

    Obrigação de remuneração pelo menos dos presidentes dos órgãos sociais com valor máximo para o presidente da direcção de um valor a fixar e indexado a um valor máximo de 1 vez o valor da remuneração do presidente da republica.

    Maior eficácia e transparência do órgão fiscal, com uma composição cujos membros sejam a representação das listas concorrentes consoante o peso da votação eleitoral.

    Obrigação de promover debates pelo menos no canal do clube com todos os candidatos, e durante o período eleitoral, a proibição dos candidatos a novo mandato usarem os serviços e instalações do clube para promoção da sua campanha sob pena de inviabilização da candidatura.

    Com periodicidade bi-anual o conselho fiscal promoverá a realização de uma auditoria financeira e desportiva, a realizar durante os meses de Maio e Junho com elaboração do relatório a ser publicitado nos midia do clube.
    e seu funcionamento, mas falemos do seu pilar, o Clube, Sport Lisboa e Benfica.

    O Benfica deve ser um clube transparente, democrático e agregador.

    E mais teria a dizer sobre a SAD

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: